A Antropologia
Por: badgirlbia • 8/9/2019 • Abstract • 363 Palavras (2 Páginas) • 344 Visualizações
Introdução
O ser humano é um organismo notoriamente biocultural, ou seja, é constituído através de influências biológicas e culturais; tais influências também reagem entre si, criando uma relação de força: a cultura é capaz de “influenciar” a biologia, e a biologia pode determinar mudanças nos aspectos culturais da sociedade humana. Ao longo deste trabalho serão apresentados e analisados exemplos de conexão biocultural extraídos da série Origins of Us (Nossas Origens) produzida em outubro de 2011 pela emissora British Broadcasting Corporation.
Bibliografia
SIQUEIRA, Euler David. Antropologia: uma introdução
Publicada no periódico "Proceedings of the Natural Academy of Sciences", em 16 de julho de 2007, uma pesquisa dirigida pelo antropólogo Michael Sockol, da Universidade de Nova York, propõe a teoria de que o ser humano passou a andar em pé porque isso é menos custoso em termos energéticos.... - Veja mais em https://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/atualidades/bipedes-andar-sobre-dois-pes-e-caracteristica-essencial-do-ser-humano.htm?cmpid=copiaecola
Unesp. Evolução humana e aspectos sociais.
O bipedalismo, ou seja, a capacidade de caminhar ereto sob duas pernas é um dos principais fatores que caracteriza e por consequência distingue o Homo sapies dos outros primatas. A possibilidade de andar sob dois pés conferiu vantagens significativas, entre elas a existência de uma maior reserva energética que mais tarde propiciou o desenvolvimento cerebral. Com o bipedalismo, o Homo sapies pôde ter uma maior liberdade de movimentos das mãos e dos braços, que fez com que este desenvolvesse uma nova forma de viver.
* A evolução do polegar
Os humanos não são os únicos a apresentarem polegar opositor, outras espécies de primatas como os chimpanzés e os gorilas também possuem este dedo, porém o que diferencia é a capacidade de mobilidade que o dedo mínimo e o anular possuem. Por conseguir dobrar o dedo mínimo e tocar o polegar, ganhamos a possibilidade de agarrar objetos e usar o polegar para firmá-los e direcioná-los. Foi essa habilidade que permitiu aos ancestrais desenvolver a escrita, fazer uso do fogo para cozinhar e melhorar as ferramentas.
A existência do polegar opositor nos humanos também influenciou a forma que nós nos relacionamos em sociedade, o uso do polegar como linguagem é algo que só é visto nas sociedades humanas, o gesto popularmente conhecido como “joinha” é um dos exemplos de como mudanças biológicas podem influenciar mudanças culturais.
...