ARREBATAMENTO DA IGREJA
Pesquisas Acadêmicas: ARREBATAMENTO DA IGREJA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: xavier777 • 16/4/2014 • 6.756 Palavras (28 Páginas) • 369 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE
PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO
ESPECIALIZAÇÃO “LATO SENSU” EM MARKETING E COMUNICAÇÃO
A IMPORTÂNCIA DO MARKETING APLICADO AO TURISMO PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM MUNICÍPIO. CATAS ALTAS: UM ESTUDO DE CASO
LÍLIAN MIRANDA DE SOUZA
SÉRGIO ARREGUY
RESUMO
Este artigo apresenta algumas reflexões a propósito da aplicação do marketing à atividade turística, trazendo um levantamento bibliográfico sobre os conceitos de turismo, marketing e marketing de produtos e serviços. A partir desses conceitos, utiliza um estudo de caso para analisar a importância das ações das Administrações Públicas em desenvolver um conjunto de atuações fundamentais que caracterizam o mercado turístico. Para isso, mostra o estudo da cidade de Catas Altas, pertencente ao Circuito do Ouro da Estrada Real, hoje considerada uma cidade histórica e ecológica pelo empenho da Administração em investir no potencial da cidade. O estudo possibilita identificar estratégias de sucesso adotas pela Secretaria de Turismo da cidade, que podem servir de exemplo para outras Administrações.
PALAVRAS-CHAVE: marketing, serviços, turismo, estudo de caso, Catas Altas
ABSTRACT
This article presents some reflections about application of marketing for tourism, bringing a reference survey about concepts of tourism, marketing and marketing of products and services. Based on these concepts, use a case study to examine the importance of the actions of public authorities in developing a set of key actions that characterize the tourist market. For this reason, shows Catas Altas's study, city that belongs Gold Circuit of to the Royal Road, now considered a historic city and the commitment of ecological tourism in the city, which could serve as an example for other Administrations.
Key-words: marketing, service, tourism, case study, Catas Altas
1 INTRODUÇÃO
O setor do turismo tem sido alvo, nos últimos tempos, de uma forte explosão do desenvolvimento de idéias e ações. A demanda é crescente por causa do aumento da população e da complexidade urbana, provocada pelo capitalismo e seus modos de produção, e da busca por opções diferenciadas para a satisfação pessoal. O turismo é evasão, sonho, saída do cotidiano e da mesmice. E o Marketing Turístico vem impulsionar o consumo desta necessidade pós-moderna: o “sair da rotina”.
O Turismo não se encaixa no quesito das necessidades básicas, como alimentação, moradia, saúde e educação, por ser considerado secundário na escala de prioridades dos consumidores. Mas a atividade turística deixou de ser vista como um capricho. Uma vez atendidas as suas necessidades primárias, o ser humano passa a relacionar suas necessidades principalmente com status, cultura e lazer – e é aqui que o turismo encontra sua atuação.
E o turista procura aonde ir. Para se aproveitar possíveis potenciais turísticos de uma localidade, um município, um país, é preciso muito planejamento. Cabe às Administrações Públicas definirem seus objetivos - que serão descobertos através de um diagnóstico quase clínico da vocação turística a ser praticada e que poderá trazer os resultados esperados - e investir nisso, além do envolvimento da comunidade (da qual é necessário extrair quais os rumos seguir em relação à atividade). De nada servirá uma cidade oferecer várias opções turísticas como, por exemplo, grande riqueza natural e cultural, se a Administração não desenvolver as medidas indicadas para impulsionar o desenvolvimento turístico.
Concluindo-se que é função das Administrações Públicas desenvolver um conjunto de atuações fundamentais que caracterizam o mercado turístico em seu torno, este trabalho apresenta algumas reflexões a propósito da aplicação específica do marketing à atividade turística, e traz o estudo da cidade de Catas Altas, pertencente ao Circuito do Ouro da Estrada Real, hoje considerada uma cidade histórica e ecológica impulsionada pelo empenho da Administração em investir no potencial da cidade.
Todas as suas particularidades e o fato de apenas treze anos de emancipação político-administrativa terem proporcionado ao município de Catas Altas uma verdadeira revolução instigaram a esse estudo.
O que se quer saber é: como as ferramentas do marketing turístico podem ser utilizadas por uma administração para investir no potencial de uma cidade?
Para isso, este artigo apresenta uma discussão sobre a aplicação do marketing ao turismo, que pode ser essencial para o desenvolvimento de um município, para propiciar a compreensão dos temas básicos do marketing e aplicá-los diretamente ao setor turístico e identifica as ações de marketing que auxiliam uma Administração Pública a investir no potencial turístico da cidade. Unindo a teoria à prática, traz no estudo de caso um exemplo real e atual para mostrar que é possível se investir no marketing turístico e atingir bons resultados no desenvolvimento de um município, além de apresentar uma análise dos feitos da Administração da cidade de Catas Altas que a levaram a ser reconhecida como cidade histórica e ecológica e uma referência no turismo da região do Circuito do Ouro da Estrada Real.
A execução se deu por meio de uma pesquisa bibliográfica em registros escritos e de um grande suporte em pesquisa documental – artigos de publicações periódicas, publicações eletrônicas, publicações acessíveis através da Internet, além da coleta de dados primários, por meio de entrevista.
Para um embasamento teórico, o artigo apresenta conceitos de Marketing e de Marketing de Produtos e Serviços, para fundamentar a aplicação de acordo com o eixo temático. Como pilar, bibliografias ligadas ao tema Marketing Turístico permeiam todo o texto.
Definiu-se estruturar o trabalho da seguinte forma: uma introdução; quatro capítulos abordando, respectivamente, a fundamentação teórica, a metodologia, a definição do objeto empírico – a cidade de Catas Altas -; o relato das estratégias adotadas pela administração da cidade, apresentadas através da coleta de dados em entrevista com o secretário de turismo; uma análise do estudo de caso e a apresentação das conclusões
...