Resenha critica: Orações para Bobby
Por: Ricardo Moraes • 5/6/2018 • Resenha • 440 Palavras (2 Páginas) • 1.873 Visualizações
DEVRY SÃO LUIS
Aluno: Ricardo Vieira de Moraes
Disciplina: Metodologia
Professor: Suzane Carvalho
Orações para Bobby
Aarons Leroy
PRAYERS for Bobboy. Direção: Russuell Mulcahy. Produção: Damian Ganczewski. Local: EUA:
Baseado no livro homônimo Leroy F. Aarons, “Orações para bobby” é um filme baseado em fatos reais, visando discorrer sobre os seguintes aspectos: religiosidade, preconceito de gênero, tradicionalismo familiar, fanatismos. Pautado nisto a história faz uma reminiscência dos costumes e tradições que perdura até hoje em nossa contemporaneidade.
Visando obter a analise literal do roteiro cinematográfico “Orações para bobby” apresenta-nos uma verdade ainda enraizada em costumes tradicionalistas voltados a um modelo “arcaico” de pensamento religioso, onde práticas e costumes que até então eram impensáveis para uma sociedade, torna-se visível justamente no seio de um modelo de “família clássica” onde conceitos de perfeição de seus membros eram considerados pontos fortes de sua estruturação.
Bobby em contrapartida é apresentado como um jovem comum ao qual está inserido dentro de um contexto intrareligoiso onde práticas como a homossexualidade que é frisado no filme era visto como praticas abomináveis tanto pela família, mais precisamente na pessoa da “mãe” que via a promiscuidade ou qualquer outro tipo de pratica como formas de afastamento de seus membros causando assim a destruição do pensamento perfeccionista de “salvação”. Não muito distante de muitos pensamentos que perduram até hoje em nosso cotidiano, vemos assim tantos outros Bobbys que ainda sofrem a dura rejeição causados pelos pensamentos ainda fechados e por falta de conhecimento sobre determinados assuntos, levando assim a morte tanto física como moral.
Leva-nos a questionar então: como a religião ainda em nossos dias pode causar impactos ou influenciar tanto de maneira positiva como negativa em nossas famílias? É preciso analisar os fatos alienantes que circundam ou camuflam-se por trás de um misticismo onde crenças leva-nos por vezes ao fechamento do pensamento impossibilitando assim a abertura para novos horizontes desmistificando assim, o pensamento voltado ao fanatismo e a dessacralização do homem como um ser apenas de natureza divina (ser transcendente).
Por fim é preciso ressaltar que precisamos confrontar nossas verdades possibilitando a abertura para novos conceitos e possibilidades; deixando de lado todo e qualquer preconceito gerado por falta de conhecimento. Isso favorecerá uma boa recepetividade de novas verdades.
Questionar ajuda a encontrar a fé profunda
(BOBBY, filme)
...