Auto Atividades Hermenêutica
Por: Belissima Plus • 19/11/2023 • Trabalho acadêmico • 1.124 Palavras (5 Páginas) • 499 Visualizações
Autoatividade Capítulo 1
Hermenêutica
Dê a definição:
1) Hermenêutica:
Hermenêutica é uma palavra com origem grega, significa a arte ou técnica de interpreta e explicar um texto ou discurso
2) Exegese:
Exegese é a extração das ideias do escritor presentes no texto analisado. É a interpretação em si.
3) Eisegese:
Eisegese é a adaptação do texto às ideias e opinião do intérprete.
4) Anacronismo semântico:
Anacronismo semântico é a definição de um termo antigo, pelo seu significado mais recente.
Autoatividade Capítulo 2
Hermenêutica
1-) Qual é a regra da hermenêutica?
A principal regra da hermenêutica é a de que a Escrituras é sua própria intérprete.
2-) O que é uma perícope?
Perícope é o extrato de um livro usado para sustentar uma tese ou para uma finalidade similar, a demarcação de um texto.
3-) Em termos gerais, quais são as funções básicas da linguagem?
As funções básicas da linguagem são: função informativa, função expressiva e função diretiva.
4-) Assinale a alternativa correta:
1-) A frase “Louvai ao Senhor, porque ele é bom; porque a sua benignidade é para sempre” (SL 136.1) está cumprindo uma função:
( X ) Diretiva
( ) Expressiva
( ) Informativa
5-) O uso expressivo da linguagem:
( ) serve para servir
( X ) serve para exprimir emoções e sentimentos
( ) serve para causar ou impedir uma ação
Autoatividade Capitulo 3
Hermenêutica
Questões
1-) Leia João 3.1-7 e com o auxílio de ferramentas procure:
A-) A Relação Intratextual:
O livro de João relata a respeito de Jesus, enfatizando a necessidade de fé em Jesus como o Filho como o de Deus. O mesmo acontece na conversa entre Nicodemos e Jesus, onde Nicodemos recomece a soberania de Jesus, onde Ele fala do novo nascimento, temos que morrer para a carne e nascer para o Espirito.
B-) A Relação Intertextual:
Jesus ensina a Nicodemos um fariseu e membro do conselho judaico, sobre a importância de nascer de novo, o nascimento no Espirito, o batismo com e no Espirito Santo. Sem esse nascimento espiritual, ninguém pode conhecer as coisas espiritual (1 Co 2.10) nem entrar no Reino de Deus.
C-) Faça a Síntese Teológica do Texto analisando as frases:
- “Bem sabemos que és mestre vindo de Deus” (3.2)
- “Aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus” (3.3)
“Bem sabemos que és mestre vindo de Deus”: Nessa frase Nicodemos reconhece a soberania de Jesus, como Filho de Deus, porque ninguém poderia realizar os milagres que Ele realizou, se não tivesse a presença de Deus. Nicodemos têm a convicção de que por parte de Jesus viria a salvação.
“Aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus”: Jesus ensina que devemos morrer para a nossa carne, nossos desejos, nossas fraquezas, pois somos pecadores. Portanto, devemos nascer para o Espirito Santo, ou seja, um nascimento espiritual com o batismo no Espirito Santo. Os seres humanos estão presos em uma teia de egoísmo e pecado que leva á morte, mas Deus ama esses seres humanos, por isso Jesus veio para oferecer as pessoas um novo nascimento, uma nova chance de vida.
Autoatividade Capitulo 4
Hermenêutica
Questões
1-) Redija um texto sobre “A Importância da Análise Histórico- Geográfica no Trabalho Hermenêutico”.
A hermenêutica é a arte de interpretar a bíblia, os livros bíblicos foram inspirados por Deus. Nas Escrituras só encontramos a verdade, mas por falta de conhecimento é possível ensinar de forma errada a interpretação dos livros Sagrados, é importante que haja uma análise histórica e geográfica do que iremos estudar ou pregar. A bíblia tem muitas histórias de conflitos, parábolas, atos simbólicos e epístolas, assim quando analisamos o histórico geográfico podemos compreender melhor os fatos, saber o que se passava naquela época, esclarecendo o sentido mais puro e genuíno dos fatos, onde se permite entender por todos os que leem os textos dos livros, cartas ou epístolas e se evidencie que os mesmos faziam parte daquele contexto histórico, bem como da geografia local, da cultura, dos costumes, inseridos em seu tempo e interpretar o que de fato o autor queria dizer aos leitores da época e da sua posteridade. A análise histórica, nos ajuda a compreender melhor as causas dos conflitos existentes, reúne o conjunto de conhecimento adquiridos através dos tempos, mediante documentos, acerca da narração dos fatos ocorridos na vida dos povos e da humanidade em geral. Quanto á geografia, a exigência é a mesma caso contrário fica difícil o entendimento e a compreensão dos fatos abordados na bíblia.
...