A ARMADURA DE DEUS
Por: sol123456 • 15/5/2018 • Monografia • 621 Palavras (3 Páginas) • 488 Visualizações
E
- COMENTÁRIOS SOBRE A ARMADURA DE DEUS:
Passar trecho do filme gladiador
Lembre-se Roma era o maior império da época com os melhores soldados que lutavam como se fossem um único homem, com ótimas estratégias de guerra, estando sempre unidos, nunca lutando sozinhos e por vezes usando seus escudos para se proteger.
No filme Gladiador, vemos o general Maximus dizendo à sua tropa que tudo que eles faziam aqui ecoaria na eternidade.
Como é que, como cristãos, podemos suportar as pressões incríveis e não sermos derrotados? Como podemos nos levantar contra as armadilhas de Satanás e ainda assim esperarmos sair vitoriosos? Paulo nos ensina a lançarmos mão da armadura de Deus.
O significado de cada item da armadura?
1) Cinturão da verdade: Usava-se no armamento romano um cinto com a finalidade de prender todos os pontos da armadura. Quando Paulo exorta a usarem o cinturão da verdade, ele está dizendo para que creiamos no que for verdadeiro. Quando pensamos algo fora da direção de Deus e deixamos esse pensamento entrar em nosso coração, então pecamos. Jesus deixou claro que a espiritualidade que Deus se agrada é a que é sustentada pela verdade revelada na sua palavra, a verdade que é Jesus.
2) Couraça da justiça: A armadura fornecia proteção para o tronco, que contém órgãos vitais. Sem uma couraça, para um soldado seria pedir para morrer, qualquer ataque poderia instantaneamente se tornar fatal. Espiritualmente falando, Satanás quer destruir o coração das pessoas de várias formas: desejos impuros, mágoa, cobiças, entre outros. Por isso, Paulo faz essa comparação, para alertamos que devemos proteger o nosso coração, assim como a couraça o protegia não deixando nada de ruim perfurá-lo. Precisamos estar atentos às áreas pelas quais nosso coração (mente, vontades) se contamina e o inimigo nos ataca. Devemos protegê-lo mantendo-o limpo, porque um coração contaminado dá ao inimigo um ponto de apoio e de vulnerabilidade para que ele nos ataque.
3) Sapatos da paz: Paulo usou apropriadamente calçados para representar a nossa prontidão de pregar a mensagem do Reino a quem quiser escutar. Qual foi a atividade mais importante na vida de Jesus? Ele disse ao governador romano Pôncio Pilatos: “Vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. ” Jesus pregava onde quer que houvesse um ouvido atento. Assim como o próprio Paulo.
4) Escudo da fé: refere-se a um escudo suficientemente grande para cobrir a maior parte do corpo, para nos proteger do ataque do mal. A fé resulta de se aprender sobre Jesus, de comunicar-se regularmente com ele em oração, e de discernir como ele nos protege e abençoa. Os soldados usavam o escudo de maneira que lhes proporcionavam amparo para seguirem em frente mesmo enfrentado ataques dos mais diversos. Não sabemos o que irá acontecer conosco, porém sabemos que pela fé Deus nos dará amparo.
5) Capacete da salvação: O capacete protege a cabeça e o cérebro do soldado. Para nós o capacete protege um dos pontos em nosso corpo mais atacados por Satanás e seus demônios que é a nossa mente e os nossos pensamentos. Nossa esperança cristã é comparável a um capacete porque protege a nossa mente.
6) Espada da palavra: corta nossos conceitos errados, também serve como defesa quando tentações ou pensamentos errados, duvidosos procuram destruir a nossa fé.
E para imitarmos Jesus, precisamos de treinamento. Referente aos soldados romanos a história nos conta que cada soldado faz exercícios todos os dias, e isso com muita diligência, como se fosse tempo de guerra.
...