A Pregação aos Colossenses
Por: unicavez • 23/9/2018 • Artigo • 768 Palavras (4 Páginas) • 382 Visualizações
Exposição aos Colossenses
A Cidade de Colossos
Ninguém sabe quando foi fundada Colossos. Tudo o que sabemos é que já nos tempos de Xerxes, rei da Pérsia (485–465 a.C.), era uma comunidade florescente. No entanto, muito antes do 60 a.C. Colossos já tinha perdido a carreira. Se alguém buscava saúde, prazer e repouso, iria a Hierápolis, mas se estava interessado em negócios ou política, dirigiria seus passos direto a Laodiceia. Mas com relação a Colossos, o historiador e geógrafo grego Estrabão, que escreveu duas gerações antes de Paulo escrever Colossenses, chamou a Colossos de seus tempos “uma cidade pequena”.
Agora Colossos era uma cidade que estava em plena decadência econômica. Essa cidade tinha perdido sua importância comercial já há bastante tempo, perdendo espaço para duas cidades vizinhas, Hieráolis e Laodicéia. É importante ainda destacar que a região em que a cidade estava inserida era constantemente abalada por terremotos. À vista da história que narramos, não causa surpresa que a longo prazo Colossos não pudesse manter-se ao nível de suas competidoras mais jovens e dotadas de uma forma muito mais abundante. De fato, nem mesmo o terremoto que causou tanto dano a Laodiceia e Hierápolis perto de 60 a.C. pôde inverter a tendência.
Efésios que era a base missionaria de Paulo e distava cerca de 160 quilômetros de distância das cidades citadas acima. Hierápolis e Laodiceia ficavam a uma distância de 10 quilômetros uma da outra, enquanto Colossos ficava a 16 quilômetros das cidades de Hierápolis e Laodiceia. Roma, local onde Paulo estava preso ficava a 1700 quilômetros (dependendo do caminho que fosse escolhido para percorrer) dessas três cidades. Muitos estudiosos afirmam que essa distância era muito maior devido a dificuldade de locomoção e estradas.
É maravilhoso saber que uma epístola tão importante como Colossenses fosse enviada a uma igreja localizada numa cidade que nos dias de Paulo já era tão insignificante, uma igreja que provavelmente era pequena em membresia. Hoje essas cidades estão localizadas na Turquia, na Ásia menor e, é possível ter acesso a algumas ruinas.
Contexto populacional
Colossos estava habitada por nativos da Frígia, composta quase totalmente de convertidos do mundo gentílico (Cl 1:21, 22, 27; 2:11–13; 3:5–7). Quase todas as variedades de paganismo estavam presentes nesta região. Adoravam-se deidades tais como as frígias Cibele Sabacio, Men, Ísis, Serápis, Hélio, Selene, Deméter e Ártemis. Não obstante, um número considerável de judeus se misturou com esta população gentílica, Antíoco, o Grande (223–187 a.C.) tinha transportado duas mil famílias da Mesopotâmia e Babilônia a Lídia e Frígia. Agora, pelo fato de que, como vimos, Colossos era uma típica cidade pagã, com uma forte mescla de judeus, não nos deve surpreender se descobrirmos que o perigo para a igreja fundada ali procedia de duas fontes, ou seja, pagã e judaica, e até de uma mescla destas duas.
A igreja em Colossos
Existe, como na maioria dos textos bíblicos uma divergência de pensamentos sobre o fato ocorrido e aqui não poderia ser diferente. Alguns argumentam que Paulo foi o plantador dessa igreja, outros creem que Paulo discipulou outros obreiros e que estes foram os plantadores. Eu seguirei a segunda linha de interpretação.
O plantador da igreja e consequentemente o pastor de colossos era Epafras. Este, provavelmente teve contato com Paulo quando ele estava em Efésios. Por influência do ministério de Paulo Epafras plantou e pastoreou a igreja em Colossos e também estava responsável pelas igrejas da Laodiceia e Hiérapolis.
...