O “VIOLENTO” DESCREVE BEM O NOSSO MUNDO ATUAL
Por: Francisco Filho • 23/8/2019 • Monografia • 315 Palavras (2 Páginas) • 216 Visualizações
“VIOLENTO” DESCREVE BEM O NOSSO MUNDO ATUAL (4 min)
Uma das características preocupantes de nossa sociedade atual não é a violência em si, visto que esta sempre existiu, mas seu aumento gradual aliado à um banalização absurda das ocorrências – uma chacina, um assalto em semáforo resultando em morte ou atentado terrorista por parte de traficantes à algum estabelecimento comercial, é o filho que assassina o pai ou o fato deste abusar e matar sua filha, filho e esposa, como noticias corriqueiras – se tornou "normal", coisas do dia a dia.
Somos atingidos o tempo todo por notícias adversas, vindas de todos os lugares: televisão, internet, redes sociais, mensagens no celular e, o pior, nos chegam sem interrupção, 24 horas por dia, sete dias por semana.... -
Violência esta que afeta a mente e a vida de todos nós, um dos efeitos mais cruéis da violência é o medo que se espalha entre as pessoas, sendo a insegurança uma das principais.
Nunca se gastou tanto com segurança, por causa da violência nossas atividades diárias são afetadas, começamos a nos preocupar com nossos horários, que horas saímos ou voltamos para casa, o que vestimos que joias usamos que lugares frequentamos e assim por diante.
Além disso, sabe-se que, à medida que aumentam o contato com essas notícias desfavoráveis,ou na pior das hipóteses somos vitimas, nosso cérebro começa a criar uma espécie de "barreira de proteção" emocional – um tipo de anestesia psicológica -, fazendo com que nos acostumemos de maneira progressiva aos fatos ruins, ou seja, nos fazendo ficar mais tolerantes e insensíveis aos fatos.... cépticos quanto a haver uma melhora uma mudança nessa situação.
Então que boas noticias são estas que se propõem essa nossa palestra?
Será que são confiáveis o suficiente para reverter o pessimismo que temos com o mundo atual?
Para compreendermos que tipo de boas notícias estão disponíveis, apesar da violência, precisamos considerar os antecedentes dela.
...