Seminário 2014
Por: Gustavo Batista • 25/4/2015 • Seminário • 1.264 Palavras (6 Páginas) • 271 Visualizações
Projeto
[pic 1]
Face a Face
Jovens Gravataí
2º Semestre 2014
Proponentes:
Samuel Rosa
Juninho Correa
Valdomiro Rebello
Gustavo C. Oliveira Batista
1) Apresentação e Justificativa
A Igreja Brasa Gravataí é uma comunidade recente, possuindo menos de 1 ano de existência na cidade de Gravataí. Muito embora bastante jovem, não se omite ao chamado para a evangelização das diversas tribos existentes nesta cidade.
Gerada com o DNA e valores da BZN, a Brasa Gravataí tem um chamado para uma igreja multicultural, para muitos povos, muitas tribos e muitas nações, pois é natural e lógico que o filho gerado apresente as mesmas características e semelhanças do Pai.
Este trabalho, portanto, aglutina todas as intenções e aspirações de um Grupo Jovem da Igreja Brasa Gravataí, chamado Face a Face, e que é resultado de velhas e novas experiências, dos sonhos daqueles que pretendem ver sua cidade transformada pelo poder do evangelho, e principalmente das características específicas da comunidade em Gravataí.
O presente projeto visa trabalhar com uma única visão e uma única experiência daqueles que venham a atender o chamado de qualquer uma das atividades que a seguir serão propostas. A ideia é que para todos aqueles que acorram ao chamado se envolvam intimamente com a igreja e a partir disso seja iniciado um verdadeiro relacionamento.
Outrossim, não é um projeto de jovens para jovens, mas sim um projeto da Igreja, com a Igreja, a fim de abraçar a todos.
2) Objetivos
O primeiro e fundamental objetivo do presente projeto e das atividades programadas é fazer com que o evangelho e o Senhor Jesus sejam proclamados nas cercanias da Igreja Brasa Gravataí até os confins da cidade.
Para isso é necessário conhecer as características religiosas da população de Gravataí.
A população estimada de Gravataí em 2013, segundo o IBGE, era de 269.022 (255.660 em 2010). Deste total, 66,77% é católica e apenas 18,26% é evangélica. Deste contingente de evangélicos apenas 10,16% são pentecostais, ou seja: 25.992; enquanto a população de espíritas e umbandistas é de 16.563, cerca de 6,49% da população total, e a população de ateus é de 15.031, cerca de 5,89%.
Da população evangélica, 46,01% são homens e 53,98% são mulheres. Quando se analisa a população evangélica pentecostal, o percentual de homens é ainda menor, 45,79%, e o de mulheres maior, 54,20%.
Dos evangélicos, 81,80% são brancos e apenas 2,65% da população com idade de 25 anos ou mais possui ensino superior completo. A maior parte da população evangélica, 27,44%, não possui instrução ou ensino fundamental completo.
Outro dado importante a ser informado é que a maior faixa de habitantes de Gravataí possui idade entre 10 e 39 anos, cerca de 49,98% da população total de Gravataí.
Portanto, observados os dados apresentados cumpre definir estratégias que alcancem os seguintes objetivos específicos:
2.1) Objetivo nº 1 = Manifestar o evangelho e a glória de Deus através do uso e a demonstração dos dons espirituais e da obra carismática do Espírito Santo na vida e na obra da Igreja de modo que possam ser traduzidas em estratégias de evangelização e de propagação da liberdade que há em Cristo;
2.2) Objetivo nº 2 = Fazer com que todas as atividades programadas se tornem ou produzam nos visitantes e futuros membros uma experiência única com a Igreja e com Cristo, a fim de que não haja cisão entre a atividade da Igreja e a vida com Cristo;
2.3) Objetivo nº 3 = Dado ao fato de que o contingente maior da população é de pessoas jovens (faixa entre 10 e 39 anos - metade da população), elaborar atividades e programas mais voltados para esse público, e é claro que sem esquecer as demais faixas populacionais na medida em que a Igreja é inclusiva e includente.
2.4) Objetivo nº 4 = Na medida em que a Igreja serve o próximo, seus concidadãos, é natural que se produza atividades em que se possa ensinar, treinar e capacitar a comunidade de Gravataí, especialmente a parcela pentecostal, com cursos, oficinas e treinamento, estimulando assim que a população tenha acesso a maior e melhor instrução, sendo a Igreja um ou o agente deste processo.
2.5) Objetivo nº 5 = Produzir atividades que atraiam a população não branca e do sexo masculino como uma forma de proporcionar mais equilíbrio com as características gerais da comunidade de Gravataí de modo que todas as pessoas estejam representadas dentro da Igreja.
3) Atividades Programadas
3.1) #Sextabásica
Esta atividade ocorrerá nos dias 11/07, 08/08, 12/09 e 07/11/2014 (toda a segunda sexta-feira de cada mês, exceto em outubro e dezembro) e tem como proposta a apresentação de 02 (duas) bandas de rock cristão por 40 a 45 minutos cada uma, visando proporcionar um espaço para apresentação de novas bandas com estratégias de evangelização a pessoas que não conhecem a Cristo.
Para assistir as bandas tocando será cobrado como ingresso 1kg de alimento não perecível, e na medida do possível, para os "desavisados", haverá disponibilidade de aquisição de alimentos não perecíveis ao custo entre R$ 3,00 a R$ 5,00 na porta. Todos os alimentos arrecadados serão utilizados em obras assistenciais da Igreja e/ou doados a instituições sociais que trabalhem na assistência de necessitados.
No primeiro dia (11/07) será a estreia da programação com a apresentação das bandas EGD e Allagi, às 19h30min. Outras bandas confirmadas são: Resposta, O Verbo, Aurora e João Pedro e banda, sendo ainda necessário confirmar mais duas bandas, dentre elas Átila Velasque.
...