REAÇÃO NASCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA PATRÍSTICA
Por: Alisson Moreira • 3/4/2022 • Trabalho acadêmico • 583 Palavras (3 Páginas) • 89 Visualizações
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE DE GOIÁS
ESCOLA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E HUMANIDADES
CURSO DE GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA
ALISSON MOREIRA MOTA
NASCIMENTO E DESENVOLVIMENTO DA DISCIPLINA PATRÍSTICA
Trabalho de Reação apresentado à disciplina de Patrologia, como requisito parcial para aprovação na disciplina.
Prof. Me. Pe. José Luiz da Silva
Goiânia
2022
O texto começa com uma palavra que é muito cara a nós, que é o vocábulo ‘pai’. A palavra ‘padre/pai’ é de grande importância nos primeiros séculos da Igreja, pois carrega consigo um grande valor e ao mesmo tempo uma profundidade espiritual. No tocante as várias línguas que temos no mundo pode variar o modo em se escreve, mas terá o mesmo significado de pai sendo ele biológico ou pai espiritual no caso dos presbíteros, bispos e ao papa. Mas, por que a palavra pai tem a ver com o estudo dos primeiros promulgadores da fé? É devido ao ensino da palavra de Deus ao povo, sendo este, um pai espiritual cuja missão é ensinar, educar, divertir. Jesus diz que devemos reservar o termo pai, para o nosso Pai que está nos céus.
O homem nos primórdios da Igreja, tem um caráter muito forte em relação a transmissão de todo o conhecimento de maneira oral, mais tarde se fez necessário também que se escrevessem o conhecimento oral que era passado de pai para filho. A importância da transmissão da palavra de Deus é de grande valia, pois como se comunicar com as outras comunidades cristãs. Tendo em vista essa necessidade da transmissão do conhecimento da palavra de Deus, foi então que começaram a escrever em papiro (era usado pela elite culta e abasta devido ao alto custo) e o códice (pequeno rolo para anotações e rascunhos, era de baixo custo). Os primeiros cristãos usavam o códice, pois era de baixo custo financeiro e se podia ir montando um caderno com as anotações. Os meios que os primeiros cristãos se serviam para comunicar dos seus escritos é o da transmissão particular. E assim passamos para o último ponto que se trata da importância da teologia e os padres.
Os padres da Igreja têm como característica primordial de pontuar a novidade e originalidade cristã dos primeiros séculos, que se estende para todas as dimensões da vida do homem. Tendo diante dos padres o tamanho mistério, a sua consciência de transcendência de Deus os conduz a preferirem uma teologia mais simbólica. É a maneira mais fácil e eficaz para explicar a palavra de Deus, a encarnação do Verbo, o escanda-lo da cruz, pois os coloca diante de uma incompreensão de Deus e muitas vezes o povo não compreendia, por isso o auxílio dos símbolos. Portanto, os padres são promulgadores das Sagradas Escrituras aos homens.
Por fim, os Padres têm um papel de estrema importância nos primeiros séculos da Igreja. A sua missão era de comunicar a boa nova de Cristo a todo o povo de modo claro e eficaz, através da transmissão oral e mais a da escrita de seus ensinamentos. O teólogo na concepção dos Padres é o místico, que tem como missão de seguir os passos do Cristo e anunciar a Palavra a todo o povo. Assim, o conceito que se tem de teologia é aquele da qual se tem uma espiritualidade ou experiencia de Deus (os Padres) na contemplação dogmática, que está ligada diretamente ao aprofundamento da meditação das Sagradas Escrituras. Com efeito, cabe aos Padres a missão de aproximar a Palavra de Deus aos homens, por meio da pastoral.
...