A INFLUÊNCIA DE HITLER
Por: ALEXANDRE1706 • 23/4/2018 • Dissertação • 575 Palavras (3 Páginas) • 360 Visualizações
A INFLUÊNCIA DE HITLER
A rica história de um país é formada pela luta de seu povo, conquistas e principalmente por sua cultura. A Alemanha tem inúmeras marcas e roteiros que a tornam única. Mas para ser, o que é hoje, sua população passou por diversas dificuldades, principalmente com Adolf Hitler. Ele foi uma das pessoas mais marcantes, sendo líder do nazismo, que transcorreu de 1934 à 1945, e também um dos responsáveis pela Segunda Guerra Mundial. O resultado dos seus atos, grande parte já conhece, sendo que, foram milhares de pessoas mortas. Hitler, tinha o objetivo de ‘padronizar’ o povo da Alemanha, eliminando todos Judeus e ‘não-arianos’.
Nesta época, estava instaurado o caos no país, sendo que, judeus e pessoas que não tinham olhos e pele clara, não eram altos e fortes, sofreram muito e/ou morreram. Os nazistas viam os judeus como uma espécie inferior de vida, uma espécie de verme cujo contato infectava o povo alemão com doenças mortais. Qualquer adjetivo ruim, era relacionado ao povo judeu. Também existe a hipótese que a classe alta da Alemanha se sentia ameaçada, e que o holocausto pode ser relacionado também uma questão política (HILBERG, 2016)
A destruição dos judeus foi um evento sem precedentes na história. De fato, em suas dimensões e configurações totais, não acontecera nada parecido antes. Como resultado de um empreendimento organizado, milhões de pessoas foram mortas no curto espaço de alguns anos. A operação acabou antes que qualquer um pudesse compreender sua atrocidade e muito menos suas implicações futuras (HILBERG, 2016).
O fim do nazismo iniciou quando Hitler já havia realizado todas suas pretensões na Alemanha, e decidiu invadir a União Soviética (atual Rússia), em junho de 1941, com intenções de se fortalecer estrategicamente e economicamente. Foram três meses com o exército vermelho, da Rússia, só se defendendo. Em segundo momento, foi a vez da ofensiva, que levou ao cerco mais de 300 mil militares alemães, que rumaram para outra região, a de Moscou. Na Batalha de Moscou, nova derrota de Hitler, e finalmente conseguiu-se deter os alemães (WERT, 2015).
O resultado final foi uma grande tragédia, e seu impacto foi sentido pela comunidade judaica, que perdeu dimensões de população, características e distribuição. Também pela Alemanha, e por fim, também por aqueles que estavam fora da arena destrutiva e que viram tudo acontecer.
Em relação a cultura, a intenção de Hitler e seus comandados era recuperar os valores tradicionais da sua sociedade, que haviam sido perdidos depois da Primeira Guerra Mundial, com o socialismo e os judeus. Todo meio de comunicação, rádios, livros, cinema, peças teatrais era dominado pelo nazismo, e qualquer atitude suspeita era tomada pelo governo. A ideia era retomar a cultura, envolvendo a música, literatura, religião, seguindo características de mitos e heróis germânicos. Neste sentido, a Alemanha perdeu diversidade cultural, com autores migrando para outros países e alguns sofrendo retaliações (ULRICH, 2015).
O projeto de Hitler não deu totalmente certo, mas ainda hoje podemos acompanhar as marcas de seus atos na cultura. Inúmeros filmes, peças teatrais e obras representam seus passos e atitudes. A verdade é que, o nazismo jamais será esquecido (ULRICH, 2015).
REFÊRENCIAS
HILBERG, Raul. A destruição dos judeus europeus. Barueri, SP. 2016. Volume 1. Pág 10 – 15. Livro Digital.
WERTH, Alexander. Stalingrado. São Paulo. 2015. Pág 12 – 16. Livro Digital.
ULRICH, Volker. Adolf Hitler: Os anos de ascensão – 1889-1939. Barueri, SP. 2015. Volume 1. Pág 359 - 375
...