Abra Cadabra
Trabalho Escolar: Abra Cadabra. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gleinan • 8/5/2013 • 1.806 Palavras (8 Páginas) • 619 Visualizações
SUMÁRIO
1.1 INTRODUÇÃO...................................................................................................... 3
2. DESENVOLVIMENTO............................................................................................ 4
2.1. A FLEXIBILIZAÇÃO DE HORÁRIOS E AS VANTAGENS EMPRESARIAIS....... 4
2.2. A FLEXIBILIZAÇÃO DE HORÁRIOS E AS VANTAGENS PESSOAIS.................5
2.3. A FLEXIBILIZAÇÃO DE HORÁRIOS E A ERA DA INFORMAÇÃO..................... 5
2.4. A PROIBIÇÃO DA FLEXIBILIZAÇÃO DE HORÁRIOS..........................................
2.5. OS ELEMENTOS DO PROCESSO DE GRUPO...................................................
2.6. GRUPOS FORMAIS E INFORMAIS....................................................................
2.7. O DESENVOLVIMENTO DAS EQUIPES...............................................................
2.8. GRUPOS E EQUIPES..........................................................................................
2.9. SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E SUAS CARACTERÍSTICAS.........................
2.10. SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO E A FLEXIBILIDADE DE HORÁRIOS..........
2.11. A TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO................................................................
2.12. TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E A FLEXIBILIDADE DE HORÁRIOS..........
3. CONCLUSÃO.........................................................................................................
4. REFERÊNCIAS:.................................................................................................... 10
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho consiste na análise do artigo: “TRABALHADOR GANHA COM HORÁRIO FLEXÍVEL”, do site www.administradores.com.br, tendo como base o tema: “horários flexíveis de trabalho”, abordando de forma geral, a flexibilização de horários de trabalho que grandes empresas vêm adotando com seus colaboradores, objetivando com isso, adquirir conhecimentos práticos através da compreensão e contextualização dos conhecimentos teóricos abordados nas disciplinas do semestre em curso, para uma melhor aprendizagem dos futuros gestores e atuais formandos do curso de Gestão de Recursos Humanos.
Neste trabalho, será abordado o tema acima citado, analisando as vantagens e desvantagens de empresas que utilizam ou deixaram de utilizar este método de trabalho, as mudanças causadas na economia e, acima de tudo, conhecer e discutir as visões e opiniões de gestores e colaboradores que trabalham em horários flexíveis.
Por fim, este trabalho aborda uma real transformação do cenário econômico brasileiro e mundial e as formas usadas pelas empresas atuais para acompanhar tal crescimento, aliado a uma gestão mais estratégica que possibilita diferentes formas de se alcançar os objetivos, trabalhando-se em equipe, sem deixar de lado o bem estar dos colaboradores e seu comprometimento e responsabilidade profissional.
2. DESENVOLVIMENTO
O cenário econômico mundial é conhecido por sua constante e rápida transformação, tanto na área industrial quanto profissional, repassando para as empresas atuais, a percepção, aceitação e imediata inserção nessa mudança, na mesma velocidade proposta pelo crescimento econômico, denominado de globalização. Faz-se necessário, a utilização de instrumentos e ferramentas, cada vez mais modernas e de profissionais cada vez mais qualificados, para que tais empresas possam continuar firmes e competitivas no cenário econômico atual.
Diante da necessidade de se criar ideias novas, com o intuito de manter a competitividade, aliado ao comprometimento dos colaboradores e visando, acima de tudo, o alcance dos objetivos, as empresas atuais vêm adotando a chamada flexibilização de horários.
Como mencionado no site: www.administradores.com.br, no texto “Trabalhador ganha com horário flexível”, a flexibilização de horários é, não apenas uma tendência no crescente mercado econômico mundial, mas uma exigência do mundo globalizado devido à constante transformação do mesmo e a alta competitividade que têm fechado as portas de empresas que não estão ou não se adequaram a tais mudanças.
2.1. A FLEXIBILIZAÇÃO DE HORÁRIOS E AS VANTAGENS EMPRESARIAIS
Segundo o site: http://picaroponto.com, no texto “Como negociar um horário de trabalho flexível”, é mencionado algumas das vantagens que as empresas poderiam adquirir contratando colaboradores com autonomia de horários. No site é citado o seguinte:
Vantagens dos horários flexíveis para a empresa
• Colaboradores mais dedicados e pró-activos
• Colaboradores que trabalham nos momentos em que se sentem mais concentrados/inspirados
• Colaboradores que acabam por gostar (ainda mais) do trabalho que executam
• Colaboradores com maiores níveis de produtividade
• Colaboradores mais disponíveis
• Colaboradores mais satisfeitos globalmente
• Redução das faltas e menos incumprimento de horários (chegar tarde, sair cedo…)
Analisando as vantagens empresariais propostas pelo autor, no texto acima citado, fica fácil afirmar que sendo um bom profissional na área de recursos humanos e contratado com autonomia de horário, a empresa contratante tem inúmeras vantagens, entre elas: a ausência da preocupação de cumprimento de horários, objetivando assim o alcance das metas propostas, gerando um melhor clima organizacional entre colaboradores e gestores, com colaboradores mais comprometidos com as metas propostas e dotados de responsabilidades, gerando assim, um espírito de equipe em cada colaborador.
2.2. A FLEXIBILIZAÇÃO DE HORÁRIOS E AS VANTAGENS PESSOAIS
Ainda segundo o site:
...