Batismo
Projeto de pesquisa: Batismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Osmar1 • 13/6/2014 • Projeto de pesquisa • 8.551 Palavras (35 Páginas) • 352 Visualizações
Amigo,
Esta apostila foi preparada especialmente para pessoas que já tomaram a decisão de receber Jesus Cristo como Salvador e segui-lo como Senhor.
Se já tomou esta decisão, as páginas que se seguem aju¬darão você a entender o que fez, o que Deus fez e o que você ainda precisa fazer para viver uma vida cristã feliz e vitoriosa.
Leia sua Bíblia e esta apostila diariamente. Fale frequentemente com Deus. As palavras grifadas assim foram extraídas diretamente da Bíblia. Preste uma atenção espe-cial nelas. As referências foram impressas junto aos ver¬sículos para lhe ajudar a encontrá-los na Bíblia. Boa leitura.
Deus abençoe a sua vida.
SUMARIO
CAPÍTULO I - A SALVAÇÃO 4
CAPÍTULO II_- A NOVA VIDA EM CRISTO 6
CAPÍTULO III - O DESENVOLVIMENTO DO NOVO SER EM CRISTO 8
CAPÍTULO IV - RECURSOS PARA O CRESCIMENTO 9
CAPÍTULO V - QUE É UMA IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS 13
CAPÍTULO VI - A ORIGEM DA ASSEMBLÉIA DE DEUS 14
CAPÍTULO VII - A ESTRUTURA DA ASSEMBLÉIA DE DEUS. 15
CAPÍTULO VIII - OS COSTUMES NA ASSEMBLÉIA DE DEUS 16
CAPÍTULO IX - CONHEÇA A SUA IGREJA LOCAL 17
CAPÍTULO X - AS ORDENANÇAS 18
CAPÍTULO XI – DIZIMOS E OFERTAS 22
CAPÍTULO XII – SANTIFICAÇÃO 23
CREDO DAS IGREJAS ASSEMBLEIAS DE DEUS NO BRASIL 24
CAPÍTULO I - A SALVAÇÃO
1. Todos os seres humanos precisam de Salvação (Rm 3.23 e 5.12). O resultado do pecado pessoal de cada criatura é a morte espiritual, a morte da alma, que é a separação de Deus nesta vida e na eternidade ( Ef 4.18 ).
2. Jesus Cristo, o filho de Deus, veio ao mundo para salvar a alma humana da morte eterna (Jo 3.16). Note que a Salvação é para aqueles que creem em Jesus.
3. A fé pessoal exclusivamente em Jesus Cristo é o único meio pelo qual podemos ser salvos. Não por nossos esforços, virtudes ou desejos; não por cerimônias ou tradição; nem pela mediação de outra pessoa que esteja na terra ou no céu, mas somente por Jesus Cristo é que podemos ser salvos (Efésios 2.8-9).
4. A Salvação é uma transformação operada por Deus através do Espírito Santo no íntimo da pessoa que se arrepende de seus pecados e recebe o Senhor Jesus. (Jo.16.8). Arrependimento não é apenas remorso pelos pecados cometidos ou mal - estar devido as suas consequências, mas é uma radical mudança da mente e dos sentimentos em relação ao pecado e a compreensão de que o pecado nos infelicita porque ofende a Deus e nos separa dele e a mudança da atitude de aceitação para outra de oposição em relação ao pecado pela mudança do coração. O arrependimento verdadeiro envolve não apenas a reprovação de atos pecaminosos, mas o repúdio à própria inclinação para pecar. Pelo genuíno arrependimento eliminamos o pecado do nosso coração e damos lugar a Jesus Cristo, o que equivale dizer que passamos a ter um novo coração, isto é, uma nova natureza interior. (II Pedro 3.9).
5. Toda pessoa que se arrepende de seus pecados e crê em Jesus Cristo tem a vida eterna e por isso tem firme certeza da sua Salvação (Jo.11.25-26). A nossa segurança e permanência em Cristo depois de salvos, não dependem da nossa capacidade, mas da nossa submissão a Jesus, pois ele tem cuidado de nós. De acordo com as palavras de Jesus em João 6.47, há lugar para dúvidas em relação à experiência da Salvação?
1.1 O SALVADOR
1. A vinda de um salvador foi prometida por Deus logo que nossos primeiros pais pecaram e como consequência foram expulsos da presença de Deus ( I João 3:8 ).
Durante milhares de anos o prometido por Deus para libertar a humanidade do pecado foi ansiosamente esperado por todas as raças, especialmente pelos judeus, cujos profetas se ocuparam muito desta esperança. ( Isaias 53 )
2. Há cerca de 2.000 anos, o Salvador veio ao mundo. Ele nasceu de uma virgem chamada Maria, na cidade judaica de Belém, e o seu nascimento foi anunciado e saudado pelos anjos como o nascimento do Salvador prometido ( Mateus 1:21 ). Ele não era apenas um mensageiro de Deus, um profeta ou um mártir, mas o próprio Deus que veio ao mundo, e assim se declarou e foi compreendido por aqueles que testemunharam sua vida terrena. ( João 10:30 ; João 1:1 e 14 ).
3. Os judeus, entretanto, não aceitaram que Jesus fosse o Messias. Não creram nele ( Jo. 1:11 e Atos 3:13-15 ), porque eles desvirtuaram a esperança messiânica dos seus profetas, desejando um reino terreno material e Jesus veio para estabelecer um reino espiritual, eterno. Jesus foi morto numa cruz em Jerusalém. Ele fez um sacrifício consciente e voluntário para pagar, com a sua morte, a culpa dos nossos pecados perante a justiça divina ( Gálatas 1:4 e I Pedro 2:24 ).
4. Tendo sido morto e culpado, Jesus se levantou vivo do túmulo no domingo e conviveu por 40 dias com seus discípulos, dando-lhes instruções para a propagação de sua mensagem por todo o mundo. Na sua ressurreição é que nós temos a garantia da vida eterna. ( I Coríntios 15:1-8 )
5. Agora Jesus está junto ao pai nos céus, voltou ao seu lugar, mas tornará a vir a este mundo para julgar os povos e para arrebatar os salvos ( João 14:3 e Atos 1:8-11 ). O mais importante é que você poderá saber a respeito de Jesus será fruto da sua própria experiência, sua própria comunhão com ele dia a dia até que ele o leve para o céu.
...