A ANÁLISE DAS TENTAÇÕES DE CRISTO NOS LIVROS SINÓTICOS E SUA APLICAÇÃO NA MISSÃO DA IGREJA
Por: André Luciano • 23/4/2019 • Trabalho acadêmico • 7.750 Palavras (31 Páginas) • 329 Visualizações
FACULDADE BATISTA DO PARANÁ
PROGAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA
CURSO DE MESTRADO PROFISSIONAL
A ANÁLISE DAS TENTAÇÕES DE CRISTO NOS LIVROS SINÓTICOS E SUA APLICAÇÃO NA MISSÃO DA IGREJA
ANDRÉ FILIPE DE SOUZA LUCIANO
Colaborador: Prof.Esp.Carlos Luciano
Prof.Dr.Alan Myatt
Missão da Igreja no Mundo de Hoje
CURITIBA – PR
2017
ANDRÉ FILIPE DE SOUZA LUCIANO
CARLOS RESENDE LUCIANO
A ANÁLISE DAS TENTAÇÕES DE CRISTO NOS LIVROS SINÓTICOS E SUA APLICAÇÃO NA MISSÃO DA IGREJA
Trabalho da disciplina de Missão da Igreja no Mundo de hoje, do Curso de Mestrado em Teologia da Faculdade Batista do Paraná – FABAPAR.
Realizado em conjunto com o professor Esp. Carlos Resende Luciano.
CURITIBA – PR
2017
RESUMO
Este trabalho visa demonstrar a importância de se analisar as tentações de Cristo como fatos registrados nos evangelhos sinóticos e que podem ajudar a entender como a igreja deve agir para conscientizar as pessoas em relação ao poder que a tentação tem, fazendo assim com que a missão da igreja possa ser cumprida através da conscientização e da revelação de como Cristo suportou as tentações e como ele nos deu força para fazermos o mesmo. Busca-se realizar um estudo a respeito de um dos aspectos relevantes relacionado ao ministério de Jesus entre os homens. Entender quais foram as áreas em que o mesmo sofreu tais tentações, em que circunstâncias as mesmas ocorreram, quais as implicações tiveram na vida de Jesus e de seus discípulos e por consequência na vida de toda a Igreja por Ele fundada, pois assim como Jesus foi tentado, as pessoas atualmente também são tentadas, e ao dizer a seus discípulos para vigiarem e orarem a fim de não entrarem em tentação e inserir como petição tal problemática na oração do Pai Nosso que foi utilizada como oração didática para os mesmos, Cristo revela de forma incisiva a preocupação de que momentos difíceis e de luta entre a carne e o espírito estariam por vir e que um dos antídotos para se vencer tais tempos seria a aplicação constante de uma disciplina devocional não apenas na oração, mas de igual importância na meditação das Escrituras. A construção deste artigo se faz necessária a fim de se atender a demanda constante que há de uma compreensão cada vez melhor sobre o assunto aqui sugerido.
Palavras-chave: Tentações. Discípulo. Igreja. Evangelho. Missão. Igreja
ABSTRACT
This article aims to demonstrate the importance of analyze the temptations that Christ suffered as the registered facts on the synoptic gospels and can help to understand how the Church needs to act in order to aware the people about the power that temptation has, so that the mission of the church can be fulfilled through the awareness and the revelation of how Christ endured the temptations and how He gave us power to do the same. Seeks out to realize a study about one of the relevant aspects related to the Jesus ministry among the men. Know which were the areas that he suffered such temptations, in what circumstances they occurred, what implications they had in the life of Jesus and his disciples and consequently in the life of the whole Church which he founded, because as Christ was tempted, people today are equally tempted, and in telling his disciples to watch and pray in order not to enter into temptation and to insert as a petition such a problem in the prayer of the Lord's Prayer that was used as a didactic prayer for them, Christ reveals in an incisive way the concern that difficult moments and The struggle between the flesh and the spirit would come and that one of the antidotes to overcome such times would be the constant application of a devotional discipline not only in prayer but of equal importance in the meditation of the Scriptures. The construction of this article is necessary in order to meet the constant demand that there is an even better understanding about the subject suggested here.
Keywords: Temptation. Disciple. Church. Gospel. Mission. Church
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 8
2 O QUE É TENTAÇÃO 9
3 AS TENTAÇÕES SOFRIDAS POR CRISTO NOS EVANGELHOS SINÓTICOS 11
4 AS TENTAÇÕES SOFRIDAS PELAS PESSOAS ATUALMENTE 19
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 23
REFERÊNCIAS 24
ABREVIAÇÕES
Ec – Eclesiástes
Gl – Epístola aos Gálatas
Gn – Gênesis
Hb – Carta aos Hebreus
Jo – Evangelho de João
Lc – Evangelho de Lucas
Mc – Evangelho de Marcos
Mt – Evangelho de Mateus
Pv – Provérbios RC – Versão Almeida Revista e Corrigida
RA – Versão Almeida Revista e Atualizada
RC – Versão Almeida Revista e Corrigida
Sl – Salmos
Tg – Epístola de Tiago
1Co – Primeira epístola aos Coríntios
1Jo – Primeira epístola de João
2Pe – Segunda epístola de Pedro
1Tm – Primeira epístola a Timóteo
1 INTRODUÇÃO
O objetivo do presente trabalho é buscar compreender de forma pontual uma das grandes problemáticas vivida por Cristo em seu ministério e que é realidade humana desde seus primórdios. Entende-se que a tentação faz parte da natureza humana devido a sua construção, mas que tem como objetivo desvirtuar o propósito pelo qual a criação do homem se constituiu, portanto, é missão da igreja demostrar como Jesus foi tentado e resistiu e como se pode resistir da mesma maneira na atualidade, e a igreja ao ensinar as pessoas a resistirem as tentações, que tanto afligem na atualidade, estará cumprindo sua missão de levar o evangelho.
...