O Fenômeno Religioso Valdomiro Santiago – Líder da Igreja Mundial do Poder de Deus
Por: glaubg • 19/6/2018 • Trabalho acadêmico • 3.805 Palavras (16 Páginas) • 325 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
COGEAE
Pós Graduação em Ciências da Religião
Disciplina de Religião e Comunicação
O “Fênomeno Religioso”
Valdemiro Santiago – Líder da Igreja Mundial do Poder de Deus
Aluna: Gláucia Barateli Gomes de Léo
Professor: Fernando
São Paulo
Outubro/2010
Introdução
Com o passar dos anos, a mídia tem se tornado um instrumento grandioso e essencial para a divulgação e ascensão de líderes religiosos e suas igrejas.
Um exemplo de fenômeno religioso da atualidade é o líder da Igreja Mundial do Poder de Deus, o Valdemiro Santiago.
Sua principal estratégia em busca de fiéis é a mídia, ou seja, os meios de comunicação.
Ao perceber a importância da TV nos dias de hoje, as religiões deram um ‘salto’ para o progresso, assim entendendo a necessidade dos seus fiéis, e na interatividade que os meios de comunicação podem nos proporcionar.
Percebendo esta mudança, neste trabalho pretendemos analisar como a mídia influenciou e influencia o líder de uma determinada religião, a igreja e seus seguidores.
Para começar esta análise, citaremos algumas observações que MARTINO publicou em seu livro “A mídia e o poder simbólico”, ele revela assuntos ligados a área que são pouco debatidos. Conceitua pontos importantes para entender a relação entre as religiões e a mídia eletrônica.
O autor cita o fato de “os meios de comunicação deixarem de ser um mero instrumento angariador de fiéis para adquirir o status bélico no combate simbólico entre religiões”.
A consideração da perda de espaço da religião em determinados universos sociais e as novas motivações dos fiéis que procuram atrelar-se a alguma religião (desemprego, alcoolismo, doenças, e etc.), tornaram os meios de comunicação a “receita” para o verdadeiro sucesso.
MARTINO questiona como tal produto simbólico será veiculado, ou seja, será que a religião se tornou um produto? Se há um comércio então precisamos traçar planos e estratégias de vinculação.
O autor indica duas alternativas, a primeira seria divulgar o assunto nos veículos institucionais, e a segunda seria fazer a grande imprensa se interessar pelo assunto.
MARTINO detalha ao máximo os procedimentos pelos quais a notícia é produzida nas mídias aberta e institucional, sempre à luz das Teorias da Comunicação adequadas ao tema.
A análise de fatos específicos como o “chute na Santa”, a “santa da janela”, entre outros, a religião torna-se pauta quando atende às especificidades da produção de notícia na grande mídia.
Nesta empreitada desafiadora, são elaboradas diversas estratégias, inclusive as que prevêem a inserção dos “homens de Deus” na política e na economia, conforme aponta o autor em detalhes.
O autor resume a representação na mídia como uma verdadeira guerra simbólica que sustenta uma complexa estrutura política, econômica, cultural e social, que para estudos imediatos seria impossível de realizá-los. Por outro lado, o autor denuncia que há uma inversão de papéis, que nos deixa curiosos, pois ele não propõe novas maneiras de agir, mas sim formas renovadas de conduta e reflexões morais sobre mídia ou da religião.
Apóstolo Valdemiro Santiago: Um fenômeno religioso
Conhecendo a biografia de Valdemiro Santiago de Oliveira, podemos entender melhor este novo fenômeno religioso.
Nascido na cidade de Palma em 2 de novembro de 1963, é líder e fundador da Igreja Mundial do Poder de Deus.
Sua jornada como pastor de igreja evangélica começou ao se formar na Ordem dos Teólogos Evangélicos da América Latina, onde entrou para o ministério da IURD (Igreja Universal do Reino de Deus).
Conheceu a sua esposa Franciléia na IURD em uma de suas pregações e logo se casaram, mais tarde ela também se forma em teologia e se torna bispa da igreja.
Na IURD, Valdemiro alcançou certo destaque entre os demais pastores, e chegou a ser considerado um dos potenciais sucessores de Edir Macedo, se dedicando a igreja por 20 anos, sendo responsável pela sede de Sorocaba.
Seu afastamento da IURD, em 1998, conta com escândalos e desentendimentos. Um dos motivos reais de sua saída teria sido por consagrar um bispo em culto transmitido na madrugada pela Rede Record e logo apareceram inúmeras denúncias contra ele.
Edir Macedo ao saber do fato, exigiu que Valdemiro desfizesse a consagração e assumisse toda a responsabilidade do caso. Valdemiro não acatou a ordem de Macedo e foi expulso da Universal.
Após ser expulso da IURD, Valdemiro Santiago, a esposa Franciléia Santiago e outros quatro ex-membros da IURD, fundaram em 1998 a Igreja Mundial do Poder de Deus.
No site de sua igreja Valdemiro diz que “inicialmente não houve muita divulgação do trabalho, panfletos, fitas cassetes de testemunhos eram utilizados para evangelizar e mesmo não tendo condições de investimentos, a fé foi algo que jamais se abalou e seus fundadores tinham a convicção de que iriam evangelizar o mundo”.
Com este trabalho de divulgação, aos poucos a IMPD (Igreja Mundial do Poder de Deus) conseguiu expandir as suas filiais e chegando assim ao rádio e a televisão.
Hoje, também pela internet, revistas, jornais, livros, CDs e grupos de obreiros que se disponibilizam em ajudar entidades carentes divulgando o evangelho.
A expressão “fenômeno religioso”, aqui mencionada, se dá ao fato de Valdemiro expandir a sua igreja em pouco tempo, quando comparado com líderes de outras igrejas fundadas anteriormente, tal como a Igreja Renascer e a Igreja Internacional da Graça.
Atualmente a IURD chegou a publicar na Revista Época, que possui 2.350 templos espalhados pelo mundo.
Mas como será que a IMPD mantém este patrimônio? Valdemiro fala que o dízimo é muito importante para a Igreja. Ele é o primeiro pastor evangélico a pedir o trízimo, ou seja, 30% do salário dos fiéis, e o mais curioso é a ligação que ele prega do trízimo com a santíssima trindade (pai, filho e espírito santo).
O que chama a atenção de especialistas são os contratos milionários que o Apóstolo mantém na TV. Em agosto de 2008, a igreja e o Santiago ganham notoriedade pela imprensa televisiva após fazerem a parceria com o Grupo Bandeirantes, para pregarem na Rede 21 por 22 horas e outras 2 horas produzidas pela rede.
...