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A Historia da Igreja

Por:   •  5/7/2017  •  Seminário  •  1.002 Palavras (5 Páginas)  •  296 Visualizações

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INSTITUTO BÍBLICO RER. ALGUSTO ARAUJO

DISCIPLINA

TEOLOGIA SISTEMÁTICA II

ANTROPOLOGIA

 Prof: Rev. Nelson Abreu Junior

Aluno: Elbison Pereira de Almeida

Resumo

Das paginas 34 á 49.

TEORIAS SOBRE A ORIGEM DA ALMA HUMANA

  1. - Pre Existencialismo

Essa teoria teve seu principal expoente com Origines (séc. III), esta teoria diz que a alma dos homens já existiam anteriormente de serem criados.

Algumas complicações:

  1. Não tem base nas ESCRITURAS;
  2. Apresenta o corpo como um mero acidente;
  3. Destrói a unidade da raça humana;
  4. Não tem apoio na consciência humana.

  1. Traducianismo

Apresenta a idéia de que a alma do homem é propagada juntamente com os corpos, mediante uma geração ordinária, transmitidas dos pais aos filhos.

  1. Argumentos a favor do traducianismo
  1. A escritura parece favorecer a apresentação do traducianismo;
  2. Pelas leis naturais da vida vegetal e animal;
  3. As leis genéticas favorecem o traducianismo;
  4. O traducianismo oferece mais base para explicar a depravação moral e espiritual

  1. Objeções ao traducianismo
  1. É contrario a doutrina filosófica da simplicidade alma;
  2.                    
  3. Após a criação original, Deus não pose mais criar;
  4. A união com o Realismo pra dar a base e explicar a culpa da raça humana e do homem.
  5. Dificuldades com a Cristologia.

  1. Criacionismo

Esta teoria considera que cada alma é a criação imediata de Deus.

  1. Argumentos a favor do Cristianismo
  1. É mais consistente com as apresentações da Escrituras;
  2. Evita tropeços do traducianismo na Cristologia;

  1. Objeções ao criacionismo
  1. Sendo a alma depravada e má, torna Deus o criador direto do mal;
  2. Os pais terrenos como apenas geradores do corpo de seus filhos, Deus como o criador da alma, e que não cria todas iguais;
  3. O criacionismo não esta em harmonia com a relação atual de Deus com o mundo e com sua maneira de trabalhar nele;

4) Ponderações finais

a)  há que se ter prudência ao falar deste assunto

Deve admitir-se que os argumentos de ambas as partes, traducianismo e criacionismo, estão equilibrados;

b) Alguma forma de Criacionismo merece preferência

(a) Não encontra dificuldade filosóficas;

(b) Evita os erros Cristológicos que envolve traducianismo;

(c)Está mais em harmonia com nossa idéia de pacto.

   A IMAGEM DE DEUS NO HOMEM

O conceito da imagem de Deus é o coração da antropologia cristã, isto quer dizer que a imagem de Deus não é um acidente, mas algo extremamente importante  a essencial a natureza humana,

Quando criado, portanto, o homem era:

  1. Espelho de Deus;

Antes da queda, o homem refletia perfeitamente a imagem de Deus.

  1. O representante de Deus;

O domínio que Deus deu ao homem sobre todas as obras de sua criação;

SOBRE O SIGNIFICADO DAS PALAVRAS

“Imagem” e “Semelhança”

“A opinião correta é que a palavra “semelhante” foi acrescentada a “imagem” para expressar a idéia de a

perfeita A idéia é de que, mediante a criação, aquilo que era arquetípico em Deus. Se transformou em cópia do homem.

Deus foi o original de onde se tirou a cópia que é o homem.

SOBRE A REFLEXÃO DA IMAGEM DE DEUS

Reflexo 1

O homem reflete a imagem de Deus como um ser pessoal que é;

Reflexo 2

O homem reflete a imagem de Deus pela capacidade de domínio sobre as outras coisas criadas;

Reflexo 3

O homem reflete a imagem de Deus por ter atributos que chamamos de essenciais;

  1. Poder intelectual;
  2. Afeições naturais;
  3. Espiritualidades; imortalidades;
  4. Aspecto físico (moral)

Reflexo 4

O homem reflete a imagem de Deus por ter atributos que consideramos “não essenciais” a ele,

ESTAGIOS DA IMAGEM DE DEUS

  1. Imagem origina

Neste tempo, antes da queda, no estado de integridade, o homem refletia perfeitamente a imagem de Deus;

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