Os Impactos Da Pandemia Ansiedade E Depressão No Âmbito Geral E Cristão
Por: danielprints • 13/6/2023 • Artigo • 5.632 Palavras (23 Páginas) • 87 Visualizações
INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR
DANIEL MARCOS PRINTES DA SILVA SOUSA
PATRÍCIA AMORIM PRINTES
OS IMPACTOS DA PANDEMIA: ANSIEDADE E DEPRESSÃO NO ÂMBITO GERAL E CRISTÃO
PARAGOMINAS/PA
2023
INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR
DANIEL MARCOS PRINTES DA SILVA SOUSA
PATRÍCIA AMORIM PRINTES
OS IMPACTOS DA PANDEMIA: ANSIEDADE E DEPRESSÃO NO ÂMBITO GERAL E CRISTÃO
Trabalho apresentado à disciplina Metodologia do Trabalho Acadêmico do curso Livre em Teologia, Instituto Teológico Quadrangular, Unidade da Região 117, como requisito parcial para conclusão da disciplina.
Professor: Profª. Jozele
PARAGOMINAS/PA
2023
INSTITUTO TEOLÓGICO QUADRANGULAR
DANIEL MARCOS PRINTES DA SILVA SOUSA
PATRÍCIA AMORIM PRINTES
OS IMPACTOS DA PANDEMIA: ANSIEDADE E DEPRESSÃO NO ÂMBITO GERAL E CRISTÃO
RESUMO
O presente artigo tem como objetivo investigar os impactos causados pela pandemia do COVID-19 provocados pelo isolamento social, tendo por finalidade entender a conceituação da ansiedade, da depressão e seus sintomas, evidenciando também que apesar de não existir a termologia “Depressão” na Bíblia, pode-se analisar diversas passagens bíblicas que mencionam de maneira indireta indícios e traços em vários personagens ao que parece, tiveram sintomas depressivos. Os resultados demostraram que o isolamento social impactou de forma significativa a vida dos indivíduos, ocasionando o aumento expressivo nos casos de ansiedade e depressão no período pandêmico até mesmo no âmbito cristão e que alguns outros fatores contribuíram para isso. Foi usada a metodologia de pesquisa bibliográfica.
PALAVRAS-CHAVE: Ansiedade; Depressão; Pandemia; isolamento social; Depressão e a Bíblia.
ABSTRACT
This article aims to investigate the impacts caused by the COVID-19 pandemic caused by social isolation, with the purpose of understanding the conceptualization of anxiety, depression and its symptoms, also showing that although the term “Depression” does not exist in the Bible, it is possible to analyze several biblical passages that indirectly mention signs and traits in various characters, it seems, had depressive symptoms. The results showed that social isolation significantly impacted the lives of individuals, causing a significant increase in cases of anxiety and depression in the pandemic period, even in the Christian context, and that some other factors contributed to this. Bibliographical research methodology was used.
KEYWORDS: Anxiety; Depression; Pandemic; social isolation; Depression and the Bible.
INTRODUÇÃO
O surgimento do COVID-19 na China em 2019 provocou uma pandemia que impactou de forma significativa a vida de todos os indivíduos. De acordo com a OMS Internacional “COVID-19 é a doença infecciosa causada pelo coronavírus. Esse novo vírus e doença eram desconhecidos antes do início do surto em Wuhan, China, em dezembro de 2019. COVID-19 é agora uma pandemia que afeta todos os países de forma global” (WHO, 2021). A pandemia da Covid-19 mudou de vertiginosamente a vida das pessoas. Isso ocorreu de maneira radical e inesperada. A quarentena foi imposta para alguns que não lhes foi permitido escolher como fazê-la, ela foi quase uma obrigação que para muitos não lhes foi concedido fazer. Em prol do distanciamento social, restrições para sair de casa, participar de atividades sociais, e mesmo para trabalhar e ir à igreja, impactaram milhões de pessoas.
Neste contexto, o aumento de sintomas de ansiedade e depressão na população é esperado até mesmo “dentro” das igrejas. Quando ocorrem taxas de incidência elevadas de transtornos de ansiedade na infância e em jovens adultos, aumenta fortemente o risco de aparecimento de depressão, transtorno de ansiedade generalizada e transtorno de pânico na idade adulta.
Um estudo teve como objetivo comparar as taxas de prevalência de transtorno de ansiedade e transtorno depressivo em amostras nacionais nos EUA, antes e durante a pandemia. Foram comparados os dados de 2019 com os dados de abril e maio de 2020. Nesse último período, os indivíduos tiveram três vezes mais chances de apresentar transtornos de ansiedade, depressão, ou ambos, com mais de um em cada três indivíduos apresentando um ou ambos os transtornos (SILVA, 2022). A presença inicial de sintomas de ansiedade aumentou o risco de depressão no acompanhamento do período de 2020. Em outras palavras, adultos, em 2020, são consideravelmente mais propensos a desenvolverem transtornos de ansiedade e/ou depressão do que em 2019 (SILVA, 2022).
O coronavírus deixou o mundo em alerta há vários anos, ainda é assunto de estudos, apresentou novas variantes e muitos mistérios que os cientistas ainda não são capazes de comprovar ou explicar para a população em geral. Esse tema vem gerando interesse de profissionais de diversas áreas, uma vez que atinge indivíduos de diferentes faixas etárias de forma diversa.
Por isso, é essencial compreender como e por que o isolamento social ocasiona diferentes sentimentos e emoções entre os indivíduos. Para lidar com o isolamento a maioria das pessoas tiveram em suas vidas mudanças significativas, tanto no profissional como na vida social. Portanto, a escolha do tema se deu a fim de contribuir para uma melhor análise e discussão sobre os impactos do isolamento social que acarretaram o aumento expressivo de ansiedade e depressão, pois houve um número significativo de pessoas com os sintomas no período da COVID-19 até mesmo no âmbito cristão, pois o mesmo não está isento de passar por isso. Contudo, percebe-se que a pesquisa é relevante, pois a mesma pode ajudar a compreender as necessidades humanas e sem esses estudos não conseguiremos lidar com os obstáculos que possam acontecer e como os impactos do isolamento social causados por uma pandemia podem deixar sequelas na vida das pessoas, sejam físicas, psicológicas ou socioeconômicas
Os números sobre depressão, suicídio e ansiedade na pandemia são elevados e justificam a importância do estudo, pois se trata de uma questão de saúde pública. Faz-se necessário ampliar, portanto, o conhecimento sobre o mesmo entre os membros da sociedade e até mesmo das igrejas, alertando sobre as consequências geradas pelo isolamento social.
Devido o problema de entender o aumento nos números de ansiedade e depressão sobre os impactados, o objetivo geral dessa pesquisa é fazer um breve estudo sobre a importância da discussão a respeito dos problemas provocados pelo isolamento social e como os seres humanos foram impactados psicologicamente em decorrência da Pandemia do COVID-19 tanto no âmbito cristão como o não cristão, recorrendo assim a algumas passagens bíblicas que evidenciam a ansiedade e depressão mesmo naquela época, mostrando como o cristão está sujeito a passar por esse tipo de experiência. A escolha do tema surge do interesse em contribuir para uma maior análise crítica e discussão do mesmo. Para delimitar a investigação foram criados objetivos específicos que buscou conceituar a ansiedade e a depressão, assim como seus sintomas diante das mudanças buscando compreender assim o comportamento das pessoas durante o longo período da quarentena, analisando dados bíblicos que mencionam de maneira indireta a depressão em alguns personagens bíblicos e discutindo as consequências da pandemia na vida das pessoas.
...