TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capitulo 1 - Apocalipse

Artigos Científicos: Capitulo 1 - Apocalipse. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/3/2015  •  2.480 Palavras (10 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 10

Desvendando o Apocalipse - Capítulo 1

A Bíblia é um livro que deve ser estudado com a mente aberta e o coração puro e receptivo. O Apocalipse é um livro que utiliza muitos símbolos, porém, todos eles são explicados pela própria Palavra de Deus. Para compreender o Apocalipse é preciso ter em mente que ele é um resumo de toda a Bíblia. Portanto, para entendê-lo é preciso consultar o Antigo Testamento, inclusive o livro profético de Daniel, e também o Novo Testamento.

Eis aqui uma pequena tabela de conversão dos símbolos usados no Apocalipse, para você usar toda vez que lê-los no livro profético:

Animal = rei ou Reino (Daniel 7:17, 17 e 23)

- Daniel 7:17 – “Os quatro grandes animais são quatro reinos que se levantarão na terra.”

- Daniel 7:23 – “Ele me deu a seguinte explicação: ‘o quarto animal é um quarto reino que aparecerá na terra. Será diferente de todos os outros reinos e devorará a terra inteira, despedaçando-a e pisoteando-a.

Mulher = igreja (Efésios 5:23 e 32)

- Efésios 5:23 “ pois o marido é a cabeça da mulher, assim como Cristo é a cabeça da igreja que é o seu corpo a qual Ele é o salvador.”

Água = povos (Apocalipse 17:15 “ Então o anjo me disse: As aguas que você viu, onde esta sentada a prostituta, são povos, multidões, nações e línguas.”

1 dia = 1 ano (Ezequiel 4:6 e 7; Números 14:34)

Ventos = guerras (Jeremias 51:1-5)

Chifres = poder, rei ou reino (Apocalipse 17:12; Daniel 8:21 e 22; 7:14)

Tempos = anos (Daniel 11:13)

Dragão = diabo (Apocalipse 12:9)

Cordeiro = Jesus Cristo (João 1:29)

Cauda = falso profeta (Isaías 9:15)

Estrelas = mensageiros (Apocalipse 12:4 [anjos]; Daniel 12:3 [pregadores])

Apocalipse = revelação (Apocalipse 1:1)

Apocalipse 1:1 a 3: "Revelação de Jesus Cristo, a qual Deus Lhe deu, para mostrar aos Seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo Seu anjo as enviou, e as notificou a João Seu servo. O qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto. Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo."

Revelação de quem? Deus deu a Jesus Cristo uma revelação. O Senhor então entregou a mensagem ao anjo Gabriel e este notificou ao servo João. Essa foi à ordem dos acontecimentos.

Para quem? Seus servos. O que é um servo? É alguém que serve a um senhor. Gostaria de enfatizar a importância dessa passagem. O próprio Deus deu a revelação para Jesus, para que através de Gabriel chegasse a João, o qual foi escolhido para transmitir a mensagem a mim e a você. Fica claro que essa mensagem é para uma categoria especial de pessoas. São eles os servos de Deus. Portanto, não importa se você é rico ou pobre, se é ignorante no assunto, culto, inteligente. Você não terá dificuldade em compreender esse livro se realmente tiver um coração receptivo e for um servo de Deus. A revelação é para você.

Revelação sobre o quê? João foi escolhido por Deus para mostrar aos Seus servos as coisas que brevemente devem acontecer.

Apocalipse 1:2: "O qual testificou da palavra de Deus, e do testemunho de Jesus Cristo, e de tudo o que tem visto." Essa passagem confirma porque João, com 85 anos, foi escolhido para escrever o livro. Ele escreveu sobre tudo aquilo que viu.

Apocalipse 1:3: "Bem-aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia, e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo." Creio que essa seja uma das poucas, senão a única passagem bíblica em que é oferecida uma benção tríplice. Os versos também mostram que existem três estágios espirituais para todo o servo que queira conhecer as revelações do Apocalipse.

Primeiro nível: aqueles que lêem – são os servos que lêem a Palavra, a conhecem, dedicam tempo para seu estudo.

Segundo nível: aqueles que ouvem – são os servos que se permitem ficar em silêncio para ouvir a voz de Deus falar-lhes ao coração.

Terceiro nível: aqueles que guardam – são os que já leram, já ouviram e agora praticam o que aprenderam na vida.

Apocalipse 1:4-6: "João, às sete igrejas que estão na Ásia: Graça e paz seja convosco da parte daquele que é, e que era, e que há de vir, e dos sete espíritos que estão diante do Seu trono. E da parte de Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em Seu sangue nos lavou dos nossos pecados. E nos fez reis e sacerdotes para Deus e Seu Pai; a Ele glória e poder para todo o sempre. Amém."

Confirmação da Santa Trindade Divina saudando o povo de Deus. Quem são os sete espíritos que estão diante do trono? Sabemos que o número sete, na Bíblia, representa a perfeição divina, a plenitude. Aqui o sete é usado de maneira simbólica.

Sete = número simbólico que representa a perfeição.

Espíritos = Espírito Santo de Deus.

O verso declara Jesus como o primogênito dentre os mortos. A referência é para afirmar que Jesus foi a pessoa mais importante que já experimentou a morte.

Apocalipse 1:7: "Eis que vem com as nuvens, e todo o olho O verá, até os mesmos que O traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre Ele. Sim. Amém." Primeira promessa em Apocalipse sobre a volta de Jesus. Indicação de como será Sua vinda. Afirmação de que todas as pessoas que estiverem vivas O verão. Também ressuscitarão no dia da volta do Senhor aqueles que O transpassaram (todos que tiveram participação direta ou indiretamente em Sua morte). Os mortos em Cristo também se levantarão dos túmulos para presenciar Sua volta.

Apocalipse 1:8: "Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-Poderoso."

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com