A Estátua De Nabucodonosor
Artigos Científicos: A Estátua De Nabucodonosor. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: samoa4 • 5/9/2013 • 4.283 Palavras (18 Páginas) • 781 Visualizações
Visões De Nabucodonozor
(Uma grande estátua)
Em símbolo de uma grande estátua o Senhor Deus mostrou a Nabucodonozor uma seqüência de cinco reinos mundiais começando por Babilônia, e terminando com a manifestação do reino de Davi. Nabucodonozor reconheceu que a visão vinha dos Céus, embora contemplasse um quadro temeroso. Ficando perturbado recorreu aos sábios, astrólogos e adivinhadores de Babilônia, para decifrar os fatos indicados no cenário posto em sua frente. Eles nada podendo fazer, o rei se enfureceu e decretou morte a todos os sábios caldeus. O decreto atingia Daniel, o profeta hebreu, que também era contado entre os sábios de Babilônia. Daniel pediu um prazo para responder ao rei, tempo suficiente para buscar de Deus a interpretação do quadro profético da visão.
O profeta conhecia o mistério do reino de Davi, porque os escritos de Jeremias lhe fez saber que as profecias de Amós, e de Isaias seu filho, falavam precisamente da existência oculta do reino de Davi. Pensavam que o segredo estivesse na Judeia, embora não soubessem nada certos. Sendo Daniel profeta em Babilônia, ficou sabendo como tudo aconteceu para a ocultação da arca da aliança. Por recomendações divinas, Jeremias fez saber a Daniel tudo sobre o reino de Davi e a ocultação da arca. Daniel pediu prazo ao rei para interpretar suas visões, a fim de consultar a Deus sobre as diferentes partes da estátua simbólica. Pois quanto à pedra que esmiuçou a estátua e encheu toda a terra, Daniel estava certo que tratava do estabelecimento do reino de Deus com poder sobre as nações. Havendo consultado ao Senhor, Daniel recebeu orientações e explicou tudo ao grande rei.
Deus lhe fez saber que a divisão da estátua em cinco partes diferentes, significava uma seqüência de quatro impérios universais com diferentes características. Ficou sabendo também que os dez dedos da estátua indicavam a divisão do quarto império em dez Estados menores. Assim o profeta se sentiu preparado para responder tudo a Nabucodonozor. Explicou que a estátua indicava uma sucessão de impérios começando por Babilônia, e terminando com um reino de poder e gloria que seria levantado na terra. Daniel não revelou, porém, que Deus deveria levantar o reino de Davi para subjugar as nações, porque isto se tratava de um segredo restrito aos profetas. Mas assegurou que as diferentes partes da estátua, representavam uma seqüência de quatro reinos começando por Babilônia. Contou que a cabeça de ouro da estátua retratava o reino babilônico, e as outras partes simbolizavam os impérios subseqüentes. Finalmente apresentou o significado da pedra que feriu e destruiu a estátua e tomou conta da terra.
“Da maneira como viste que do monte foi cortada uma pedra e esmiuçou a estátua,... o Deus do Céu te faz saber que levantará um reino forte,... e este reino esmiuçará todos os reinos, e será estabelecido para sempre.”(Daniel.2,45 e 44).
Se a pedra tornou-se um grande monte e encheu toda a terra, Daniel ficou ciente que tratava do reino de Deus com poder mundial. Porque a palavra ‘monte’ na linguagem das profecias, representa ‘reino, poder e domínio.’ Podemos ver isto nos livros de Zacarias e do profeta Isaias, onde explica isto sem deixar a dever. Em Zacarias, por exemplo, Deus chama o reino samaritano de ‘um grande monte.’
“Quem és tu, ó monte grande? Diante de Zorobabel tornar-te-ás uma campina.”(Zacarias.4,7).
Já o profeta Isaias emprega esta figura de linguagem em suas profecias, revelando que no reino de Deus haverá paz e justiça eterna.
“E não se fará mal nem dano algum em todo o monte (ou reino) da minha santidade, porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar.”(Isaias.11,9).
Portanto a pedra que feriu a estátua e se fez um grande monte enchendo toda a terra, representa o reino de Deus que sujeitará as nações. Apresentamos um esboço acessório da visão de Daniel estimulando a percepção do leitor para iniciar os seus passos no estudo em pauta.
A estátua e suas características
A estátua estava dividida em cinco partes: “Cabeça (1), peito e braços (2), ventre e coxas (3), canelas e pés (4), e finalmente os dez dedos dos pés da estátua (5).” O rei esquecera o sonho que havia sonhado, e inquiria dos sábios e astrólogos que lhe fizesse lembrar o que havia sonhado e lhe dessem também a interpretação. Disse-lhes o rei:
“Tive um sonho, e para saber o sonho está perturbado o meu espírito. E os sábios disseram ao rei: Ó rei, conte o sonho aos seus servos, e daremos a sua interpretação. Respondeu o rei: O que me foi mostrado tem escapado, e se não me fizerdes saber o sonho e a sua interpretação, sereis despedaçados, e as vossas casas serão feitas um monturo. Mas se vós me declarardes o sonho e a sua interpretação, recebereis de mim donativos e dádivas, e grande honra. Portanto declarai-me o sonho e a sua interpretação...
Por conseqüência, se não me fizerdes saber o sonho, uma só sentença será a vossa. Respondeu Daniel na presença do rei, e disse: O segredo que o rei requer, nem sábios, nem astrólogos, nem magos, nem adivinho o podem descobrir ao rei. Mas há um Deus nos céus, o qual revela os segredos; ele pois faz saber ao rei o que há de ser no fim dos dias. O teu sonho e as visões da tua cabeça na tua cama, são estas: Estando tu, ó rei, na tua cama” disse-lhe o profeta, “subiram aos teus pensamentos o que há de ser depois disto.
Aquele pois que revela os segredos te fez saber o que há de ser... Tu, ó rei, estavas vendo, e eis uma grande estátua, cujo resplendor era excelente, estava em pé diante de ti, e a sua vista era terrível. A cabeça da estátua era de ouro fino, seu peito e braços eram de prata, seu ventre e as suas coxas de cobre. Suas pernas de ferro e os seus pés em parte de ferro e em parte de barro. Estavas vendo isto, quando uma pedra foi cortada, sem auxilio de mão, a qual feriu a estátua nos pés de ferro e de barro, e os esmiuçou.
E foi juntamente esmiuçado o ferro, o barro, o cobre, a prata e o ouro; os quais se fizeram como a pragana e o vento os levou, e não se acharam lugar algum para eles. Mas a pedra que feriu a estátua, se fez um grande monte e encheu toda a terra. Este é o sonho” disse Daniel ao rei, “também a interpretação dele diremos na presença do rei.”(Daniel.2,3-9 A: Daniel.2,29, 31-36).
A cabeça de ouro da estátua
(de 606
...