Chem DOMIMIQUE MARIE 1895 - 1990
Seminário: Chem DOMIMIQUE MARIE 1895 - 1990. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: debra • 5/3/2014 • Seminário • 1.238 Palavras (5 Páginas) • 326 Visualizações
MARIE DOMIMIQUE CHENU 1895 - 1990
Nascido na França no dia 7 de janeiro Foi um teólogo especializado em historias da idade média, onde buscava efetuar seu conhecimento em estudos tecnológicos, portador de uma grande influencia no concilio do vaticano II, em 1913 entrou para a ordem dos pregadores e concluiu seus estudos em Roma no ano de 1920 e logo lançou um livro no qual entrou para o índice dos livros proibidos pela a igreja católica.
Logo que soube pelo radio que seu livro tinha sido declarado proibido pela a igreja católica ele se demitiu do cargo de extrema importância que possuía no vaticano onde o mesmo era conhecido como superior no seu convento. No ano de 1946 a 1952 se tornou professor na universidade da Sorbone onde não era reabilitado mas, podia participar apenas do concilio vaticano II como consultor de apenas um bispo.
Marie Dominique Chenu só veio ser conhecido como teólogo mais influente no século de XX ,lançada sua obra a revista teológica Concilium aos primeiros olhos fica uma impressão da existência de dualismo em sua obra pois julgam que de um lado vê um teólogo e de outro um historiador, mas é levando em conta as duas partes ouve a confirmação de que na realidade havia um só e idêntico Chenu os quais tanto o historiador da idade média e o teólogo era apenas a junção de uma pessoa com duas personalidade.
Foi o responsável por ensina o teólogo a distinguir nas coisas aquilo que tinha a essência de ser passageiro e a essência do que seria algo duradouro e inacabável o que o tornou sensível aos sinais dos tempos. Conhecido como um profundo conhecedor da historia e da doutrina da igreja da humanidade buscava ensinar o que era certo dentro da missão da igreja naquele tempo mostrando o real valor que a matéria física e da realidade terrestre tinha dentro da estatura e doutrina da igreja nos tempos presentes.
Chenu foi um teólogo que deixou claro que não concebe a teologia como uma empresa individual, que cada qual pode tentar por conta própria, mas sim como um trabalho da Igreja inteira o que seria um trabalho em equipe, o que seria um trabalho que se realiza lenta e continuamente, através da obra dos teólogos em particular.
Faleceu com 95 anos no dia 11 de fevereiro de 1990, apos lançamentos de livros e revistas onde sua obra já não era mais vistas como proibidas dentro do vaticano II e deixou uma teoria de que Deus é uma verdade substancial e não um conceito nem proposições, mas sim o objeto deleitável de sua felicidade.
GUSTAVO GUTIERREZ MERINO 1928
Nasceu em 8 de junho de 1928, ficou de cadeira de rodas dos doze anos aos dezoitos por causa de uma osteomilite que o acompanhada desde criança , quando recuperou a mobilidade física decidiu estudar medicina e letras. Apos a participação de um movimento político se tornou um militante da Ação Católica, onde seu interesse voltou aos estudos teológicos.
Estudou psicologia e filosofia na universidade Católica onde já havia decidido pelo o sacerdócio católico, foi ordenado em 1959 um sarcedote onde foi o primeiro a falar na igreja dos pobres buscando similar um conceito para o catolicismo. E considerado o pioneiro a respeito da sistematização da teologia.
A sistematização proposta por ele no seu livro Teologia da Libertação era de que Deus fosse visto como o Deus da aliança com os marginalizados e desclassificado e não somente como os portadores de boas qualidades de vidas e estudos em alto grau.
No seu livro ele procura afirmar que a o cristianismo ia muito alem do o cristianismo da misericórdia onde o mesmo não buscasse apenas a assistência da esmola, mas ele queria que o cristianismo fosse visto como uma doutrina que buscasse o compromisso com a superação das desigualdades sociais. Buscava que a teologia da libertação desse um novo espírito de força paroquial, comunitário e religioso.
Então o resultado de seus ensinamentos saiu um novo jeito de ser igreja que ficou concretizado nas comunidades de bases eclesiásticas. Nos anos 80 ele sofreu um processo da Cúria Romana, justamente afirmando que a mudança causada pela a sua obra reduzia a fé política.
Gustavo foi o primeiro latino-americano a se situar de igual para igual entre os grandes criadores dentro da historia da teologia pois sua obra obteve um resultado que nunca a teologia havia recebido.
Em 1998 se ingressou na ordem dos pregadores como um noviço, ele possui 23 títulos de Doutor reconhecido por universidades de diversos países obtidos entre 1979 e 2006. Foi privilegiado por ganhar o premio Príncipe das Astúrias em 2003 na categoria comunicação e humanidades.
Na sua visão a teologia e caracterizada através do compromisso que tem com o outro, pela justiça de que o Deus
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