Processo De Modernização E Produção Agrícola No Brasil
Casos: Processo De Modernização E Produção Agrícola No Brasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: patriciaferrari1 • 11/9/2013 • 344 Palavras (2 Páginas) • 523 Visualizações
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Através dessa pesquisa viemos aprender o que de fato significa o termo revolução verde, ou seja, a palavra revolução por si só ja evidencia uma mudança total no que se refere à agricultura do passado e a que se apresenta em dias atuais. Nesse sentido, não podemos deixar de exemplificar os pontos positivos e, sobretudo os fatos negativos que apareceram com a chegada dessas novas formas de lidar com o solo, a água, enfim, com a matéria prima necessária para o desenvolvimento agrário do país.
Com isso, é surpreendente verificarmos que 70% da água gasta no Brasil é proviniente da agricultura e suas dimensões. Surge daí, uma das contradições a esse respeito, isto é, muitas regiões do país encontram-se sob o regime de escassez de água. Logo, verificasse que a agricultura, ou melhor, a revolução verde estaria concentrada em algumas regiões, localidades essas que não sofrem com o problema da fome extrema.
No entanto, a revolução verde trouxe para o Brasil um desenvolvimento econômico, intelectual e social. Sendo assim, não poderíamos deixar de elencar alguns fatos que demonstram que a revolução verde também é um momento em que o Brasil se mostrou emergente e autosuficiente perante aos demais países. Sob esse prisma, a escolha do Brasil como sede da ECO-92 e da RIO+20 já demonstra que o Brasil quando se fala de verde, meio ambiente e ecologia merece respeito. Outro fato que demonstra que o Brasil está buscando conhecimento e tecnologia emerge da pesquisa com alimentos transgênicos, alimentos hidropônicos e, sobretudo no que se refere o aumento da exportação.
Em resumo, a revolução verde pode ser considerada uma das dimensões da revolução francesa, assim, como a revolução industrial. No entanto, como toda boa idéia, logo, se fez deturpada. Com isso, a ‘revolução’ que tinha o intuito de combater a fome mundial, logo, se fez capitalista, capitalismo esse que na maioria das vezes se mostra a ‘favor de poucos’ e ‘contrário a muitos’.
REFERÊNCIAS
Conhecimentos adquiridos no decorrer da disciplina;
Livro: geografia, sociedade e cotidiano - 6ª série. ed. escala educacional;
Site: Wikipédia, enciclopédia livre digital.
http://www.economiaetecnologia.ufpr.br/XI_ANPEC-Sul/artigos_pdf/a4/ANPEC-Sul-A4-08-desenvolvimento_sustenta.pdf
...