TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que Entendemos Por Fraternidade

Por:   •  4/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.178 Palavras (5 Páginas)  •  414 Visualizações

Página 1 de 5

Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Gisele Rühle Silva

O que entendemos por fraternidade

Curitiba/PR

2015

O que entendemos por fraternidade:

O tema fraternidade vem de um contexto histórico onde teve influências em alguns séculos, na revolução francesa e também na ditadura.

Mais a final o que entendemos por fraternidade? A fraternidade é uma sociedade no caso da igreja católica, de vida apostólica, ela é ligada a liberdade e igualdade. Nos ideais da revolução Francesa a liberdade é entendida como interferência da autoridade nos interesses privados e a fraternidade alcançada quando se instaura uma comunidade politicamente solidaria. Fraternidade expressa à dignidade de todos os homens, considerados iguais e assegurando-lhes plenos direitos sociais, políticos e individuais. Resumindo fraternidade é como afeto e união, na bíblia em 1PEDRO 2:17 fraternidade era o tipo de “união que identifica os verdadeiros cristãos”, pois é demonstrado o amor pelo próximo sem o conhece-lo, mantendo uma convivência afetuosa entre os irmãos.

Nossa sociedade está cada vez mais multicultural e diversificada constituindo um desafio para as igrejas em manter e conquistar novos fieis devido a não valorização das pessoas de forma ativa e sistemática. Uma sociedade que cada vez mais a distribuição da riqueza é tão desigual, onde o excesso de uns poderia acabar com a fome de outros, a responsabilidade da igreja neste campo é muito grande.

 Às igrejas têm como papel social no Brasil a defesa dos direitos humanos e politico mantendo a justiça e a paz, garantindo a conservação e implementação de valores éticos e morais. No caso da igreja católica no texto de apoio é explicado que sua missão é o serviço á sociedade em favor do bem integral da pessoa humana, realizando em todo o território brasileiro movimentos em defesa dos direitos das pessoas, combate as injustiças que atentam contra a dignidade humana e promovendo assistência a pessoas ou grupos necessitados, mostrando assim seu exemplo de servir em vez de ser servido.

Toda profissão deve ter um compromisso com a sociedade e no caso de nossa profissão a odontologia, no Brasil seu papel social é representado pelo tema de promover saúde bucal, objetivando a melhoria na qualidade de vida das pessoas. A organização mundial da saúde define cinco princípios para promoção a saúde: desenvolvimento de habilidades pessoais; ação comunitária; política pública saudável; existência de um ambiente de apoio adequado; reorientação dos serviços de saúde.

O cirurgião dentista deve sempre atender seus pacientes de forma ética, respeitando seus limites, exercendo sua capacidade critica e reflexiva com rigor técnico e cientifico, de forma a beneficiar toda a sociedade brasileira.

A grande pergunta é onde a igreja se encaixa com nossa profissão? No ponto de vista do grupo a fé e a igreja nos transformam em pessoas mais humanas, humildes e capazes de tratarmos o próximo de igual para igual, pois perante Deus somos todos iguais. Através dos ensinamentos pregados na igreja também nos exemplar e praticar atividades sociais, para aqueles necessitados e que não podem pagar pelo tratamento, podemos e devemos trabalhar em conjunto com a igreja em suas ações, e buscar a convivência pacifica sobre o mesmo teto, ecumenismo, que fortalece a busca de uma atuação conjunta em ações sociais inspiradas é claro no amor ao próximo, sem interesses, sem corrupção.

A religião e a sociedade esta ligada em seu modo de agir e pensar, contribuindo para seu crescimento e seu desenvolvimento como ser social e humano. As religiões são sem dúvida um instrumento de controle e de união dos grupos sociais. A fé é o que nos motiva e dá sentido a vida.

Como mostra o texto de apoio, o Brasil consolidou um processo democrático na década de 1980, participando em partidos e outras instituições da sociedade civil, porém é um processo é que a sociedade muito se preocupa e está atenda nos dias de hoje mais ainda, a corrupção.

A corrupção mostra o esquecimento das pessoas com as doutrinas e ensinamentos pregados pelas igrejas, e deve ser combatida pelas mesmas, já que elas também têm papel importante na politica, esse combate requer na base a formação mora e ética das pessoas e a melhoria nesse processo para acabar com esses abusos.

O aceleramento nas tecnologias e o surgimento de novas mídias, aproximam a sociedade de cada acontecimento e de seus interesses, espalhando noticias e convidando a sociedade para ações como por exemplo manifestações e greves, essas mídias possibilitam a contribuição de uma visão de mundo em um contexto plural e complexo. O pluralismo é apresentado na sociedade brasileira em sua cultura, ele pode trazer benefícios concedendo mais liberdade à sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (102.5 Kb)   docx (747.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com