Compare As Respostas
Monografias: Compare As Respostas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gaabysa • 1/10/2013 • 1.409 Palavras (6 Páginas) • 420 Visualizações
3. Sumário
Relação das partes, capítulos, itens, subitens do trabalho, com a respectiva indicação do número de páginas iniciais.
4. Introdução
A introdução abrange três itens do relatório: Objetivo, justificativa e objeto, fazendo a colocação do problema em seus aspectos essenciais.
4.1 Determinação e delimitação do tema e do problema de pesquisa
É o assunto que se deseja provar ou desenvolver, esclarecendo os limites nos quais a pesquisa se desenvolverá. O processo de delimitação do tema só é dado por concluído quando se faz a sua limitação geográfica e espacial, com vistas na realização da pesquisa. Para isso é necessário fazer referencia aos estudos e as pesquisas já existentes – revisão bibliográfica / levantamento bibliográfico, fazendo leituras de monografias, dissertações, teses, livros, artigos ou fontes diversas, referente ao problema que o autor buscará solucionar.
4.2 Justificativa
Consiste numa exposição sucinta, porém completa, das razões de ordem teórica e dos motivos de ordem prática que tornam importante a realização da pesquisa. É necessário expor se a pesquisa proposta é possível de ser realizada, destacando os recursos materiais e humanos disponíveis e as condições de acesso aos locais necessários à realização da pesquisa.
4.2.1 Relevância social: é importante que o pesquisador(a) deixe bem claro a contribuição que sua pesquisa trará em beneficio a um setor da sociedade.
4.2.2 Relevância cientifica: é importante que o pesquisador(a) demonstre que a sua pesquisa proposta ajudará no campo científico em quetão.
4.3 Objetivos
Deve-se indicar, quais os objetivos a serem alcançados.
4.3.1 Objetivo Geral
Objetivo Geral está ligado a uma visão global e abrangente do tema, relacionando-se com o conteúdo dos fenômenos, eventos e das idéias estudadas.
4.3.2 Objetivo Especfico
Objetivos específicos apresentam caráter mais concreto, tendo função intermediária e instrumental, permitindo atingir o objetivo geral e aplicar este a situações particulares.
4.4 Enunciar as hipóteses
O ponto básico do tema, individualizado e especificado na formulação do problema, sendo uma dificuldade sentida, compreendida e definida, necessita de uma resposta, provável, suposta e provisória, isto é, uma hipótese. A principal resposta é chamada de hipótese básica, podendo ser complementada por outras, que são chamadas de secundárias.
4.5 Quadro teórico/referencial teórico
É necessário apresentar a fundamentação teórica que orientará o estudo e também a definição dos conceitos empregados. Para tal, é imprescindível correlacionar a pesquisa com o universo teórico, optando-se por um modelo teórico que serve de embasamento à interpretação do significado dos dados e fatos colhido ou levantados.
4.6 Metodologia
Deve-se apresentar qual o tipo de pesquisa que será realizada. É importante explicitar detalhadamente a metodologia que funciona como suporte e diretriz da pesquisa, indicando em itens específicos como: a população e a amostra a serem pesquisadas caracterizando o universo, apresentando quais os critérios utilizados para a escolha desta última, podendo fazer pesquisa bibliográfica, documental, experimental, estudo de caso, ou outros tipos de pesquisa.
A técnica de seleção de amostragem deverá ser escolhida, observando o problema investigado e os objetivos pretendidos pelo(a) pesquisador(a).
Exemplo: se a pesquisa envolve alunos do curso de (...) da UNICEP, matriculados no ano de 2000, a população é o número total desses alunos (150). Se decide-se fazer uma amostragem, digamos de 30%, então a amostra para fins de pesquisa será de 45 alunos. Esses 45 alunos poderão ser escolhidos mediante as técnicas de amostragem estratificada e sistemática.
4.7 Técnicas e instrumentos selecionados para coleta dos dados
As técnicas e instrumentos utilizados em coleta de dados são: questionários, entrevistas, escalas de mensuração, testes, técnicas estatísticas de coleta e agrupamento de dados, elaboração de tabelas, descrição gráfica e codificação (sobretudo quando se almeja analisar os dados pelo computador).
4.8 Procedimentos que serão utilizados para a análise dos dados
Provavelmente será utilizada a estatística descritiva quando os dados forem analisados quantitativamente ou estatística inferencial; e se os dados forem analisados qualitativamente, as respostas seguirão um outro padrão, pautado no quadro teórico; ou se optar por fazer análises quantitativo-qualitativas deverá apresentar as categorias e leis que servirão de base para seu estudo.
7. Cronograma
A pesquisa deve ser dividida em partes, fazendo-se a previsão do tempo necessário para passar de uma fase a outra. No cronograma estão representados os elementos constitutivos do processo de pesquisa, tomando como referências o tempo (inicio, duração e termino) e a natureza das atividades.
6. Orçamento
O orçamento distribui os gastos por vários itens que devem necessariamente ser separados. Inclui:
• Pessoal do coordenador aos pesquisadores de campo, todos os elementos devem ser computados os seus ganhos, quer globais, mensais, semanais ou por hora/atividade, incluindo os programadores de computador.
• Material, subdividido em: elementos consumidos no processo de realização da pesquisa, como papel, canetas, lápis, cartões ou plaquetas de identificação dos pesquisadores de campo, hora/computador, datilografia, xerox, encadernação e etc.; elementos permanentes, cuja posse pode retornar à entidade financiadora, ou serem alugados como calculadoras e etc.
7. Indicação da bibliografia
...