A Igreja
Tese: A Igreja. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rejefferson • 20/10/2014 • Tese • 1.119 Palavras (5 Páginas) • 199 Visualizações
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Disambig grey.svg Nota: Este artigo é sobre a instituição. Para o tipo de edifício, veja Igreja (edifício). Para outros significados, veja Igreja (desambiguação).
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo (desde Fevereiro de 2008).
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Catedral de Notre-Dame em Paris, França.
Igreja (do grego εκκλησία [ekklesia] e latim ecclesia) é uma instituição religiosa cristã separada do Estado. Cabe a igreja administrar o dinheiro do dízimo, construir templos, ordenar sacerdotes e muitas vezes mantê-los e repassar para seus crentes sua interpretação da Bíblia. Igreja também pode significar um templo cristão, por exemplo, a "Igreja de São Pedro" (refere-se ao templo dedicado ao São Pedro).
Igreja é uma palavra de origem grega escolhida pelos autores da Septuaginta (a tradução grega da Bíblia Hebraica) para traduzir o termo hebraico q(e)hal Yahveh, usado entre os judeus para designar a assembleia geral do "povo do deserto", reunida ao apelo de Moisés.
Índice [esconder]
1 Definição segundo a Bíblia
2 Definição da Igreja Católica
3 Grande Igreja
4 Definição na Arquitetura
4.1 Estilos de igreja
5 Igreja como instituição
6 Ver também
7 Referências
Definição segundo a Bíblia[editar | editar código-fonte]
Catedral Presbiteriana, no Rio de Janeiro. De arquitetura neogótica1 , é patrimônio histórico da cidade maravilhosa.2
No contexto bíblico, o termo igreja designa reunião de pessoas, sem estar necessariamente associado a uma edificação ou a uma doutrina específica.
Etimologicamente a palavra grega ekklesia é composta de dois radicais gregos: ek que significa para fora e klesia que significa chamados.
No texto bíblico, no "Novo Testamento", a palavra Igreja aparece por diversas vezes, sendo utilizada como referência a um agrupamento de cristãos e não a edificações ou templos, nem mesmo a toda comunidade cristã em alguns momentos.
Em Mateus 18:15-17, encontramos as seguintes palavras de Jesus:
"Ora, se teu irmão pecar, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, terás ganho teu irmão; mas se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda palavra seja confirmada. Se recusar ouvi-los, dize-o à igreja; e, se também recusar ouvir a igreja, considera-o como gentio e publicano.", na qual a Igreja se refere ao grupo de cristãos a que pertençam tais irmãos.
Na Bíblia encontramos muitas imagens que mostram aspectos complementares do mistério da Igreja. O Antigo Testamento privilegia imagens ligadas ao povo de Deus; o Novo Testamento, a Cristo como Cabeça desse povo, que é o seu Corpo e tiradas da vida pastoral (aprisco, rebanho, ovelhas), agrícola (campo, oliveira, vinha), de moradia (morada, pedra, templo), familiar (esposa, mãe, família).
A palavra Igreja aparece no Novo Testamento pela primeira vez no livro em Mateus 16:18, no evento conhecido como Confissão de Pedro.
Definição da Igreja Católica[editar | editar código-fonte]
Ver artigo principal: Doutrina da Igreja Católica e Eclesiologia
Jesus entrega as chaves do Reino de Deus à Igreja, que é liderada pelo Apóstolo São Pedro 3 e, consequentemente, a todos os Papas e bispos, que são os sucessores dos doze Apóstolos 4 .
A Igreja é "o povo que Deus convoca e reúne de todos os confins da Terra, para constituir a assembleia daqueles que, pela fé e pelo Baptismo, se tornam filhos de Deus, membros do Corpo de Cristo e templo do Espírito Santo" 5 . Os católicos acreditam que a única Igreja fundada e encabeçada por Jesus Cristo 6 , "como sociedade constituída e organizada no mundo, subsiste (subsistit in) na Igreja Católica, governada pelo sucessor de Pedro e pelos Bispos em comunhão com ele" 7 . Segundo a Tradição católica, a Igreja está alicerçada sobre o Apóstolo Pedro, a quem Cristo prometeu o Primado, ao afirmar que "sobre esta pedra (do grego "petros") edificarei a minha Igreja" e que "dar-te-ei as chaves do Reino dos Céus" (cf. Mt 16, 17-20) 3 .
A Igreja Católica afirma ser a detentora na plenitude dos sete sacramentos e dos outros meios necessários para a salvação, dados por Jesus à Igreja. Tudo isto para reunir, santificar, purificar e salvar toda a humanidade e para antecipar a realização do Reino de Deus, cuja semente é necessariamente a Igreja 8 (para mais informações, veja a secção Salvação e Santidade). Por esta razão, a Igreja, guiada e protegida pelo Espírito Santo, insiste na sua missão de anunciar o Evangelho a todo o mundo, sendo aliás ordenada pelo próprio Cristo: "ide e ensinai todas as nações, baptizando-as no nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo" (Mt 28,19) 9 . A Igreja, mediante os sacramentos do Baptismo e da Reconciliação, tem também a missão e o poder de perdoar os pecados, porque o próprio Cristo lho conferiu" 10 .
No Credo Niceno-Constantinopolitano, é atribuída à Igreja as propriedades de <<una, santa, católica e apostólica>> 11 . Além disto, ela é também chamada de <<Esposa de Cristo>>
...