Capitulo - Bibliologia - ITQ
Por: Matheus Menezes • 16/11/2019 • Trabalho acadêmico • 327 Palavras (2 Páginas) • 1.048 Visualizações
1 – Significa que Deus quis se revelar ao homem, com intuído de conhecer a ele, a sua personalidade, o seu caráter, principalmente para que possamos ter um relacionamento com Ele.
2 – Revelação Geral: É Deus se comunicando com os homens através da natureza, da história e da constituição do homem, sendo ela de fácil acesso e entendimento.
Revelação Especial: É Deus se comunicando através da palavra e de Jesus, buscando um relacionamento integro com o homem.
Revelação Gradativa e Progressiva: Que a revelação foi acontecendo na medida que o homem podia receber, crescemos conforme a busca e o estudo.
3 – Antrópica: Deus utiliza-se meios humanos e naturais para se revelar, acontecia bastante no antigo testamento.
Analógica: Deus utiliza-se elementos do universo Dele e do nosso para se comunicar, utilizado muito no novo testamento.
4 –Antes Deus se comunicava por profetas, sacerdotes, com a vinda de Jesus isso mudou pois quando Jesus ensinava, falava era o próprio Deus em pessoa falando ao homem, revelando seu caráter, qualidade.
5 – A implicação para o homem e para o crescimento do indivíduo, na igreja e para o crescimento do coletivo e para ganhar e discipular as almas.
6 – Deus inspirou o homem através do seu espirito santo para que registrasse os seus atos, para que todos tivesse acesso aos fatos para que fosse conhecido, resultando-nos a Bíblia, sendo a própria revelação de Deus, com o objetivo de conhecermos à Ele, assim restaurando o relacionamento, nos instruindo, corrigindo, para sermos igual seu filho, com diz em 2Tm 3: 14 -17 (“Tu, porém, permanece naquilo que aprendeste, e de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido, E que desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, pela fé que há em Cristo Jesus. Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.”)
...