TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alguma Coisa Q Eu Nao Sei

Pesquisas Acadêmicas: Alguma Coisa Q Eu Nao Sei. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  427 Visualizações

Página 1 de 2

Galvanoplastia é um processo de blindagem onde os íons de metais em uma solução são levados a partir de um campo elétrico para revestir o eletrodo. O objeto a revestir é conectado ao polo negativo de uma fonte de energia, funcionando como cátodo no qual ocorrerá a redução do metal na forma de depósito superficial, enquanto o metal que sofre a oxidação deve ser ligado a um polo positivo, o ânodo.

No processo, as reações não são espontâneas. É necessário fornecer energia elétrica para que ocorra a deposição do metal a partir dos seus íons mediante fornecimento de elétrons (eletrólise). Trata-se, então, de uma eletrodeposição na qual uma corrente contínua é forçada a passar pelos eletrodos e pela solução, fazendo com que o metal que dá o revestimento seja ligado ao polo positivo para promover sua oxidação, repondo na solução os cátions do metal eletrodepositado no objeto condutor ligado ao polo negativo.o banhar de ouro um anel feito de alumínio:

1 - o anel será o cátodo ligado ao polo negativo da pilha enquanto no polo positivo (ânodo) deverá haver uma lâmina de ouro.

Esses eletrodos podem estar mergulhados numa solução aquosa de um sal de ouro, por exemplo, o Nitrato de ouro (III) [[[Au]](NO3)3]. Como há a lâmina, não é necessária uma concentração muito elevada.

Polo negativo (cátodo): Au3++ 3 e- → Au - semi-reação: Redução

Polo positivo (ânodo): Au → Au3+ + 3 e- - semi-reação no ânodo: Oxidação

2 - Também pode ser usado um elétrodo inerte (platina, por exemplo) no ânodo, o anel de alumínio no cátodo e uma solução aquosa de Au(NO3)3. Nesse caso, a deposição de ouro sobre o anel não se origina no ânodo, mas sim da própria solução que precisa ser de alta concentração ou reposta periodicamente:

Pólo negativo (cátodo): Au3+ + 3 e- → Au - semi-reação: Redução

Pólo positivo (ânodo): H2O → 2 H+ + ½ O2 + 2 e- - semi-reação: Oxidação

Cromagem[editar | editar código-fonte]

Ao cromar um para-choque de ferro de um carro:

O para-choque será o cátodo ligado ao polo negativo da pilha enquanto no polo positivo (ânodo) deverá haver uma barra de cromo ou um elétrodo inerte.

Esses eletrodos devem estar mergulhados numa solução aquosa de um sal de cromo (Cr3+) (de concentração alta, no caso do elétrodo inerte) em meio ácido.

Industrialmente, o processo de Cromagem de para-choques de automóveis é feito em três etapas que garantem a aderência do Cromo, reduzindo o desgaste:

Cobreação;

Niquelagem;

Cromagem;

Polo negativo (cátodo): Cr3+ + 3 e- → Cr - semi-reação: Redução

Polo positivo (ânodo): H2O → 2 H+ + ½ O2 + 2 e- - semi-reação: Oxidação

Prateação[editar | editar código-fonte]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com