Cristianismo do Novo Testamento
Tese: Cristianismo do Novo Testamento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Lasaro • 12/4/2014 • Tese • 4.558 Palavras (19 Páginas) • 460 Visualizações
MANUAL DO OBREIRO
CELEBRAÇÕES
O BATISMO
CASAMENTO
MINISTÉRIO AOS ENFERMOS
CULTO FÚNEBRE
DEDICAÇÃO DE CRIANÇAS
BODAS DE PRATA
BODAS DE OURO
APRESENTAÇÃO DE OBREIROS
A CEIA DO SENHOR
DEDICAÇÃO DE TEMPLO
AÇÃO DE GRAÇAS POR ANIVERSÁRIO DE QUINZE ANOS
O BATISMO
OS SACRAMENTOS
O cristianismo neotestamentário não é uma religião de ritos, e sim um relacionamento íntimo entre o ser humano e Deus, ou seja, o contato direto que o Criador mantém com sua criatura, através do Espírito Santo. Portanto, não estabelece um sistema rígido de culto, mas lhe proporciona um espaço amplo, que é a igreja, dentro da qual ele possa render culto a Deus.
Há, porém, duas cerimônias que são essenciais, já que foram devidamente ordenadas: o batismo e a Santa Ceia. Em virtude de seu caráter sagrado, essas cerimônias são descritas às vezes como sacramentos, ou seja, coisas sagradas. Também são chamadas ordenanças, porque são cerimônias ordenadas pelo Senhor Jesus Cristo.
A palavra “batizar”, empregada na forma do batismo, significa literalmente “submergir”. Essa interpretação está confirmada por estudiosos do idioma grego e historiadores eclesiásticos. O batismo por imersão está de acordo com o significado simbólico do batismo, ou seja, morte, sepultamento e ressurreição (Rm 6.1-14).
Preparação dos candidatos
Só devem ser batizadas as pessoas que tiverem reconhecido seu pecado, tiverem se arrependido e aceitado Jesus Cristo como seu Salvador pessoal. O ministro ensinará a essas pessoas as doutrinas cristãs, acompanhando o texto bíblico com um manual de doutrinas cristãs. Quando estiver convencido da conversão genuína dos candidatos, ele lhes instruirá sobre a necessidade do batismo em água. Aos que desejarem dar esse importante passo, convém interrogá-los quanto às suas convicções cristãs, para evitar batizar os que não deram ainda provas de verdadeira conversão.
Antes da cerimônia, o ministro se reunirá com os candidatos aprovados a fim de prepará-los física e espiritualmente para o batismo e assegurar desse modo a solenidade da cerimônia. Quanto ao físico, poderá mostrar aos candidatos como cruzar as mãos sobre o peito no momento anterior à imersão na água. Quanto ao espiritual, poderá pedir-lhes que assumam o seguinte compromisso, que ele lhes lerá:
“Mediante o sofrimento expiatório do Senhor Jesus Cristo, temos estabelecido um relacionamento com Deus, que se chama novo pacto, segundo o qual recebemos o perdão dos pecados e a vida eterna.
“Esta cerimônia de batismo nos lembra nossas obrigações para com Deus e para com os demais. Portanto, aproveitaremos a oportunidade para nos consagrar de novo e renovar nossas promessas. Nós nos comprometemos a trabalhar pelo progresso da igreja no conhecimento e na santidade, para promover sua espiritualidade e para nos mantermos firmes em seu culto, disciplina e doutrina.
“Como administradores do que Deus nos confiou, nós nos comprometemos a contribuir com alegria e regularmente para o sustento do ministério, para os gastos da igreja, para o auxílio dos pobres e a expansão do evangelho por todo o mundo.
“Quanto ao nosso lar, nós nos comprometemos a manter o culto doméstico e a oração em casa, a criar os nossos filhos no temor do Senhor e a buscar a salvação dos nossos entes queridos e de nossos conhecidos.
“Em virtude de nosso chamado como crentes, e pelo amor às pessoas não-convertidas por quem Jesus Cristo também morreu, nós nos comprometemos a andar com prudência e discrição diante do mundo, evitando a pecaminosidade e o que é reprovável. Nós nos comprometemos a ser justos em nosso relacionamento com os demais, fiéis em nossos compromissos e exemplares em nossa conduta. Nós nos comprometemos a evitar as murmurações, as fofocas e a ira e a ser fervorosos em nossos esforços por expandir o Reino de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
“Em virtude de termos um só Senhor que nos une como irmãos em uma só fé, nós nos comprometemos a velar uns pelos outros em amor fraternal, a orar uns pelos outros, a nos ajudarmos em tempos de enfermidades e dificuldades, a sermos corteses em nossa maneira de falar, a não ofendermos por nada, e a estarmos sempre dispostos a procurar reconciliação segundo os ensinamentos de nosso Senhor.
O ministro perguntará aos candidatos:
“Vocês assumem este compromisso?”
Os candidatos em uníssono responderão: “Sim, nós o assumimos e pela graça de Deus o cumpriremos”.
Instruções para o ministro
É costume celebrar um breve culto devocional antes da cerimônia do batismo. Se o culto for realizado em lugar público onde estarão reunidas pessoas não-convertidas, é ideal explicar o plano da salvação e o significado maravilhoso do batismo em água. Seja perante crentes, seja diante de não-crentes, é proveitoso estabelecer a base bíblica do batismo, mediante a leitura de uma das passagens que aparecem no final deste capítulo.
Se o batismo é realizado em batistério, o ministro descerá primeiro e ajudará os candidatos a descer, para evitar que escorreguem ou tropecem. Se o batismo é realizado em um rio, o ministro deverá batizar contra a corrente, de modo que a força da corrente o ajude a levantar da água a pessoa batizada. Em qualquer caso, procurará estar de frente para o público, a fim de que todos possam ver o ato do batismo.
O ministro orará pelos candidatos e, à medida que tiver dado a cada um a oportunidade de testificar de sua fé no Senhor Jesus Cristo e de sua firme e fiel determinação de perseverar até o fim, os irá batizando um por um, empregando uma das seguintes fórmulas:
“Irmão(ã) __________________ (nome do candidato), devido ao fato de você já ter crido no nosso Senhor Jesus Cristo e o aceitado
...