A Bíblia E Os Usos E Costumes
Monografias: A Bíblia E Os Usos E Costumes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 12/7/2014 • 1.003 Palavras (5 Páginas) • 465 Visualizações
A Bíblia e os Usos e Costumes
Heribaldo Vilanova Silveira
A questão dos usos e costumes entre os evangélicos
brasileiros, e principalmente entre os pentecostais, não é
matéria pacífica. As questões suscitadas, são geralmente
vinculadas ao uso de brincos, braceletes, colares, jóias,
roupas,batons, etc., os quais são tidos por algumas
denominações, instrumentos incompatíveis com a santidade
de uma mulher evangélica, pois, são elas as mais visadas.
É verdade que algumas denominações pentecostais, mais
antigas no Brasil, e que durante vários anos não toleravam
seus membros de usarem estes utensílios, vêm repensando
tais concepções e tolerando algumas práticas, permanecendo,
contudo, a concepção geral de que os ensinos bíblicos
condenam estes usos e costumes.
A prática evangélica tem demonstrado que nem sempre é fácil
separar doutrina e costume. A primeira, de caráter
permanente, ou seja, são verdades reveladas por Deus aos
homens, imutáveis no tempo; a segunda, transitória, passível
de mudanças.
Considerando a importância do tema e desejoso de trazer-lhes
um ensino bíblico maduro, propus no meu coração, examinar
alguns usos e costumes vivenciados pelos israelitas no decorrer
de sua história, bem como, os ensinos do Novo Testamento
acerca da questão, a fim de contribuir na edificação da Igreja
do Senhor Cristo.
USOS E COSTUMES ENTRE OS ISRAELITAS
O que a bíblia diz sobre jóias e brincos? O uso de tais adereços
impede a comunhão com Deus?
Examinado o livro de Êxodo 3.21 a 22, encontramos o povo de
israel saí do Egito com utensílios de ouro e prata, como
determinação do próprio Deus: "EU darei mercê a este povo
aos olhos dos egípcios; e, quando sairdes, não será de mãos
vazias" - "Cada mulher pedirá à sua vizinha e à sua hóspeda,
jóias de prata, e jóias de ouro, e vestimentas; as quais porei
sobre vossos e filhos e sobre vossas filhas; e despojareis os
egípcios".Ora, o texto trás uma verdade bíblica, qual seja, era
tradição dos israelitas utilizarem o ouro e a prata. Qual o uso
que faziam deles?
Encontramos em 1Cr 29.1- 9, o rei Davi oferecendo ouro e
prata de sua propriedade particular a serem utilizados no
futuro templo de Jerusalém, e não apenas o rei Davi, mas o
povo contribuiu com com suas pedras preciosas. Avançando na
questão, veremos o uso do ouro e da prata pelas mulheres
israelitas como peças de adornos pessoais: "Disse-lhes Arão;
tirai as argolas de ouro das orelhas de vossas mulheres, vossos
filhos e vossas filhas e trazei-mas". "Então, todo o povo tirou
das orelhas as argolas e as trouxe a Arão"(Êx 32.2-3). O texto
citado evidencia o uso de argolas ou brincos pelos israelitas,
como parte da tradição hebraica.
Disto decorre que a obediência do povo israelita a Deus não
condicionava-se ao uso jóias de ouro e prata, usos de brincos,
braceletes, etc.
Vejamos mais um exemplo bíblico do relacionamento de Deus
com seu povo e a questão dos costumes das mulheres
israelitas. Ez 16. 11-12, faz menção da mensagem trazida pelo
profeta da parte de Deus a Israel. Nesta passagem o próprio
Deus assume a posição de um homem israelita e compadece-te
de uma mulher e a toma para si, dando-lhe presentes. Citemos
na íntegra esta passagem para que não paire dúvidas
concernentes as declarações aqui expostas.
"Também te adornei com enfeites e te pus braceletes nas mãos
e colar à roda do teu pescoço".
"Coloquei-te um pendente no nariz(ou testa, em outra
versão),arrecadas nas orelhas e linda coroa na cabeça".
As citações referem ao entendimento já exposto, qual seja, os
usos e costumes praticados pelos israelitas não eram
empecilhos à comunhão com Deus, fazendo parte da cultura
israelita o usos de tais adornos pessoais.
Há quem justifique uma postura mais conservadora
concernente ao tema, fundamentado em Is 3.20. Quanto a esta
passagem bíblica, o contexto da mensagem a partir do capítulo
III, demonstra que Deus não está preocupado com os usos e
costumes das mulheres israelitas e sim com a situação
espiritual do povo, os quais estão distantes da vontade de
Deus, preocupados com seus próprios interesses, decorrendo
disto uma profecia de julgamento sobre todo Israel e
Jerusalém. As mulheres israelitas também serão julgadas por
Deus, não pelo uso de braceletes, enfeites, etc., mas pela
indiferença face a vontade de Deus. Esta profecia foi cumprida
quando Israel foi levado cativo à Babilônia e Jerusalém
destruída.
OS USOS E COSTUMES E O NOVO TESTAMENTO
Não há no Novo Testamento uma doutrina a respeito de usos e
costumes. Encontramos algumas considerações dos apóstolos
Pedro e Paulo sobre o assunto, à título de princípios
norteadores às igrejas.
O Apóstolo Pedro em sua primeira carta escreve: "Não seja o
adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos,
adereços de ouro, aparato de vestuário". "Seja, porém, o
homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um
espírito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante de
Deus". Pois foi assim também que a si mesma se ataviaram
outrora, as santas mulheres que esperavam em Deus, estando
submissas a seu próprio marido"(1Pe 3.3-5).
Ora, o apóstolo está dirigindo uma palavra específica as
mulheres casadas e em nenhum instante do texto, há uma
ordem direta de proibição. Os usos e costumes citados servem
para demonstrar a superioridade dos valores espirituais em
relação a aparência exterior, de caráter transitório.
O ensino de Pedro harmoniza-se com as admoestações de
Paulo(1Tm 2.9). Este recomenda que as mulheres usem trajes
decentes e se ativiem com modéstia e bom senso.
Assim, as expressões modéstia e bom senso, sintetizam a
concepção neo-testamentária.
JESUS E OS USOS E COSTUMES
A preocupação de Jesus em seu ministério foi de fazer
conhecida a vontade Deus, realizando o plano da salvação. Seu
ministério era tríplice: pregação do reino de Deus, ensino da
palavra, cura espriritual e física. Jesus Cristo não estava
preocupado em criar obstáculos ao crescimento do reino de
Deus, estabelecendo normas sobre costumes a serem seguidos
pelos seus discípulos, pelo contrário, em Mt 15.1-20 e Mc 7.13,
Ele censura os fariseus que queriam com suas tradições
invalidar a palavra de Deus, através de seus legalismos.
CONCLUSÃO
Em face das considerações apresentadas conclui-se:
1. Era prática comum entre as mulheres israelitas o uso de
jóias de ouro, prata, brincos, braceletes, véus, e outros
adereços semelhantes. Esta prática fazia parte da cultura
hebraica e não constituía empecilho a comunhão com Deus.
2. Os ensinos apostólicos, especificamente de Pedro e Paulo,
fazem algumas restrições à prática de determinados usos e
costumes à época, mas o essencial da mensagem é o princípio
neo-testamentário de uso de modéstia e bom senso nos usos e
costumes.
3. Jesus Cristo durante seu ministério não faz menção de
proibições sobre os usos e costumes, suas críticas às tradições
dos fariseus, evidenciam a preocupação em não criar empecilho
ao crescimento do seu reino, o que pode ser aplicável à Igreja
atual.
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