CULTURA RELIGIOSA
Ensaios: CULTURA RELIGIOSA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: LEILALEITE852369 • 21/8/2014 • 1.521 Palavras (7 Páginas) • 725 Visualizações
CULTURA RELIGIOSA
AULA 2: SEGUNDO ENCONTRO PRESENCIAL
1) A PARTIR DO ESTUDO DAS DIFERENTES RELIGIÕES,QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS FINALIDADES DA RELIGIÃO, TANTO PARA O INDIVÍDUO QUANTO PARA A SOCIEDADE? REALIZADO EM SALA DE AULA
2) HÁ TRÊS PERGUNTAS EXISTENCIAIS QUE ANGUSTIAM O SER HUMANO: A) DE ONDE VIM? B) QUEM SOU (OU PORQUE ESTOU AQUI)? C) PARA ONDE VOU? QUAL DAS TRÊS PERGUNTAS É A MAIS ANGUSTIANTE PARA CADA UM DOS GRUPOS? JUSTIFIQUEM E ARGUMENTEM SUA RESPOSTA.
B) ABRIR DISCUSSÃO, ONDE CADA GRUPO EXPÕE AOS COLEGAS SUAS RESPOSTAS.
DE ONDE VIM? A origem da vida na Terra é um dos maiores mistérios da ciência.
Mas essa dificuldade nunca impediu a ciência de imaginar algo. Em toda nossa história de desenvolvimento científico, muitas foram as teorias sobre a origem da vida e seus experimentos que tentavam reproduzir o acontecimento. Infelizmente, nunca tivemos um sucesso conclusivo, capaz de demonstrar que estamos indubitavelmente no caminho certo de investigação.
Ainda estamos longe de compreendermos de onde viemos. Mas assim como a vida avançou lentamente pela superfície da Terra, esperamos um dia entendermos seus mistérios. Um passo de cada vez, pouco a pouco, passo a passo.
QUESTÕES SOBRE SALVAÇÃO E VIDA APÓS MORTE:
1) IDENTIFICAR, NAS DIFERENTES RELIGIÕES, QUAL É A VISÃO DE VIDA APÓS A MORTE E COMO SE PODE CONQUISTAR A SALVAÇÃO EM CADA UMA DELAS (RESSURREIÇÃO, REENCARNAÇÃO, TRANSMIGRAÇÃO DAS ALMAS,...);
INDUÍSMO
Vida após morte - Durante o período védico, as doutrinas do carma e dos renascimentos eram vistas como algo positivo. Por meio dos sacrifícios e das boas ações, o ser humano podia garantir que viveria várias vidas. Mais tarde, o hinduísmo passou a considerar esse ciclo como algo negativo, como um círculo vicioso a ser quebrado. É possível, assim, distinguir três caminhos para a libertação: as vias do sacrifício, do conhecimento e da devoção.
Como conquistar a salvação – O ser humano tem uma alma imortal que não lhe pertence. Depois da morte, a alma volta a aparecer pelo renascimento, não necessariamente em forma humana, podendo, também, vir a renascer num animal.
BUDISMO
Vida após morte – Para o Buda o ser humano é escravizado por uma série de renascimentos. Como todas as ações têm conseqüências, o princípio propulsor que está por detrás do ciclo nascimento-morte-renascimento são os pensamentos dos seres humanos, suas palavras e seus atos (carma). A idéia básica consiste em que tudo o que fizemos em determinada vida, ainda que passada, repercute e alcança-nos no presente. As ações de uma vida, estendem-se a outra.O ser humano irá colher no presente aquilo que plantou no passado.
Como conquistar a salvação – Uma vez que o Budismo surge dentro do contexto hinduísta como um caminho individual para a libertação dos renascimentos, é natural que muitos de seus ensinamentos estejam marcados por esse pensamento. Destacam-se, de modo especial, os pensamentos referentes às doutrinas do renascimento, do carma e da libertação (ou salvação).
ISLAMISMO
Vida após morte – Após a morte, alma do fiel muçulmano vai a um paraíso desfrutar dos seus deleites e contemplar o rosto de Alá. A alma do infiel, por seu turno, vai ao inferno. Aguardar-se-á o dia do juízo, quando as ações dos seres humanos serão definitivamente julgadas e receberão a devida paga. As almas dos mártires e dos profetas não passarão pelo juízo final, pois já estão no paraíso. O ato final será a proclamação do islã como religião mundial, liderada por Jesus.
Como conquistar a salvação - A crença num julgamento final após a morte é necessária, segundo muitos muçulmanos, para que o ser humano assuma a responsabilidade sobre seus atos. A idéia de um julgamento cria um senso moral de dever que é relevante para a comunidade.
JUDAÍSMO
Vida após morte – A vida e a morte de um judeu têm seus caminhos e atalhos traçados nas Escrituras Sagradas.
Como conquistar a salvação – A força da qual flui o criador é sua ordem, a partir do nada e concretizada por suas palavras. A soberania está realçada. Ele é o criador. Uma vez criado, o universo continua a existir por vontade divina e não por moto próprio. A força vem de fora, não de forma impessoal, mas pessoal e, ainda que o universo possua características materiais evolutivas, percebe-se nesse processo a vontade divina presente no ato criador que lhe deu essa característica.
CRISTIANISMO
Vida após morte – Os católicos consideram que após a morte, há ainda uma outra realidade: a do purgatório, local onde as almas que morreram em estado de graça, mas cometeram pecados, podem ser purificadas.
Como conquistar a salvação - O cristianismo defende que a vida plena, sem pecado e permeada pela santidade,dar-se-á no Juízo Final, quando Cristo voltará para julgar os vivos e os mortos e dar a vida
...