O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO DO BRASIL
Por: andreworell • 30/9/2015 • Dissertação • 409 Palavras (2 Páginas) • 250 Visualizações
INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR
PASTORAL URBANA
AUTOATIVIDADE DO CAPITULO I
Nome : DIORLETE DOS SANTOS WORELL série: 1 data: 02-04-2014
QUESTÕES:
- COMO ACONTECE O DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DA CIDADE?
A criação de assentamentos permanentes, e a expansão territorial e populacional destas, necessitariam de avanços tecnológicos, organização social e um local adequado para instalação. Todos os três fatores estão firmemente associados entre si.
- O QUE MARCA UMA GRANDE CIDADE, QUAIS SÃO AS SUAS ESTRUTURAS DE FUNCIONAMENTO?
Possuem um grande centro financeiro, sedes de grandes companhias e shopping centers
- COMO SE DEU O PROCESSO DE URBANIZAÇÃO DO BRASIL?
Ocorreu de maneira rápida e desordenada, ao longo do século XX, com a grande migração da população, que trocou o meio rural pelas novas oportunidades oferecidas pelas cidades. O crescimento e o desenvolvimento do Brasil impulsionaram o surgimento de diversas cidades, principalmente com a efetivação de variadas indústrias, e com elas novas oportunidades de empregos, atraindo a população que vivia no campo para a cidade.Mas esse processo não ocorreu da mesma forma em todo o país.
Algumas regiões brasileiras urbanizaram-se mais do que outras em razão das políticas públicas . As regiões Sul e Sudeste destacam-se porque possuem uma concentração maior de áreas urbanas.
Mas a migração rural, foi muito intensa em décadas passadas e a mesma provocou um inchaço urbano em determinadas regiões.
- QUAL FOI O FATOR FUNDAMENTAL PARA PROMOVER O INÍCIO DAS FAVELAS?
A falta de planejamento urbano e o crescimento acelerado trouxeram algumas consequências para o centros urbanos,foi necessário importar mão de obra do campo,e não havendo um programa de habitação funcional,os trabalhadores tiveram que viver em um lugares inadequados com baixa qualidade de vida, problemas de saneamento básico, água potável, eletricidade, poluição ambiental, falta de áreas verde, moradias precárias,e outros serviços básicos.
- CITE ALGUMAS MUDANÇAS DRÁSTICAS DO CAMPO PARA A CIDADE?
A busca pela sobrevivência e o atendimento às necessidades básicas, tais como: trabalho, moradia, educação, à dificuldade de acesso aos serviços e infra-estrutura urbanos, transporte precário, saneamento deficiente, dificuldade de abastecimento, difícil acesso aos serviços de saúde, maior exposição à ocorrência de enchentes e desmoronamentos, somam-se menos oportunidades de emprego (particularmente do emprego formal), menos oportunidades de profissionalização, maior exposição à violência (marginal ou policial), discriminação racial, discriminação contra mulheres e crianças, difícil acesso à justiça oficial, difícil acesso ao lazer. A lista é interminável.
...