O Tabernaculo
Por: maressaqm • 20/10/2016 • Seminário • 2.041 Palavras (9 Páginas) • 1.098 Visualizações
INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR
HEBREUS
"O Tabernáculo e Cristo"
Aluna: Maressa Martins
Professora: Pastora Neusa
Turma: 2º ano
Contagem - 2016
Introdução
O presente trabalho é sobre o Tabernáculo, tratando mais especifico sobre como ele foi construído, o motivo de sua construção e fazer uma comparação entre o mesmo e Cristo.
O Tabernáculo
1 - A Construção do Tabernáculo:
" E farão um santuário para mim, e eu habitarei no meio deles. Façam tudo como eu lhe mostrar, conforme o modelo do tabernáculo e de cada utensílio." (Êxodo 25:8-9)
O projeto de Deus para a construção do Tabernáculo foi transmitido a Moisés, quando ele estava conduzindo o povo de Israel à terra de Canaã, terra esta que fora prometida aos patriarcas Abraão, Isaque e Jacó. O tabernáculo nada mais era do que uma tend, construída de madeira, metais e cortinas. Seria um local onde dali pra frente, Deus se faria presente no meio de seu povo, para trazer-lhe as instruções e revelações da sua vontade.
O Tabernáculo não foi uma invenção humana, o próprio Deus instruia Moisés quanto à planta e os objetos do templo móvel e Moisés obedeceu a todas as instruções. Quando Moisés subiu ao Monte Sinai, dentre as instruções divinas dadas ali, estava a instrução para a construção do Tabernáculo. O modelo dado a Moisés deveria obedecer em detalhes o projeto a ele revelado no monte.
O Tabernáculo seria construído pelo povo de Deus, com os recursos que receberam pela providência divina ao saíremdo Egito. Para que o templo fosse construído os israelitas ofertaram voluntariamente e com alegria.
1.1 - As Ofertas:
"Diga aos israelitas que me tragam uma oferta. Receba-a de todo aquele cujo coração o complir a dar. Estas são as ofertas que deverá receber deles: ouro, prata e bronze, linho fino, pêlos de cabra, peles de carneiro tingidas de vermelho, couro, madeira de acácia, azeite para iluminação, especiarias para o óleo da unção e para o incenso aromático, pedras de ônix e outras pedras preciosas para serem encravadas no colete sacerdotal e no peitoral."
(Ex. 25:2-7)
Cada item pedido por Deus tem um significado, um fim específico. Deus é um Deus de própositos e através de cada item requerido o Senhor ensinaria, figuradamente a grandeza de seu relacionamento com seu povo. As ofertas eram compostas de:
- Ouro: Simboliza a Glória de Deus;
- Prata: Simboliza o preço pelo qual os homens foram resgatados. Todo primogênito do povo pertencia ao Senhor e sua família tinha que pagar um resgate em prata.
- Bronze: Simboliza o juízo divino contra o pecado.
- Tecidos e Linhas: Extremamente importantes para as vestes sacerdotais e tudo o que era feito de tecido no Tabernáculo, que aponta para a obra do Senhor Jesus.
- Púrpura (roxo): expressa Realiza
- Camesim (vermelho): lembra-nos o sangue
- Linho Branco: fala da pureza de uma vida santificada
- Estofo azul: lembra-nos o céu morada de Deus.
- Pêlos e Peles: O pêlo representava a oferta pelo pecado amaldiçoado. A pele representava o sacrificio.
- Madeira: Simboliza a vida do homem.
- Pedras Preciosas: Foram usadas nas estolas sacerdotais e representaram às doze tribos de Israel.
Quando Deus ordenou que Moisés pedisse ao povo a oferta para a construção do Tabernáculo, todos se mobilizaram e ofertaram tudo o que era necessário. As ofertas foram tantas que foi necessário pedir ao povo que parasse de levar suas contribuições, pois o que tinham arrecadado já era o suficiente "e disseram a Moisés: O povo está trazendo mais fo que o suficiente para realizar a obra que o Senhor ordenou."(Ex. 36:4). Dar oferta com a alegria a Deus é um princípio que encontramos na construção do Tabernáculo, cada um ofertou involuntáriamente, sem peso, mas com um ato de alegria.
Para a construção do Tabernáculo foram escolhidos homens cheios do Espírito de Deus, de sabedoria e capacitação. Foram necessários homens e mulheres cheios de sabedoria para trabalharem com as suas mãos, para realizarem toda aquela obra. Bezalel e Aoliabe foram escolhidos e Deus os dotou de sabedoria e capacidade artistica para executarem com perfeição todo aquele trabalho.
1.2 - Estrutura do Tabernáculo:
O Tabernáculo era composto de três partes: Pátio, Lugar Santo e Santos dos Santos ou Lugar Santíssimo.
O Pátio tinha o formato retangular, e indicava que, na adoração a Deus, deve haver separação e santidade. Neste compartimento existia duas peças:
- Altar dos Holocautos: ao entrar no pátio, o israelita tinha a sua frente o Altar dos Holocautos. Era uma caixa de madeira de cetim coberta de bronze. Junto a esse altar o transgressor da lei encontrava-se com o sacerdote para oferecer sacrifícios a Deus a fim de expiar seus pecados e obter perdão. O Altar do Holocauto tipificava Cristo, o nosso sacrifício perfeito que morreu em nosso lugar. Para nós aqui tem uma lição de morte do velho homem. Se o velho homem não for morto nunca veremos a glória de Deus.
- Pia: foi feita com os espelhos das mulheres, para revelar a imagem do transgressor. Quando o transgressor chega nessa pia é revelado o seu caráter e a sua personalidade. A água usada na pia fala da necessidade de purificação antes de prestar serviços ao Senhor. Na pia os sacerdotes lavavam suas mãos e pés antes de executarem seus deveres sacerdotais. Trazendo uma aplicação para os dias de hoje, esse ato significa purificação diária pela palavra. O lavar os pés é o nosso tipo de andar, podemos nos perguntar: como estamos andando?. O lavar as mãos é o nosso tipo de serviço, como estamos servindo e trabalhando?
O Lugar Santo era o primeiro compartimento do Tabernáculo e era restrito aos sacerdotes, qualquer outro que tentasse entrar seria morto pelo próprio Senhor. Neste compartimento existiam três peças:
- Mesa dos pães da preposição: Diariamente se colocava 12 pães frescos ali. Significava os pães da Presença (Ex.25:30) é a comunhão com Deus. Para nós isso significa consagração e viver continuamente na presença de Deus.
- O Candelabro: tinha 7 braços com 7 lâmpadas que ficavam acesas 24 horas e não podia se apagar, ele iluminava o Lugar Santo que ficava completamente escuro sem o candelabro. Hoje esse candelabro representa a igreja, que tem como responsabilidade de viver aqui na terra iluminando as pessoas.
- O Altar de Incenso: era de madeira de acácia, revestiso de ouro puro. Este ficava diante do véu e não podia queirmar outra coisa a não ser o incenso sarado e preparado especialmente com ervas especiais. Podemos entender que esse incenso são as nossas orações dirigidas à presença de Deus. O incenso era de cheiro suave, as orações feitas segundo sua vontade são agradáveis a Deus.
O Lugar Santissímo ou Santo dos Santos era o último compartimento do tabernáculo e o mais importante, era o lugar onde ficava a arca da aliança . A única coisa que separava o Lugar Santo do Lugar Santíssimo (Santo dos Santos) era um véu grosso (Ex.26.33). O único que podia entrar nesse lugar era o sumo sacerdote apenas uma vez por ano depois de um extenso ritual de preparação com um sacrifício pelos pecados do povo. O sinal de Deus na aceitação da presença do Sumo Sacerdote no Santo dos Santos era que ele continuava vivo. Neste compartimento existia uma peça:
...