Situação ambiental de estações de tratamento de efluentes de municípios do semiárido norte-rio-grandense
Por: rosamarie123123 • 28/3/2017 • Abstract • 302 Palavras (2 Páginas) • 415 Visualizações
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
PROGRAMA DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DO IFRN
Situação ambiental de estações de tratamento de efluentes de municípios do semiárido norte-rio-grandense
(Relatório Parcial)
Bolsista:
Miró Aires de Almeida
Orientadores:
Leci Martins Menezes Reis
Natal/RN, fevereiro de 2017.
- Relatório das atividades do bolsista
A pesquisa teve início pela revisão bibliográfica, buscando construir a fundamentação teórica e metodológica através da literatura. No intuito de reunir informações sobre Estações de Tratamento de Esgoto (ETE) e compreender o contexto brasileiro foram fichados o Plano Nacional de Saneamento Básico e as dissertações de mestrado “Alternativas sustentáveis de tratamento de esgotos sanitários urbanos, através de sistemas descentralizados, para municípios de pequeno porte” (SAMUEL, 2011), “Diagnóstico operacional de lagoas de estabilização” (SILVA, 2007) e “Impactos ambientais em estações de tratamento de esgotos” (LINS, 2010), além da tese de doutorado “Análise de desempenho e confiabilidade de estações de tratamento de esgotos” (OLIVEIRA, 2006) e do livro “Recursos hídricos em regiões semiáridas” (BRASIL, 2012).
Seguindo o projeto inicial, o método do biograma proposto por Sepúlveda (2008) foi analisado para aplicação, mas encontraram-se dificuldades de adaptá-lo para a análise de ETE. Como alternativa, foi encontrado o método proposto por Kellner, Calijuri e Pires no artigo “Aplicação de indicadores de sustentabilidade para lagoas de estabilização”, próprio para as estações.
A partir daí, começou a busca pelos dados necessários para determinar a situação ambiental das ETE propostas (Boa Saúde, Bom Jesus, Macaíba e Senador Elói de Souza), etapa que se mostrou complicada, devido à falta de dados secundários sobre essas unidades. No momento, os dados estão sendo solicitados à CAERN.
b) Número de trabalhos apresentados no Seminário de Iniciação Científica em (oral e painéis)
Foram escritos e inscritos trabalhos no XI CONNEPI e no XII CONGIC, mas na época a pesquisa havia acabado de começar e não foram aprovados.
...