TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teocrácias na idade média e século XIX

Por:   •  2/11/2015  •  Ensaio  •  330 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 2

Adeus, querida Charlotte, mando-vos um amigo o mais cedo possível. Ele tem muitas semelhanças comigo e espero que o recebais bem... ele se chama Werther.

Carta de Goethe a Charlotte Kestner, 16 de junho de 1774

Foram, todas, poesias de ocasião, quer dizer, a realidade deve ter fornecido a ocasião e a matéria. Um caso particular torna-se universal e poético, quando um poeta o trata. Todas as minhas poesias são poesias de ocasião.

Goethe em Conversas com Goethe, por Johann P. Eckermann

Goethe nos coloca como correspondentes das intimidades afetivas de um jovem burguês. Este jovem burguês é o próprio Goethe. Pois Werther é em parte autobiografia, em parte necrológio. Nele faz-se notar o traço literário particular às grandes obras: vivência. Sem posturas, sem farsa íntima. Goethe, ao descrever Werther, faz do papel, espelho. Não há muito que os preocupe, e menos ainda que os inspire, claro, feita exceção aos poetas clássicos e passeios vesperais.

Mas não é por Homero que Werther se mata.

Charlotte está prometida a Albert. Goethe preferiu se chamar de Werther e Johann Kestner de Albert, no entanto, mantém 'Charlotte'. Charlotte é elo tenaz entre ficção e realidade, pois a primeira parte de Werther é uma confissão, e o maior poeta da Alemanha dispensa vigários, faz de todos nós testemunhas de sua penitência.

A paixão de Goethe por Charlotte Brum transposta neste livro penetra em nossa consciência afetiva de forma arrebatadora. Nos solidarizamos com suas falsas esperanças, compartilhamos suas lágrimas, nos extasiamos com sua tragédia, com seu martírio...

Mas não é Goethe que se mata.

Werther não é mais Goethe. Na segunda parte do romance, Werther é Karl Wilhelm Jerusalem, que a exemplo dos anteriores, vivia a expectativa de uma paixão impossível, e em sua ânsia impotente, ceifa a própria vida, com armas emprestadas pelo próprio Johann Kestner! Este mesmo informa a Goethe sobre o suicídio passional do amigo de ambos, que Goethe imortaliza no desfecho do livro.

Goethe mais tarde encontrou outra Charlotte (von Stein), mas ainda permanecemos viúvos de Werther.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (56.3 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com