Colossenses
Artigo: Colossenses. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: x2x2 • 6/10/2013 • Artigo • 1.006 Palavras (5 Páginas) • 350 Visualizações
Colossenses 1-4
Por
Otavio Confessor
Autoria: A própria epistola aos Calossenses declara ter sido escrita por Paulo (1.1), e está cravejada marcantes verdades e idéias paulinas.
Propósito: A igreja em Colossos ainda alimentava uma preocupação errônea e exagerada em relação a guarda religiosa e cerimonial dos rotos tradicionais judaicos do passado. Além disso eles eram muito vulneráveis as crenças místicas e superstições de todos os tipos. Essa falta de confiança absoluta na fé cristã e no senhorio de Cristo criou um ambiente fértil para o surgimento de uma heresia que juntava elementos judaicos com teorias e doutrinas de um gnosticismo ainda em formação.
Datação: Assim como as cartas de efésios, filipenses, e a Filemom, esta epistola aos colossenses também foi escrita durante o primeiro período de prisão de Paulo, por volta do ano 60 d.c em Roma, onde passou pelo menos dois anos prisão domiciliar. (At 28:16-31)
Colossenses 1-2 (o que Cristo Fez)
Colossenses 3-4 (o que os cristãos devem fazer)
• A fé e o amor dos colossos
v1 A expressão “Santo” é usada somente por causa da morte vicária de Jesus Cristo, o filho Deus, em beneficio eterno aos eleitos de Deus.
v3-5 Paulo glorifica a Deus pela qualidade da fé que tem sido formada nos coração dos irmãos que estão em Colossos, pelo amor que tens tido uns para com os outros; pela esperança do por vir gerada pela mens. do evangelho; ainda que estivessem se apropriando de praticas gnósticas.
v6-7 Paulo destaca a rápida propagação da mens. do Evang. por todo império Romano. A igreja frutificava e se espalhava, e esse espalhar-se não consistia em vários prédios pelas ruas e
bairros, mas em se fazer conhecida a mens. do filho de Deus que se entregou em valor do homem pecador.
• A oração de Paulo ao fieis
v9-12 Que buscassem saber qual a vontade de Deus para as vossas vidas e desempenhá-la com sabedoria.
• A suprema pessoa de Cristo
v13-15 “O domínio ou impérios das trevas” esta ligado ao poder total do diabo e suas hostes malignas; Jesus Cristo é o nosso redentor, pois foi ele quem pagou com sua morte vicária o alto preço do resgate, exigido pela Lei de Deus para a absolvição do pecador. Jesus é a expressão exata do ser Deus, ainda que limitado em sua encarnação. (e todo aquele que vê a mim vê também o Pai).
v16-17 Jesus não foi criado por Deus, ele é o próprio Deus, Paulo ressalta a supremacia de Cristo sobre o universo, referindo-se aos direitos do criador como absoluto dono e mestre. Contra pondo a doutrina gnóstica sobre o anjos ministradores, onde diziam que Cristo era um anjo de luz de alto escalão na hierarquia angelical.
v18 Ele foi o primeiro a ressuscitar para que tivesse-mos vida. 1Co 15
v20-22 O pecado afetou o homem em todos os seus relacionamentos, no relacionamento com Deus, com ele mesmo, com o próximo e com a própria criação. E cristo restaura esses aspectos da vida que foram deturpados pelo pecado.
• O ministério de Paulo
v24-25 A igreja é o corpo invisível de Cristo, o Senhor nos faz uma convocação para que sirvamos em seu corpo com os dons que por ele nos é dado, afim de que a palavra seja pregada.
v26 Cristo é revelado ao mundo somente na plenitude dos tempos, Ele que estava oculto durante séculos e geração, sendo conhecido apenas por sombras e figura, todas em seu aspecto apontativo.
v28-29 Só é possível cumprirmos o real propósito de Deus para as nossas vidas com o auxilio do Esp. Santo. que o penhor da nossa adoção. Pelo seu poder que opera em
...