A Igreja DE JESUS CRISTO
Dissertações: A Igreja DE JESUS CRISTO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: prfabio • 25/3/2015 • 1.157 Palavras (5 Páginas) • 439 Visualizações
A Igreja de Jesus Cristo
Ef. 3.1-13
Int.- O Apóstolo Paulo está mostrando neste texto, que havia um mistério oculto e que foi manifestado aos filhos dos homens; que os gentios que são todos aqueles que não são judeus, são co-herdeiros de Cristo e das suas promessas; formando a Igreja de Jesus Cristo. E que agora os gentios e os judeus são unidos por Deus mediante a cruz de Cristo.
Ef. 2.19- Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos Santos e da família de Deus.
A Igreja de Jesus Cristo que somos nós que aceitamos a Jesus como Salvador pessoal; fomos regenerados, transformados, nascemos de novo, fomos batizados nas águas, e temos o Espírito Santo que testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Esta Igreja faz conhecida a multiforme sabedoria de Deus às potestades e a todos os homens.
I- O Significado da Igreja.
A palavra igreja no grego é: eklesia, refere-se a reunião de um povo, por convocação. O termo no Novo Testamento designa principalmente o conjunto do povo de Deus em Cristo, que se reúne como cidadãos do reino de Deus, com o propósito de adorar a Deus. A palavra igreja pode referir-se a uma igreja local ou à igreja no sentido universal.
A igreja é tanto invisível como visível. A igreja invisível é o conjunto dos crentes verdadeiros, unidos por sua fé viva em Cristo. A igreja visível consiste de congregações locais, compostas de crentes vencedores e fiéis.
II- As Características da Igreja.
1- A igreja é apresentada como o povo de Deus.
O agrupamento dos crentes redimidos como frutos da morte de Cristo.
I Co. 1.2- A igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso.
É um povo peregrino que já não pertence a esta terra, cujo primeiro dever é viver e cultivar uma comunhão real e pessoal com Deus.
2- A Igreja foi chamada para deixar o mundo e ingressar no Reino de Deus.
A separação do mundo é parte inerente da natureza da igreja e a recompensa disso é ter o Senhor por Deus e Pai.
II Co. 6. 16-18- E que consenso tem o templo de Deus com os ídolos? Porque vós sois o templo do Deus vivente, como Deus disse: Neles habitarei e entre eles andarei; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo.
Pelo que saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei.
E eu serei para vós Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso.
3- A Igreja é o templo de Deus e do Espírito Santo.
I Co. 3.16- Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?
Este fato, no tocante à igreja, requer dela separação da iniqüidade e da imoralidade.
4- A Igreja é o corpo de Cristo.
I Co. 12.27- Ora, vós sois o corpo de Cristo e seus membros em particular.
Isto indica que não pode existir igreja verdadeira sem união vital dos seus membros com Cristo.
A cabeça do corpo é Cristo.
Cl. 1.18- E ele é a cabeça do corpo da igreja; é o principio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência.
- Uma coisa importante: Não existe vida fora do corpo.
- O crente para ser salvo precisa estar ligado no corpo que é a Igreja.
Mt. 16.18- E eu te darei as chaves do Reino dos céus, e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.
-
...