TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação De Curso Teologico

Pesquisas Acadêmicas: Avaliação De Curso Teologico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  2.457 Palavras (10 Páginas)  •  989 Visualizações

Página 1 de 10

Nome do aluno:

Nome do aluno:

1. Explique o significado de “coar o mosquito” de acordo com o contexto histórico ou panorama bíblico.

Resposta:

A expressão “coar o mosquito” dita por Jesus em Mateus 23: 24, seguida da complementação “engolir camelo” é severa crítica ao falso zelo religioso dos fariseus, que davam extrema importância à aparência de religiosos obedientes, mas desprezavam as questões éticas que mostrava o verdadeiro caráter deles.

Esta expressão significa a prática religiosa comum, (tanto entre fariseus, quanto na maioria dos indivíduos), que privilegia a religião da aparência em detrimento à prática religiosa e sincera que vai além das aparências, atingindo tanto o exterior quanto o interior de cada um de nós.

2. Faça um breve Resumo sobre a revelação do caráter do Eterno no

Pentateuco.

Resposta:

Deus se revela ao povo de Israel, o seu povo, como um Deus amoroso, pois ouve o seu clamor no Egito e o resgata das mãos de Faraó. Ele se revela santo, ao exigir do seu povo a exclusividade na adoração, ou seja o Seu povo deveria ser separado, santo, afim de adorá-Lo de maneira aceitável.

Outro traço do caráter de Deus no pentateuco é a Sua justiça, pois mesmo sendo Israel o Seu povo, quando o povo se desvia adorando a outros deuses, ou murmurando contra ele, os falsos adoradores e os murmuradores não ficam sem a retribuição dos seus pecados. A sua justiça se manifesta tambem em dar ao povo uma lei, providenciar um sistema Ele.

Deus manifesta ainda outro traço do Seu caráter: a imutabilidade, pois mesmo o povo tendo caído em diversos pecados, aqueles que permaneceram fiéis ao pacto feito entre eles receberam a terra que lhes havia prometido.

3. Qual, a seu modo de ver, deveria ser a melhor maneira de fazer um apelo final num sermão.

Resposta:

Todo apelo deve ser feito conscientizando os ouvintes de que ele é um pecador e precisa de salvação; esta salvação só pode ser alcançada se arrepender-se de seus pecados e reconhecer que só Jesus, que morreu por nós, pode perdoar nossos pecados e dar-nos o direito de salvação eterna.

É também importante que o apelo tenha alguma conexão com o sermão.

4. De que maneira se diz que a Igreja é a Instituição sobre a terra a qual Jesus mais ama? Efésios 5:25 até 27. Comente com suas palavras.

Resposta:

A igreja, neste texto paulino, é compara como a esposa amada de Cristo. Dizemos que ela é a instituição que Ele mais ama por ter morrido por ela, para purificá-la e santificá-la, e assim torná-la gloriosa, imaculada e sem ruga, mas santa e irrepreensível, segundo a Sua vontade.

5. Em Is 53:2 diz: "... não tinha parecer nem formosura; e, olhando nós para ele, nenhuma beleza víamos, para que o desejássemos". Explique este texto sobre a “beleza” do Messias nesta passagem.

Resposta:

O referido texto cita a humilhação e sofrimento do filho de Deus encarnado, como um humilde servo. O escritor da Carta aos Hebreus, ao descrever o sofrimento do bom mestre, diz: “O qual, nos dias da sua carne, oferecendo, com grande clamor e lágrimas, orações e súplicas (Hebreus 5:7).

6. Qual é o sentido correto da palavra “soter” – Qual é seu significado?

Resposta:

Salvação, libertação, preservação.

7. Como os antigos gregos supunham que a vida havia surgido? Cite exemplos.

Resposta:

Entre os gregos havia uma multiplicidade de teorias sobre o surgimento da vida. Vejamos algumas:

• O filósofo Anaximandro de Mileto (610-546 aC). Ele propôs que as espécies dão origem umas às outras; ele acreditava que a vida teria surgido nas águas. Com passar do tempo os seres vivos, por diversos fatores, sofreram transformações rápidas e duradouras, fazendo assim surgir novas formas de vida.

• Empédocles de Agrigento (493-433 aC) acreditava que todos os objetos são compostos por quatro elementos básicos: terra, ar, fogo e água. Assim, todas as coisas existentes, sejam seres vivos ou objetos inanimados, seriam resultados dos processos naturais gerados pela aproximação ou separação desses quatro elementos.

• Aristóteles criou e defendeu uma teoria sobre o surgimento da vida, conhecida como a teoria da abiogênese. Conforme os princípios desta teoria um ser vivo nascia de um germe da vida, sem que um organismo precisasse gerá-lo (exceto para os humanos).

8. Os Evangelhos muitas vezes apresentam diferenças entre si, diferenças que não chegam a ser contradições propriamente ditas, como exemplo citamos a morte de Judas Iscariote, que em Mateus 27:5 diz que se enforcou, enquanto que Lucas em Atos relata que ele se jogou de um barranco e se partiu ao meio (Atos 1:18). Qual é a versão correta, ou como se pode conciliar as narrativas, ou os críticos tem razão ao supor que a Bíblia tem

contradições?

Resposta:

9. Quais são as quatro palavras chaves que descrevem o melhor método de estudo das Escrituras e que formam um conjunto inseparável?

Resposta:

10. O que significa a palavra Pneuma?

Resposta:

Basicamente significa “respiração”; “vida”. Na teologia pode ser aplicado como original do termo espírito.

11. Faça um breve resumo da posição escatológica denominada: Pré-milenar dispensacionalista.

Resposta:

Segundo essa escola de pensamento escatológico, Cristo voltará antes do milênio e antes da grande tribulação.

Creem também que a era da igreja até o arrebatamento (1Ts 4.16-17). Cristo então retornará ao céu com os crentes arrebatados da terra. Quando isso acontecer, haverá uma grande tribulação sobre a terra por um período de sete anos. No fim da tribulação, Cristo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com