Deus
Tese: Deus. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fani • 11/10/2013 • Tese • 597 Palavras (3 Páginas) • 268 Visualizações
Gênesis 26.18-25
Por termos chuvas, rios, represas, muitos mananciais e água em abundância, o conflito registrado neste capítulo, a princípio, pode não fazer muito sentido para nós. No entanto, o contexto geográfico desta história bíblica é de uma região árida, onde água era algo muito precioso. Fechar os poços de alguém era um ato de guerra, pois conflitos por água eram comuns. Há previsões de que no futuro as guerras em nosso planeta não serão mais por petróleo, mas sim por água, sendo que não temos sido bons mordomos da terra que Deus nos deu. Isaque, filho de Abraão, procurou água, cavou poços e foi bem sucedido no seu intento, contudo teve problemas, mas lidou com eles de maneira apropriada e aprovada por Deus. Aprendamos com este relato da Palavra de Deus a “cavar” e assim, obter conquistas.
1. Resgatar o que Deus nos tem dado.
a) “Isaque reabriu os poços cavados no tempo de seu pai, os quais os filisteus fecharam depois que Abraão morreu [...]” (v. 18).
b) Deus tinha abençoado Abraão com bons poços, mas inimigos os fecharam. Então, Isaque cava, reabre os poços e encontra água.
c) Se olharmos para a história da nossa vida e família, podemos identificar coisas que Deus nos deu, mas que por alguma razão foram enterradas.
2. Discutir ou não, eis a questão. A posse ou a paz.
a) “Os servos de Isaque cavaram no vale e descobriram um veio d'água. Mas os pastores de Gerar discutiram com os pastores de Isaque, dizendo: 'A água é nossa!'... Então os seus servos cavaram outro poço, mas eles também discutiram por causa dele... Isaque mudou-se dali e cavou outro poço, e ninguém discutiu por causa dele.” (v. 20 – 22).
b) A posse de água poderia ser motivo de guerra. Isaque tinha direito sobre os poços que abrira e poderia guerrear por eles. No entanto, preferiu a paz, continuou a cavar e a encontrar água, até que seus inimigos viram que Deus era com ele; portanto, não seria bom continuar a combatê-lo.
c) Às vezes, pessoas preferem a guerra a cavar outros poços. Querem sempre ter razão em uma discussão, a qual não vai levar a muita coisa, a não ser massagear o seu orgulho, contudo não percebem todos os estragos que tal guerra causa ao redor delas. Não se trata de desistir das batalhas da vida, mas de refletir se elas são dignas ou não.
3. O espaço que Deus abre.
a) “Deu-lhe o nome de Reobote, dizendo: 'Agora o Senhor nos abriu espaço e prosperaremos na terra'”. (v. 22). Reobote quer dizer: Espaços abertos, onde é possível mover-se livremente. “[...] o Senhor lhe apareceu [...]” (v. 23). “Isaque construiu nesse lugar um altar... cavaram outro poço.” (v. 25).
b) Isaque trabalhou duro, foi perseverante, não desanimou e foi abençoado por Deus com um espaço no qual ele poderia mover-se livremente. A Bíblia diz que a bênção do Senhor traz riqueza, o que não inclui dor (Pv 10. 22).
c) Busquemos o espaço
...