Batismo e Fé
Pesquisas Acadêmicas: Batismo e Fé. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luryranzan • 14/8/2014 • Pesquisas Acadêmicas • 6.370 Palavras (26 Páginas) • 287 Visualizações
PARÓQUIA SÃO CRISTÓVÃO
(comunidade Santa Bárbara)
PREPARAÇÃO PARA O BATISMO
1) PREPARAR UM AMBIENTE ACOLHEDOR
Pode-se preparar os símbolos do Batismo, além da Bíblia e de alguns cartazes com frases bíblicas da apostila ou sobre o Batismo.
2) ACOLHER OS PAIS E PADRINHOS COM ALEGRIA
Ser afável e acolhedor ao recepcionar os pais e padrinhos, agir com naturalidade e simpatia.
3) ORAÇÃO INICIAL
3.1 Dar boas vindas a todos
3.2 Canto da acolhida (à critério da equipe)
3.3 Evangelho: Mt 28, 16-20
3.4 Deixar um breve espaço de tempo para as preces
3.5 Breve introdução ao encontro, o sentido da preparação.
4) DINÂMICA: A NOSSA VOCAÇÃO BATISMAL
4.1 Todos são chamados a fazer acontecer a vida na história e no dia-a-dia.
4.2 Esta dinâmica quer analisas o que é necessário para o nascimento, crescimento e perseverança na vocação cristã.
4.3 A imagem de uma casa pode ajudar a entender todos os aspectos desta vocação.
4.4 Dividir o grupo em (7) de acordo com o numero de participantes.
4.5 Casa grupo recebe uma das partes da casa e um texto para refletir.
4.6 Cada grupo reflete o texto relacionado á parte da casa que recebeu e pensa num modo criativo de partilha em plenário.
1) ALICERCE/ FÉ
2) PILARES/ SACRAMENTOS
3) TIJOLOS/ PASTORAIS E MOVIMENTOS
4) PORTA/ BATISMO
5) JANELAS/ ORAÇÃO E AÇÃO
6) TELHADO/ MISSA
7) CIMENTO E PÁ/ BÍBLIA E DÍZIMO
4.7 Favorecer um plenário para partilha daquilo sobre o que os grupos refletiram.
4.8 Os grupos, a medida que forem partilhando, vão "construindo a casa".
4.9 Aprofundar os aspectos apresentados ou até esquecidos ou omitidos.
4.10 Um membro da pastoral faz a conclusão da casa.
5) CANÇÃO: (relacionada ao Batismo)
6) ENSAIO DA CELEBRAÇÃO DO BATISMO
7) AVISOS E COMBINAÇÕES
8) ORAÇÃO FINAL
1) ALICERCE - Qual alicerce de uma vocação cristã?
A FÉ
A fé é o alicerce sobre o qual se constrói a nossa vocação cristã. A fé é o pressuposto necessário para o batismo.
A fé é um ato pessoal: a resposta livre do homem à iniciativa de Deus que se revela. Ela não é porém um ato isolado. Ninguém pode crer sozinho. Ninguém deu a fé a si mesmo, como ninguém deu a vida a si mesmo. Recebemos a fé dos outros e devemos transmiti-la aos outros. Nosso amor por Jesus e pelos irmãos nos impulsiona a falar a outros da nossa fé. cada pessoa é assim, como um ela na grande corrente dos fiéis. Não posso crer sem ser carregado pela fé dos outros, e pela minha fé contribuo para carregar a fé dos outros.
1.1 Batismo e Fé
Para se entender o sentido do bastimo, é preciso relacioná-lo coma fé, sua disposição fundamental.
O Batismo nasce da fé em Jesus Cristo e supõe essa fé. Somente quando e onde há a crença em Jesus Cristo, e na Santíssima Trindade que Ele revelou, é que se pode administrar o Batismo. Foi Jesus mesmo quem dispôs assim.
"Ide, pois, ensinai a todas as nações: batizai-as em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo" (Mt. 28,19).
"Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado" (Mc. 16, 15-17).
Você, portanto, não pode pedir o batismo para seu filho se você mesmo não acredita em Jesus Cristo e na Salvação eterna.
A criança não pode ainda professar esta fé. Mas pode ser batizada em virtude da fé da Igreja, expressa pelos pais e padrinhos.
É com base nesta fé da igreja, expressa pelos pais e padrinhos, que há o costume de batizar crianças, e não é preciso esperar que tenham o uso da razão.
1.2 Os Padrinhos
Na cultura brasileira o compadrio é muito forte, quase um parentesco. Por isso, enquanto possível, sejam dados padrinhos ao batizando. Para assumir a missão de padrinho ou madrinha, requer-se livre escolha e intenção de aceitar tal incumbência, que tenha completado dezesseis anos de idade, seja católico, crismado, já tenha feito a primeira Comunhão, participe da Comunidade e não seja pai e mãe do batizando.
1.3 Batismo é o início a ser completado
O Batismo é apenas um inicio a ser completado. Claro que essa fé deverá ser depois desenvolvida na criança. Para ser fazer o Batismo, é preciso que haja garantias disto. Deve-se estar na posse segura da garantia de que tal Dom se possa desenvolver, mediante uma verdadeira educação, na fé e na vida cristão, de modo que o Sacramento atinja a sua total verdade. Essas garantias são dadas, normalmente, pelos pais, parentes e padrinhos, embora possam ser supridas de diversos modos na comunidade cristã.
A Igreja exige por tal forma essas garantias que, se não forem sérias, pode-se deixar o batismo para mais tarde. Tal é o caso do batismo de uma criança, filha de pais que não têm fé, ou que são espíritas declarados.
Quem é batizado deve viver plenamente a fé em Jesus Cristo. Não pode renegá-lo: "Quem não está comigo, está contra mim. Quem não recolhe comigo, dispersa" (Mt 12,30). "Ninguém pode servir a dois senhores ao mesmo tempo" (Mt6,24).
A fé aceita Jesus Cristo sendo o verdadeiro
...