TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Formação dos Obreiros de Cristo

Por:   •  2/9/2023  •  Seminário  •  10.418 Palavras (42 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 42

A FORMAÇÃO DE UM OBREIRO DE CRISTO

  1. INTRODUÇÃO

“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.”

2 Timóteo 2:15 | ARC |

No aspecto mais direto do significado de obreiro podemos dizer que é o operário; trabalhador; a pessoa que coopera para um fim útil. Sendo assim todos de alguma forma são cooperadores dentro da igreja, e podem cooperar em diversas tarefas, sendo de forma temporária ou indeterminada, coordenada, organizada e voluntária. Inclusive na oportunidade do exercício de um dom, talento ou vocação, observado naquele discípulo comprometido com o chamado da igreja.

Obra, no grego, é εργον - ergon. Significa: “Efeito do trabalho ou da ação” – “Aplicação das forças e faculdades humanas para alcançar um determinado fim” – “Atividade coordenada, de caráter físico e, ou intelectual, necessária à realização de qualquer tarefa, serviço ou empreendimento” – “Tarefa para ser cumprida; serviço” – “Obrigação, responsabilidade”.

O obreiro de Cristo é aquele que coopera na obra de Deus. Portanto, a medida que as tarefas forem identificadas pela missão (preservando sempre a essência missionária da igreja no mundo) de forma organizada e coordenadas com a necessidade de aplicação das faculdades humanas (talentos) e o dons espirituais; serão então definidos o Corpo de Obreiros; pois a obra do Senhor jamais poderá ser feita por um só homem.

Na palavra de Deus encontramos duas “chamadas”:

vinde a mim, Mt 11:28-30;

Vinde após mim, Mc 1:16-20; 

e “quatro ordens de Jesus”: Mt 28:19-20

Ide;

Fazei;

Batizai;

Ensinai;

Neste propósito somos enviados por Jesus ao mundo; “Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo” (Jo 17:18); a pregar o Reino, curar enfermos2, expulsar demônios2 (Lc 9:1-2); e a cumprir o Ide, fazendo discípulos, batizando em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando a guardar todos os mandamentos do Salvador (Mt 28: 19-20).

Organizando-se de tal maneira que alcancemos a maturidade segundo a graça que nos foi concedida, e de acordo com a vocação a que fomos chamados; Ef 4: 12-13 “… querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para a edificação do corpo de cristo, até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo…”. Então, somos preparados na santidade para uma obra que conceda a todos uma única fé no conhecimento de Deus através de Seu Filho Jesus Cristo.

Nota 1: enfermo - significa "tornar-se fraco"; latim “infirmus” in (não) + firmus (firme) – não firme.

Nota 2: Expulsar demônios x Conhecimento de Deus

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

Efésios 6:12

Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim poderosas em Deus para destruição das fortalezas;

Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo;

2 Coríntios 10:4,5

        

  1. O CONTEXTO DO OBREIRO EM 2 TIMOTEO 2.1-26.

Portanto, você, meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus.

2 Timóteo 2:1

A força que te torna um obreiro vem da Graça de Jesus em sua vida. Não vem do seu esforço e desempenho; vem de aplicar toda sua força na  entrega em Amor, pois Graça é um dom!

A graça de Deus é a força ativa, o poder abençoador, o impulso, o empurrão que Deus imprime no universo e na humanidade para a existência e possibilidade do bem e do bom.

E as coisas que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar a outros.

2 Timóteo 2:2

Confiar: entregar (a alguém ou a algo) a responsabilidade de um trabalho, missão etc

Fiéis: Que guarda fidelidade, que cumpre seus contratos, Que possui fé, que acredita em algo ou em alguém

Ensinar: transmitir (experiência prática) a; instruir (alguém) sobre, doutrinar.

Suporte comigo os sofrimentos, como bom soldado de Cristo Jesus.

Nenhum soldado se deixa envolver pelos negócios da vida civil, já que deseja agradar aquele que o alistou.

Semelhantemente, nenhum atleta é coroado como vencedor, se não competir de acordo com as regras.

           2 Timóteo 2:3-5

O soldado é o obreiro que se uniu ao mesmo propósito, aquele que defende ativamente uma causa, que se posiciona de uma forma similar aquela causa, envolvido diretamente, ativamente e se identifica através de sua postura pessoal. Habituado a situações que envolvem luta, dificuldades ou labuta. Esforçar-se ao máximo possível para ser vitorioso; enfrentar diversos desafios para vencer.

O lavrador que trabalha arduamente deve ser o primeiro a participar dos frutos da colheita.

        2 Timóteo 2:6

O galardão é dado com base nas obras; a salvação é dada exclusivamente com base na graça de Deus.

Reflita no que estou dizendo, pois o Senhor lhe dará entendimento em tudo.

Lembre-se de Jesus Cristo, ressuscitado dos mortos, descendente de Davi, conforme o meu evangelho,

     2 Timóteo 2:7,8

Entendimento através do Espírito Santo que nos fará lembrar-se de tudo o quanto está no Evangelho de Jesus.

Um obreiro nunca estará sozinho o Espirito santo desceu sobre nós com poder!

pelo qual sofro a ponto de estar preso como criminoso; contudo a palavra de Deus não está presa.

Por isso, tudo suporto por causa dos eleitos, para que também eles alcancem a salvação que está em Cristo Jesus, com glória eterna.

   2 Timóteo 2:9,10

O Obreiro não deixa a Palavra preso dentro de si próprio, utilizando-se de desculpas ou pretextos que alegam não suportar a obra; pois tem como responsabilidade que outras pessoas encontrem a salvação através de Cristo Jesus.

Esta palavra é digna de confiança: Se morremos com ele, com ele também viveremos;

se perseveramos, com ele também reinaremos. Se o negamos, ele também nos negará;

se somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo.

2 Timóteo 2:11-13

Fidelidade é o termo com origem no latim fidelis, que significa uma atitude de quem é fiel, de quem tem compromisso com aquilo que assume. É uma característica daquele que é leal, que é confiável, honesto e verdadeiro.

A noiva do Cordeiro tem a alegria de contar com a companhia fiel e ininterrupta de seu noivo mesmo antes do casamento, uma vez que Cristo é Onisciente, Onipotente e Onipresente (Jr 23.24). Pois a fidelidade de Jesus transcende o nosso entendimento e mesmo que Sua Igreja possa se sentir fragilizada diante dos obstáculos, não está só.

Continue a lembrar essas coisas a todos, advertindo-os solenemente diante de Deus, para que não se envolvam em discussões acerca de palavras; isso não tem proveito, e serve apenas para perverter os ouvintes.

Procure apresentar-se a Deus aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja corretamente a palavra da verdade.

Evite as conversas inúteis e profanas, pois os que se dão a isso prosseguem cada vez mais para a impiedade.

O ensino deles alastra como câncer; entre eles estão Himeneu e Fileto.

Estes se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição já aconteceu, e assim a alguns pervertem a fé.Entretanto, o firme fundamento de Deus permanece inabalável e selado com esta inscrição: "O Senhor conhece quem lhe pertence" e "afaste-se da iniqüidade todo aquele que confessa o nome do Senhor".Numa grande casa há vasos não apenas de ouro e prata, mas também de madeira e barro; alguns para fins honrosos, outros para fins desonrosos.Se alguém se purificar dessas coisas, será vaso para honra, santificado, útil para o Senhor e preparado para toda boa obra.

     2 Timóteo 2:14-21

A Chave aqui é: vaso para honra, santificado, útil para o Senhor e preparado para toda boa obra.

Discussões não convertem corações; só alimentam famintos por debates humanistas e/ou teológicos, geram críticos e promovem ambientes de impiedade, ao invés do ambiente de Amor e arrependimento.

Manejar corretamente a palavra da verdade é levar as boas notícias da forma correta e sincera. O apóstolo Paulo alerta para a importância de permanecermos na verdade. Ele fala sobre visões de anjos que ensinam doutrina diferente, alerta sobre a propagação de rituais que não tem Cristo como centro do seu significado. Toda a doutrina bíblica está baseada em uma única pessoa, e essa pessoa é chamada de: exata expressão de Deus; Deus unigênito; Deus conosco.

Não será possível “manejar bem a Palavra da Verdade”, até que o mistério de Cristo esteja fundamentado em nossos espíritos. Sua obra como homem, ministro, servo de Deus.

Palavra eterna, meio através do qual tudo foi criado e, especialmente, sobre o Redentor de toda a criação, precisa ser entendida. Levar a contemplação da palavra: ato de concentrar longamente a vista, dando atenção a algo.

Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, juntamente com os que, de coração puro, invocam o Senhor.

2 Timóteo 2:22

Fuja de desejos que te levam a pecar, principalmente aqueles que Cristo te libertou, não olhe para trás procurando os prazeres que um dia a vida te deu.

Evite as controvérsias tolas e fúteis, pois você sabe que acabam em brigas.

Ao servo do Senhor não convém brigar mas, sim, ser amável para com todos, apto para ensinar, paciente.Deve corrigir com mansidão os que se lhe opõem, na esperança de que Deus lhes conceda o arrependimento, levando-os a conhecimento da verdade,para que assim voltem à sobriedade e escapem da armadilha do diabo, que os aprisionou para fazerem a sua vontade.

               2 Timóteo 2:23-26

Toda discórdia é uma armadilhado diabo preparada contra o obreiro de Cristo. Geralmente é colocada na alma da pessoa, gerando insatisfação e sentimentos de justiça, ocasionando a reação, como uma embriaguez, na forma de brigas e rompimentos. Desta forma, o diabo consegue anular o fruto de Deus na vida do obreiro: amor, ensino, mansidão, esperança, paciência.

O Foco e o Desafio do Obreiro é que na hora da controvérsia ser uma agente de sabedoria para que o mal não prevaleça e os mais necessitados sejam alcançados com a misericórdia e arrependimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.8 Kb)   pdf (1.3 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 41 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com