Ação ou efeito de comungar
Artigo: Ação ou efeito de comungar. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jefinhossouza123 • 31/10/2014 • Artigo • 337 Palavras (2 Páginas) • 269 Visualizações
s.f. Ação ou efeito de comungar.
Ato de realizar ou desenvolver alguma coisa em conjunto.
Harmonia no modo de sentir, pensar, agir; identificação: comunhão de pensamentos.
Em que há união ou ligação; compartilhamento.
Religião Católica. Refere-se ao sacramento da Eucaristia; o próprio sacramento da Eucaristia.
Religião Católica. Durante a cerimônia (missa), momento em que os católicos recebem a Eucaristia ou a hóstia sagrada.
Jurídico. Compartilhamento ou posse entre duas ou mais pessoas de uma só coisa; comunhão de propriedades.
Jurídico. Acordo de sociedade que, estabelecido através do casamento, firma um contrato entre os cônjuges: acordo de comunhão de bens.
pl. comunhões.
(Etm. do latim: communio.onis)
Esta celebração também conhecida de "Primeira Eucaristia" visto que os participantes recebem pela primeira vez o sacramento de Eucaristia. Após esta cerimónia, eles passam a poder receber a Eucaristia, uma das celebrações centrais da Igreja Cristã, desde o século I d.c1 .
Normalmente, antes de os cristãos receberem a Primeira Comunhão, eles têm que saber e compreender alguns princípios e conhecimentos fundamentais da Igreja, nomeadamente os 10 Mandamentos, também os mandamentos da Madre Igreja, as principais orações, os 7 sacramentos, etc. Para se realizar este rito religioso é necessário que o catequizando faça a confissão dos pecados particularmente com o sacerdote, o que irá se repetir sempre que, o já catequizado, peque gravemente, para assim tornar a receber a Sagrada Eucaristia.
Na Igreja Católica, a Eucaristia é um dos sete sacramentos. Segundo o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica2 , a Eucaristia é " o próprio sacrifício do Corpo e do Sangue do Senhor Jesus, que Ele instituiu para perpetuar o sacrifício da cruz no decorrer dos séculos até ao seu regresso, confiando assim à sua Igreja o memorial da sua Morte e Ressurreição. É o sinal da unidade, o vínculo da caridade, o banquete pascal, em que se recebe Cristo, a alma se enche de graça e nos é dado o penhor da vida eterna." (n. 271). A palavra Hóstia, em latim, quer dizer vítima, que entre os hebreus, era o cordeiro, sem culpa, imolado em sacrifício a Deus.
fonte: http://www.dicio.com.br/comunhao/
http://pt.wikipedia.org/wiki/Primeira_comunh%C3%A3o
...