TCC ENSINO RELIGIOSO
Por: RODRIGOMARCIO • 20/9/2021 • Trabalho acadêmico • 10.756 Palavras (44 Páginas) • 525 Visualizações
Instituto Coimbra
Ensino Religioso
Rodrigo Márcio de Oliveira Silva
ENSINO RELIGIOSO E DIREITOS HUMANOS
Belo Horizonte
2016
Instituto Coimbra
Ensino Religioso
Rodrigo Márcio de Oliveira Silva
ENSINO RELIGIOSO E DIREITOS HUMANOS
Monografia apresentada ao Instituto Coimbra como exigência parcial a obtenção do título de Especialista em Ensino Religioso. Tendo como orientador(a) o (a) professor (a) …………...
Belo Horizonte
2016
Instituto Coimbra
Ensino Religioso
Rodrigo Márcio de Oliveira Silva
ENSINO RELIGIOSO E DIREITOS HUMANOS
Relatório final, apresentado ao Instituto Coimbra como parte das exigências para a obtenção do título de Especialista Ensino Religioso.
Belo Horizonte, …. de ……… de 2016.
BANCA EXAMINADORA
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RESUMO
O presente artigo procura a partir de estudos e analise bibliográfica descrever a importância do ensino religioso para a formação cidadã do aluno. Em 1997, a promulgação da revisão do artigo 33 da LDB (22 de julho/Lei 9.745) orienta o perfil do Ensino Religioso como parte integrante da formação básica do cidadão. Dessa forma ficou assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, sem qualquer espécie de proselitismo no Ensino Fundamental É grande a diversidade existente de credos e dimensões de fé no Brasil. Nessa contextura, questões como a intolerância religiosa, os direitos humanos e o direito de professar ou não qualquer credo religioso, são temáticas que o educador do ensino religioso deve estar atento. A pedagogização do Ensino Religioso, que busca superar o uso desse mesmo ensino como um interventor de concepções religiosas para a formação de novos adeptos desta ou daquela tradição, é um desafio. Nada tão difícil, porém, que o diálogo com honestidade científica não permita estabelecer. Um sinal que pretende visibilizar este percurso são os objetivos que se encontram no Parâmetro Curricular do Ensino Religioso.
Palavras-Chave: Ensino Religioso. Direitos Humanos. Ética. Valores Morais
ABSTRACT
This article attempts from studies and analyze literature describe the importance of religious education for civic education of the student. In 1997, the promulgation of the revision of Article 33 of the LDB (July 22/9745 Act) directs the Religious Education profile as part of the basic training of citizens. Thus it was ensured respect for religious cultural diversity of Brazil, without any sort of proselytism in Elementary Education There is a great diversity of creeds and dimensions of faith in Brazil. In this texture, issues such as religious intolerance, human rights and the right to profess any religious belief or not, are themes which the teacher of religious education should be aware. The pedagogization of Religious Education, which seeks to overcome the use of the same teaching as an intervenor of religious ideas for the formation of new adherents of this or that tradition is a challenge. Nothing so difficult, however, that the dialogue with scientific honesty can not be determined. A sign that you want to visualize this route are the goals that are in the Parameter Curriculum of Religious Education.
Keywords: Religious Education. Human rights. Ethic. Moral values
SUMÁRIO
PÁG. | ||
INTRODUÇÃO | 06 | |
1. | O ENSINO RELIGIOSO E OS DIREITOS HUMANOS NO BRASIL | 08 |
1.1 | Liberdade de crença e Intolerância com os outros | 09 |
1.2 | O retorno de uma polêmica recorrente | 11 |
1.3 | Educação, Religião e Direitos Humanos: um espaço de discussão | 14 |
2. | ENSINO RELIGIOSO NA ESCOLA PÚBLICA | 17 |
2.1 | O Ensino Religioso como Área de Conhecimento | 18 |
2.2 | O professor e o ensino religioso | 19 |
3 | DIVERSIDADE RELIGIOSA, DIREITOS HUMANOS E ENSINO RELIGIOSO | 23 |
3.1 | O ensino religioso na formação básica do cidadão | 27 |
3.2 | Ética no ensino religioso | 28 |
CONSIDERAÇÕES FINAIS | 30 | |
REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS | 33 | |
INTRODUÇÃO
As funções, os significados e as formas do fenômeno religioso passaram por grandes transformações nos últimos séculos. De maneira mais evidenciada no Ocidente, a redescoberta da capacidade de a pessoa, por meio da razão, construir a própria história implicou uma progressiva migração da religiosidade para fora do centro do poder estatal. O Estado já não estava mais vinculado à Igreja assim como as escolhas religiosas dos cidadãos passaram a não sofrer interferência do Estado.
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