A Difícil Arte de Esperar
Por: Rodrigo C • 22/7/2020 • Abstract • 1.182 Palavras (5 Páginas) • 395 Visualizações
A DIFÍCIL ARTE DE ESPERAR
(Pr. Rodrigo/PIBRC/01.07.20)
Salmo 40.1-8
Vocês já observaram o quanto a nossa vida é cheia de espera? – Esperamos a nossa vez em filas... esperamos o salário no fim do mês... Esperamos resultados de concursos... Resultados de exames... Os pais esperam 9 meses pelo nascimento de um filho... depois esperamos ele crescer...
Para o adolescente, muitas são também as suas esperas: a hora certa para namorar, noivar, casar... para aprender a dirigir... para se livrar da mesada dos pais e ir trabalhar...
Por tudo isso, Precisamos Dominar a Difícil Arte de Esperar...
Israel vivia em constante Espera: Esperou a promessa de Deus para Abraão; Esperou passar o Cativeiro no Egito (430 anos), Esperou a volta de Moisés do Monte Horebe (e falharam fazendo um bezerro de ouro); Esperou a Terra Prometida (40 anos no deserto); Esperou a Libertação do Cativeiro Babilônico (70 anos); Esperou a chegada do Messias (400 anos)... Diante de todas essas “esperas”, Davi escreve um Salmo que nos ensina sobre a Difícil Arte de Esperar... ESPERAR É UM APRENDIZADO! ESPERAR É ALGO QUE PRECISAMOS APRENDER. De que modo aprendemos a esperar?
I - PRECISAMOS APRENDER A ESPERAR “COM PACIÊNCIA” – (v.1a)
- Você é uma pessoa impaciente? Está sempre com pressa? Vivemos num mundo imediatista, com pressa para tudo, até Paulo lutava com a impaciência (1 Ts 3.5; 1 Tm 3.14). Queremos que tudo se resolva, que as coisas voltem ao normal o mais rápido possível, que os problemas passem, que nossa saúde se restabeleça o mais rápido possível quando estamos doentes...
- Ilust.: Uma borboleta lutava para livrar-se do seu casulo e um garoto olhava aquilo por muito tempo e quando a sua paciência acabou ele decidiu ajudar cortando o casulo com uma tesoura... infelizmente a linda borboleta passou o resto da vida se arrastando, pois suas asas ficaram deformadas... o que o menino não sabia era que a borboleta precisava daquele esforço para que suas asas pudessem terminar a formação. O mesmo Deus que fez o processo que permite uma borboleta voar é o mesmo Deus que está no controle das situações ao nosso redor para nosso bem, para nos fortalecer. Deus planejou a borboleta para ser um animal que voa e não que se arrasta. Da mesma forma, ele planejou que seus filhos e filhas, seu povo, sejam representantes de Deus neste mundo, temos a semente de Deus em nós, devemos cumprir nosso papel de sal e luz, mas isso não vai acontecer se formos pessoas impacientes.
- Então se você luta com a pressa, com a falta de paciência – mude! Davi aprendeu o valor de esperar no Senhor e agora nos desafia a fazer esta escolha. Paulo em 1 Co 13.4 inicia a relação de qualidades do amor dizendo: “quem Ama, espera!” “O amor é paciente”. Você ama verdadeiramente a Deus? Aprenda a esperar.
II- PRECISAMOS APRENDER A ESPERAR COM “CONFIANÇA EM DEUS” – (v.1b-4)
- O Salmista sabia em quem ele cria! (Sl 37.4-5, 7, 9 e 40.17)
- Poucas coisas mostram mais a nossa verdadeira confiança em Deus do que quando esperamos nEle.
- A Biblia ensina que confiança é um fruto da fé (Hb 11.1,6)
- Você é daqueles que Confiam em Deus, daqueles que Perseveram, daqueles que Sabem o que Ele quer?
- Você é daquele que Pede e Espera acontecer ou é daqueles que logo desistem? (Hb 10.38-39)!
- Eu Creio, eu Confio, eu Espero em Deus que em nosso tempo ainda veremos grandes maravilhas de Deus, como por exemplo a conversão de muitas pessoas.
- Mas eu também confio em Deus que ele pode resolver a questão que está pesando neste momento no seu coração, porque foi o mesmo Senhor Jesus quem disse: “Para Deus não há impossíveis em todas as suas promessas” (Lc 1.37), e qual é uma das suas muitas promessas? “Pedi e dar-se-vos-á, buscai e achareis, batei e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, quem bate, abrir-se-lhe-á.” (Mt 7.7,8). Mas para que tudo isso aconteça, você precisa aprender a esperar sem duvidar. Você confia verdadeiramente em Deus? Aprenda a esperar.
III- PRECISAMOS APRENDER A ESPERAR COM HUMILDADE – (v. 5-6)
- Ilust.: Até Jesus, humildemente, esperou a hora certa para iniciar seu ministério (30 anos), e depois mais 3 dias para ressuscitar e então mais 40 dias p/subir aos céus!
- Vivemos num tempo onde muitos tem inclinado seus ouvidos uma Teol. da Prosperidade que ensina que “Deus sempre vai me dar o que eu quero quando eu quero”, e qual é o grande desafio? Infelizmente muitas pessoas não querem esperar pela vontade de Deus ou pelo tempo de Deus e muitos tem em seus corações uma atitude de exigência: “Eu quero”! “Eu ordeno”! “Eu não aceito demora”! “Tem que ser agora”! Querem respostas imediatas de Deus. Já ouvi de pessoas dando prazo para Deus: “Senhor eu vou te dar o prazo de 7 Semanas...”. Davi entendeu que esperar em Deus envolve humildade porque Deus é grande demais! Deus faz o que ele quer quando ele quiser e como bem entender. Perceba que a própria atitude de esperar com alegria já reflete um ato de humildade. Que contraste de Davi com Saul que sendo rei, se considerou acima da Lei e por orgulho desobedeceu a Deus fazendo por si mesmo os sacrifícios (1 Sm 13.8-10)
- Talvez a melhor ilustração de esperar com humildade seja o próprio Senhor Jesus o qual, com humildade, aguardou o momento certo para iniciar o seu ministério (cerca de 30 anos), o qual buscava a Deus em suas orações dia a dia em seus 3 anos de ensino aos discípulos, e depois mais 3 dias para ressuscitar, e então mais 40 dias para subir aos céus, em tudo isso ele sendo o próprio Deus. Você tem crescido em humildade? Aprenda a esperar.
Desafio
Esperar com Paciência, com Confiança e com Humildade é o Segredo de uma Espera Vitoriosa! “Esperei, e ele ouviu....”
Nós não encontramos nenhum registro bíblico ou mesmo a experiência de alguém que tenha Esperado com Confiança em Deus e Ele não tenha vindo ao seu socorro... ÊXODO 3:7-10!
Aprender a Esperar a Direção de Deus! Aprender a esperar a Hora de Deus, sem no entanto perder a Hora, a Vez, a Oportunidade é a Chave para o Sucesso em nossas vidas!
...