A Importância Em Compreender A Existência De Deus
Por: Isaías Júnior • 30/8/2023 • Artigo • 4.017 Palavras (17 Páginas) • 81 Visualizações
FACULDADE BATISTA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – FABERJ
COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA
CURSO LIVRE DE TEOLOGIA
Isaías Clem Júnior
A IMPORTÂNCIA EM COMPREENDER A EXISTÊNCIA DE DEUS
CASIMIRO DE ABREU
2021
FACULDADE BATISTA DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – FABERJ
COORDENAÇÃO DE GRADUAÇÃO EM TEOLOGIA
CURSO LIVRE DE TEOLOGIA
Isaías Clem Júnior
A IMPORTÂNCIA EM COMPREENDER A EXISTÊNCIA DE DEUS
Artigo Científico elaborado na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso, da Faculdade Batista do Estado do Rio de Janeiro, FABERJ – Campos dos Goytacazes, RJ – como requisito parcial para obtenção do certificado de conclusão do Curso Livre de Teologia
Tutor: Prof. Me. Leandro Sant’Anna da Silva Guimarães
CASIMIRO DE ABREU
2021
A IMPORTÂNCIA EM COMPREENDER A EXISTÊNCIA DE DEUS
Isaías Clem Júnior¹
RESUMO
A existência de Deus é um assunto que aponta as sérias limitações humanas quanto à sua compreensão. Isso acontece porque a nossa rasa capacidade de entendimento somente absorve fatos genuínos e indubitáveis. Apesar de existirem teorias que “expliquem” a existência de Deus, esse assunto ainda causa certo desconforto mesmo naqueles que expressam essa fé quando são confrontados com a necessidade de racionalizar e equacionar essa ideia, comprometendo, assim, a perfeita compreensão de tal conceito. É evidente que grande parte dos cientistas gostaria que os fatos científicos incluíssem algumas teorias bem estabelecidas. Porém, como poderíamos determinar quais teorias são verdadeiras? Qual seria o critério para essa escolha? E qual seria o critério para a aplicação desse critério? O nosso dever como cristãos é estar constantemente alertas, para que não nos conformemos com o mundo, mas, ao contrário, sejamos transformados em cada um de nossos pensamentos.
PALAVRAS-CHAVE: EXISTÊNCIA DE DEUS, TEORIAS, ARGUMENTOS.
ABSTRACT
The existence of God is a matter that points to serious human limitations on his understanding. This is because our shallow capacity for understanding only absorbs genuine and undoubted facts. Although there are theories that “explain” the existence of God, this subject still causes some discomfort even in those who express this faith when they are faced with the need to rationalize and equate this idea, thus compromising the perfect understanding of such a concept. Clearly, most scientists would like the scientific facts to include some well-established theories. But how could we determine which theories are true? What would be the criteria for this choice? And what would be the criteria for applying this criterion? Our duty as Christians is to be constantly on the alert so that we don't conform to the world but, on the contrary, are transformed in our every thought.
KEYWORDS: EXISTENCE OF GOD, THEORIES, ARGUMENTS.
_____________________
1 Aluno do Curso Livre de Teologia, da Faculdade Batista do Estado do Rio de Janeiro – FABERJ. E-mail: rock.audiovisual@gmail.com
INTRODUÇÃO
Esse artigo vislumbrará as diferentes teorias sobre o tema proposto para que o leitor possa estabelecer uma linha de raciocínio lógico capaz de, pelo menos, absorver informações suficientes que promovam um posicionamento criterioso, mesmo que o entendimento se apresente de forma subjetiva e ainda limitada.
O objetivo principal desse artigo é apontar as sérias limitações do entendimento humano no que se refere à compreensão da existência de Deus. Isso acontece porque a nossa rasa capacidade de entendimento somente absorve fatos genuínos e indubitáveis.
Conforme é amplamente abordado em várias literaturas, o tema “A Existência de Deus” se apresenta, segundo os escritores, com diferentes visões e interpretações através de argumentos racionais como Cosmológico, Ontológico, Teolológico, Moral e Histórico. Ambos os argumentos possuem significado e razão para explicar a existência do ser que nos faz tomar partido de um ou de outro, porém, todos eles se complementam. Todas estas formas de se explicar o ser acabam por se encerrar em quatro questões fundamentais na vida do crente em Cristo Jesus, são elas: Fé, testemunho, Espírito Santo e Escritura.
Grande parte dos cientistas gostaria que os fatos científicos incluíssem algumas teorias bem estabelecidas. Porém, como poderíamos determinar quais teorias poderiam ser aceitas? E ainda precisaríamos analisar quais os padrões que originaram os critérios usados para estabelecer as referidas teorias.
A partir do momento em que o leitor puder sintetizar tais teorias e harmonizá-las com o conceito religioso, espera-se que uma perspectiva facilitadora seja assimilada para que, apesar do reconhecimento de suas limitações, seja possível entender o “mecanismo” intrínseco em todas elas.
A complexidade e a grandiosidade de um Deus eterno e ao mesmo tempo simples que se relaciona com o ser, é algo maravilhoso e que intriga aqueles que desejam por si mesmos buscar a compreensão do Deus verdadeiro.
Para Louis Berkhof (1949), em seu livro Teologia Sistemática, “a convicção a respeito da existência de Deus não depende desses argumentos, mas, sim, da confiante aceitação da auto-revelação de Deus na Escritura”. (p. 18 e 19)
Segundo Wayne Gruden (2009), através do livro Teologia Sistemática – Atual e Exaustiva, “a resposta para essa questão pode ser dada em duas partes: primeiro,todo ser humano tem um senso interior de Deus. Em segundo lugar, nossa crença na evidência encontrada na Bíblia e na natureza”. (p. 183 e 184)
Sávio Laert de Barros (2016), no livro A Existência do Deus Criador em Tomás de Aquino, cita o filósofo onde “a origem do nosso conhecimento humano de Deus não pode estar, pura e simplesmente, em uma ideia vaga, [...] porque todo o nosso conhecimento se origina a partir dos sentidos”. (p. 30)
Já na Bíblia, a primeira declaração aparece quando Moisés pergunta a Deus o que diria quando fosse perguntado pelos israelitas qual era o seu nome. Deus diz a Moisés: "Eu Sou o que Sou" (Êxodo 3:13-14).
A fim de obter informações suficientes para tratar do tema em questão, este artigo dispensará, primeiramente, grande atenção aos argumentos racionais da existência de Deus e os estudos contidos nos livros Teologia Sistemática – Atual e Exaustiva de Wayne Grudem, Teologia Sistemática de Louis Berkhof, A Existência do Deus Criador em Tomás de Aquino de Sávio Laert de Barros.
...