Bioética Um Guia Para Os Cristãos
Pesquisas Acadêmicas: Bioética Um Guia Para Os Cristãos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leonardoduque • 23/11/2014 • 1.206 Palavras (5 Páginas) • 832 Visualizações
Resenha do Livro:
BIOÉTICA: UM GUIA PARA OS CRISTÃOS
1. Referência Bibliográfica
Copyright 1997 de Ww. B. Eerdmans Publishing Co.
Grand Rapids, Michigan (EUA)
Título original: Bioethics: a primer for Christians
Publicado no Brasil com a autorização e todos os direitos reservados por SOCIEDADE RELIGIOSA EDIÇÕES VIDA NOVA, Caixa Postal 21486, São Paulo-SP 04602-970
Proibida a reprodução por quaisquer meios (mecânicos, eletrônicos, xerográficos, gravação, estocagem em banco de dados, etc.), a não ser em citações breves com indicação de fonte.
Impresso no Brasil
Coordenação de produção – Roger L. Malkomes / Revisão – Lucy Yamakami E Jorge Pinheiro dos Santos
Diagramação – Alexandre Luiz Andrade E Janete D. Celestino Leonel
Capa: Melody Pieratt.
2. Apresentação do Autor da Obra
Gilbert Meilaender, nascido nos Estados Unidos da América, em 1946, é professor de teologia na Valparaiso University em Indiana (EUA), desde 1996. Ele já foi editor do Journal Of Religious Ethics e é autor de Neither Beast Nor God: The Dignity of the Human Person (Encounter Books: New York, 2009), The Way That Leads There: Augustinian Reflections on the Christian Life (Grand Rapids: Eerdmans: 2006) e The Freedom of a Christian: Grace, Vocation, and the Meaning of Our Humanity (Grand Rapids: Brazos, 2006), Entre outros livros. Sua principal área de interesse é a ética cristã. Neste livro, Meilaender, que também é membro do Conselho de Bioética do Presidente norte-americano, aborda o assunto da bioética a partir de uma clara e bem definida perspectiva cristã.
3. Perspectiva teórica da obra
Bioética, Um Guia Para Os Cristãos, como o título já expressa , está diretamente ligado às questões referentes às visões cristãs no campo da bioética, nos dando uma visão bíblico científica na perspectiva da ética e da moral. O autor, apesar de apresentar um tema complexo e polêmico , faz uso de uma linguagem acessivel, onde consegue alcançar o entendiemnto de seus leitores, seja, especialistas, alunos academicos, ou simples interessados no assunto.
4. Breve Síntese da Obra:
A obra é apresentada nos seguintes pontos:
Introdução
1. A visão Cristã
2. Procriação VS. Reprodução
3. Aborto
4. Desenvolvimento Genético
5. Seleção Pré-natal
6. Suicídio e eutanásia
7. Rejeição de tratamento
8. Quem decide?
9. Dons do corpo: Doação de órgãos
10. Dons do corpo: Experiências em seres humanos
11. Doença e saúde.
5. Principais Teses Abordadas e Desenvolvidas na Obra:
As principais teses abordadas e desenvolvidas são ligadas de maneira direta a questões complexas de nossa atual sociedade, e nos faz pensar com uma visão de que nós cristãos vemos os seres humanos como indivíduos que vivem em comunidade e temos grande responsabildade diante dela. O autor apresenta uma visão superficial do problema, citando diversos fatos ocorridos dentro dos assuntos abordados no livro. A obra nos dá subsidios para contestarmos as questões a respeito do assunto que tem envolvido os cristãos nos momentos atuais, como aborto (se consideramos certo ou errado), doação de órgãos, eutanásia e as questões que envolvem a reprodução assistida, deixando que nós leitores, tomemos nossas posições em relação ao tema, mas se posicionando em relação com fundamentos Bíblicos, considerando a Bíblia a maior autoridade sobre todos esses polêmicos assuntos.
6. Reflexão Crítica a Respeito da Obra:
Sem duvidas podemos afirmar que esta obra tinha como púbico alvo os Cristáos, que foram devidamente alcançados pela proposta segundo o meu entendiemnto.
O autor inicio o livro apresentando o prisma pelo qual ele foi escrito. O autor passa a característica de como os cristãos enxergam os seres humanos enquando indivíduos que vivem em comunidade e que os cristãos são seres livres e finitos. No decorrer do livro, Gilbert Meilaender deixa clara a sua posição em alguns assuntos, falando sobre as consequências que uma reprodução assistida pode deixar na vida daqueles que são frutos desse ato, fazendo com que o feto e o corpo sejam tratados como um produto e não com o devido valor que deve ter. O autor fala também a respeito do aborto, expresando
...