A Reação Limpo e Sujo – Paul G. Hiebert
Por: Walter Batista • 5/1/2022 • Trabalho acadêmico • 279 Palavras (2 Páginas) • 163 Visualizações
6 – Limpo e Sujo – Paul G. Hiebert
O autor traça uma linha comparativa entre em relação a limpeza e a sujeira no contexto cultural dos indianos em contraste com os americanos.
Em se tratando do ambiente em si, nota-se uma enorme diferença. Enquanto nos Estados Unidos há organização e educação no trânsito, higiene pública, ruas limpas e bem-sinalizadas, na Índia, é totalmente ao contrário, com transito caótico, esgotos abertos, fezes na rua, animais soltos, etc.
Porém, nota-se um paradoxo. Enquanto o ambiente externo dos Estados Unidos é tão limpo e organizado, os indianos os consideram pessoalmente desleixados com suas roupas, com sua higiene pessoal. Além disso, os americanos comem carne de vaca, se tocam uns aos outros nas saudações, ficando poluídos e impuros.
A cultura indiana é baseada em crenças profundas na pureza e na contaminação, que abrangem qualquer área da vida. Eles são obsessivos quanto à pureza pessoal.
Por mais que sejam pobres, os homens saem das cabanas simples com sua melhor camisa, gravata e calças lavadas e sapatos bem engraxados. Enquanto as mulheres vestem roupas femininas limpas e coloridas.
As pessoas escovam os dentes e penteiam os cabelos quase que obsessivamente.
Na Índia, a preocupação com a pureza e sua aversão ã poluição vai muito mais além do que a pureza exterior, que pode ser lavada. Os indianos preocupam-se com a poluição interior, a contaminação do ego.
Eles têm o sistema de castas, e levam tanto a sério essa questão, que uma pessoa de casta superior não deve tocar em outra de casta inferior.
Entendo que temos muito a aprender com outras culturas e devemos compreender que Deus ama a todos, independentemente de raça, tribo língua e nação.
Todos merecem conhecer o evangelho que salva.
Maranata!
...