A Influencia Da Religião Nas Decisoes Internacionais
Artigo: A Influencia Da Religião Nas Decisoes Internacionais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: umpalumpa • 28/5/2014 • 316 Palavras (2 Páginas) • 290 Visualizações
1 - DESPOIS DE LER AS REPORTAGENS ( 1ª, 2ª e 3ª ) DESCREVA:
a). OS PONTOS POSITIVOS DO ENCONTRO DE ASSIS.
Depois do encontro de Assis multiplicaram-se as iniciativas para manter vivo o espírito de partilha, colaboração e proximidade entre as religiões. Deram-se passos no sentido de conhecer melhor a história, as doutrinas, as devoções, os rituais e a espiritualidade das outras tradições religiosas. O trabalho das comissões bilaterais de investigação e de estudo foi encorajado. Passados vinte anos, o Encontro de Assis permanece como um marco notável na história da humanidade e das religiões. Aquele acontecimento exprime o que de melhor existe no homem e nas tradições religiosas dos povos.
O Encontro teve um grande impacto não só mediático, mas também teológico. Revelou a profunda unidade espiritual que, apesar das diferenças, existe entre os membros das várias religiões. Mostrou, por um lado, que a humanidade anseia por um mundo em que haja paz e a fraternidade e, por outro, destacou a responsabilidade que as religiões têm nesta ponto.
b). E COMO TRABALHAR "CONVIVÊNCIA, DIÁLOGO, TOLERÂNCIA E COOPERAÇÃO" ENTRE AS RELIGIÕES.
Os grandes desafios da sociedade plural para as religiões são, primordialmente, quatro: “a convivência, o diálogo, a tolerância e a cooperação”. É aí que se coloca a situação religiosa do ser humano. É preciso chamara a atenção para o tópico “tolerância”. Ela é fundamental para uma cultura comum. As religiões precisam coexistir na tolerância agradável e simpática.
É na busca e na defesa da “vida”, na promoção dos direitos humanos, que está o projeto de uma ética mundial. É mais um desafio para as religiões suscitarem este projeto aos governantes das várias sociedades.
Concluindo: As religiões apontam para o divino e apontam também para o humano. O encontro com a divindade deve levar ao encontro do ser humano. Religião que dá as costas para o humano é outra coisa, menos religião. É na humanidade que se vive a divindade.
...