Resenha Psicologia da Religião
Por: João Beserra • 9/10/2022 • Resenha • 781 Palavras (4 Páginas) • 113 Visualizações
PSICOLOGIA DA RELIGIÃO
DOCENTE: PR SERGIO MANOEL
RESENHA - PSICOLOGIA DA RELIGIÃO
João Vitor Beserra do Nascimento
Rio de Janeiro
2022
O artigo de Eduardo Gross, "Contribuição das definições do sagrado de Rudolf Otto e Mircea Eliade para o estudo da literatura"[1], tem como objetivo central analisar os termos empregados por Otto e Eliade na definição de sagrado e suas implicações para o estudo da literatura. Não somente isso, o artigo também possibilita, aos leitores, uma melhor compreensão sobre os conceitos e ideias presentes nas obras de Otto e Eliade. E para essa análise, o artigo busca dividir-se em dois tópicos: 1. O Sagrado em Otto e 2. O Sagrado a partir de Eliade.
Inicialmente, no primeiro tópico, são abordados os conceitos fundamentais para o pensamento de Otto. O próprio autor do artigo vai dizer que é o sagrado é um ponto central para Rudolf Otto[2], tendo até mesmo um livro com esse próprio nome “O sagrado”[3]. Essa busca de Otto com o termo é influenciada por um período pós-kantiano do século XIX, onde o campo religioso foi caracterizado pela racionalidade e moralidade graças aos avanços científicos. O pensamento de Otto é uma reformulação do sistema kantiano, onde para ele, o sagrado é composto tanto por aspectos racionais como não-racionais.
Otto defende que mesmo esses esforços para defender a religião dos progressos científicos, obscurece um lado da religião que não pode ser compreendida pelo aspecto racional e moral. Segundo ele, esse outro aspecto é o numinoso, que é a concepção interna do ser humano sobre o sagrado. E a partir disso, é desenvolvido seu pensamento sobre o sagrado.
Após esse ponto de partida, o artigo apresenta uma série de termos para explicar melhor o desenvolvimento de Otto. Tremendum é o termo designado para o respeito profundo diante do sagrado; majestas é a expressão usada para a grande supremacia do sagrado em contraponto ao humano; orgé é o poder de atividade que não conseguimos compreender.
Além desses termos, Otto também apresenta o mysterium, que é a contraposição do sagrado numinoso com o ser humano, é a incapacidade de se chegar ao numinoso pela razão; mirium é justamente quando o mysterium se revela ao humano; e o fascinans é a atração pelo mysterium, tremendum é o contraponto do fascinans, enquanto um cria fascínio que dera a permanência nessa experiência, o tremendum é o temor que chama para a fuga; augustum é a busca para superar a noção moral de sagrado.
No segundo tópico do artigo, o autor evidencia o sagrado a partir de Eliade. Assim como fez na análise de Otto, o autor inicia sua análise de Eliade abordando os conceitos fundamentais de seu pensamento. O autor aborda que diferentemente de Otto, que buscava apresentar o aspecto não-racional do sagrado Eliade busca apresentar “o sagrado em sua integridade”[4], caracterizados por manifestações desse sagrado, gerando uma dualidade entre o sagrado e o profano. Onde essas diferenças são percebidas na realidade do ser humano: No tempo, no espaço e nos elementos naturais.
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