Espirito Santo
Casos: Espirito Santo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: basemensato94 • 3/4/2014 • 1.025 Palavras (5 Páginas) • 434 Visualizações
ORAÇÃO INICIAL
Vinde, Espírito Santo, terníssimo Consolador. Minha alma suspira por Vós, meu coração tem sede de Vós. Só Vós podeis saciar os meus anseios, só Vós podeis fazer-me feliz. Divino Esposo, não rejeiteis a morada de meu pobre coração. Sim,
V. Meu coração é impuro,
R. Mas podeis purificá-lo.
V. Meu coração é tenebroso,
R. Mas podeis iluminá-lo.
V. Meu coração é mau,
R. Mas podeis saciá-lo de amor.
V. Meu coração é triste,
R. Mas podeis consolá-lo.
V. Meu coração é fraco,
R. Mas podeis fortalecê-lo.
V. Meu coração é frio,
R. Mas podeis abrasá-lo.
V. Meu coração é terreno,
R. Mas podeis enchê-lo de desejos celestiais.
V. Meu coração é pecador,
R. Mas podeis orná-lo de todas as virtudes.
V. Meu coração é inconstante,
R. Mas podeis torná-lo perseverante.
Vinde, pois, ó Espírito Santo, Pai dos pobres, vinde, inundai-me de Vosso amor!
EXPLICAÇÃO DO TEMA
Sem o Espirito Santo não é possível ver o Filho de Deus, e sem o Filho ninguém pode aproximar-se do Pai, pois o conhecimento do Pai é o Filho, e o conhecimento do Filho de Deus se faz pelo Espirito Santo.
Crer no Espirito Santo é, pois professar que o Espirito Santo é uma das pessoas da Santíssima Trindade, consubstancial ao Pai e ao Filho, e com o Filho e o Filho é adorado e glorificado.
Espirito Santo este é o nome próprio, porém muitas derivações são encontradas, como Espirito de verdade, Espirito de promessa, Espirito de adoração, Espirito de cristo, Espirito do senhor, Espirito de deus e Espirito de gloria.
Símbolos do espirito santos:
-agua (batismo) nascimento
-unção (sinônimo do Espirito Santo) confirmação
-fogo (energia transformadora)
-nuvem e a luz
-selo
-mão
-dedo
-pomba (quando Cristo voltar a subir da agua de seu batismo, o Espirito Santo, em forma de uma pomba, desce sobre Ele e sobre Ele permanece)
Quando falam que o Espirito Santo falou pelos profetas, significa que todos aqueles que o Espirito Santo inspirou para o anuncio da palavra de Deus.
Cristo anunciou a boa nova:
O Espírito do Senhor está sobre mim, porquanto me ungiu para anunciar boas novas aos pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos, e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e para proclamar o ano aceitável do Senhor
(Lc 4,18-19)
João é mais que um profeta, nele o Espirito Santo conclui a tarefa de falar pelos profetas. Finalmente com Joao Batista o Espirito Santo inaugura, prefigurando-o, o que realizará com e em Cristo: restituirá ao homem a semelhança divina. O batismo de João Batista era para o arrependimento, o batismo da agua e no espirito será um novo nascimento.
Maria foi a primeira obra-prima da missão do Filho e do Espirito em plenitude do tempo. Nela começou a se manifestar as maravilhas de Deus. O Espirito a preparou cheia de graça. Finalmente em Maria o Espirito começa a por em comunhão com Cristo os homens.
Cristo é de fato o Filho ungido pelo Espirito do Pai desde sua encarnação. Jesus não revela plenamente o Espirito Santo enquanto ele mesmo não é glorificado por sua morte e ressurreição. É somente quando chega a hora em que vai glorificada que Jesus promete a vinda do Espirito Santo, e quando chega a hora, a missão de Cristo e do Espirito passa a ser a missão da Igreja.
“como o pai me enviou, também eu vos envio” (Jo 20,21)
Pentecostes é a plena revelação da Santíssima Trindade, a partir desse dia o reina anunciado por Cristo está aberto aso que creem Nele; na humildade da carne e na fé, eles participam da comunhão da Santíssima Trindade.
A missão de Cristo e do Espirito Santo realiza-se na Igreja, Corpo e Templo do Espirito, esta missão conjunta associa a partir de agora os fieis de Cristo à sua Comunhão com o Pai no Espirito Santo: o Espirito prepara os homens, antecipa-se a eles por sua graça, para atraí-los a Cristo.
Eucaristia, o Espirito Santo, cabeça, derrama em seus membros constrói, anima e santifica a igreja. Ela é o sacramento
...