Etica Cultura religiosa
Por: diego.trv • 28/5/2017 • Trabalho acadêmico • 2.310 Palavras (10 Páginas) • 1.037 Visualizações
TRABALHO DE ÉTICA
EIXO: CULTURA RELIGIOSA
Nome: Valor: 1.5
TURMA: DATA:
- Encontre maneira de estabelecer diferença entre Ética e Moral, a partir de situações práticas da vida diária (exemplos do cotidianos).
A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade. Um exemplo é o aborto, a grande maioria das pessoas é contra o aborto, que é um comportamento imoral para maior parte da sociedade, mas se o mesmo for praticado em casos de estupro já é ético e encontra até mesmo respaldo em leis brasileiras.
- Lei o texto “Ética E Mochila Escolar” (que segue abaixo) e escolha duas das questões (são 4 ao todo) que se encontram no final do Artigo de Içami Tiba e depois apresente suas considerações sobre esta afirmações.
“3.Só o amor não é suficiente para uma boa educação.”
Uma afirmação um tanto importante a ser divulgada, pois não é incomum ver pais que dão amor de sobra a seus filhos, porém deixam a desejar em ensinamentos, diálogos ou até mesmo castigos. A criança deve sim ser amada, isso é indiscutível mas deve ser ensinada a respeitar e obedecer e isso é um processo longo em que muitas vezes vai necessitar de uma personalidade mais firme por parte do educador.
“Quem tem respeito à própria mãe também respeita seus semelhantes. É dessa maneira que um filho pequeno adquire a ética que vai torná-lo um cidadão na sociedade.”
Tal frase faz uma ótima referência, de que um bom cidadão ético, teve que ter uma boa educação na infância, pois tudo começa em casa e na maioria das vezes com a mãe, então nesse início a criança já deve ser ensinada a respeitar, se isso não acontecer a probabilidade de se tornar um adulto sem ética é muito alta.
- Divórcio e união civil entre duas pessoas do mesmo sexo são temas controversos para a Ética. Aborde-os (separadamente) tanto a partir da Ética Social como da Ética Religiosa.
Divórcio para a ética religiosa é um tema polêmico, pois religiosamente falando o casamento vem de origem divina e, portanto, não deve ser um laço a ser quebrado, claro que vai depender bastante da religião, mas usando como referência o cristianismo é dessa forma que é visto o divórcio. Já socialmente falando o divórcio é algo normal ou uma opção altamente viável, visto que o casal tem um contrato, logo se não conseguem mais entrar em acordo eles declaram o fim do contrato o divórcio.
O casamento homossexual vem sendo um tema que se mantem na mídia fortemente, pois segundo o cristianismo o homossexualismo é errado, portanto o casamento que é de origem religiosa não deve ser praticado por homossexuais. Já a sociedade aprova o casamento homossexual, pois no seu modo de ver o casamento nada mais é que uma união de pessoas que se ama e querem criar laços mais fortes.
- Conte 02 histórias, registradas na Bíblia, de como Jesus Cristo colocou em prática o amor Ágape (Amor incondicional).
Se identifica o amor ágape, quando Jesus disse : “se te baterem numa face, ofereça a outra também” um gesto muito ético inclusive, e principalmente se identifica o amor ágape quando na cruz a beira da morte Jesus diz “pai perdoa-lhes eles não sabem o que fazem”
- Identifique e comente o mandamento que versa sobre a defesa da vida, e tente explicar o que esse mandamento tem a dizer sobre o aborto e a eutanásia.
5° mandamento: Não matarás; Segundo princípios religioso a vida é um dom divino então só ele tem o direito de tirar ou interromper, mesmo que esteja dentro de um útero ou sofrendo em uma maca hospitalar.
- Explique e exemplifique os dois modos divergentes (Legalista e Pedagógico) de aplicar-se a ética social cristã.
Legalista: a lei de Deus é vista de forma inflexível, devendo ser cumprida em sua plenitude. Caso a pessoa
não a cumpra, o infrator só é redimido do erro mediante punição e penitência. É prática coercitiva e baseada no medo Ex: Roubou tem que cortar a mão. Pedagógica: a lei de Deus é um método educativo que visa orientar a conduta humana dentro de princípios, movidos pelo amor e pelo desejo de proteger o indivíduo dos perigos morais. Pressupõe livre aceitação dos princípios cristãos, sem coerção Ex: Praticou pecado, deve se redimir, se arrepender e pedir perdão que será perdoado.
- Escolha dois temas práticos de Ética que são abordados na apostila (Pena de Morte, Aborto, Drogas, Eutanásia, etc.), posicione-se frente a eles e elabore algumas questões desafiadoras que estes temas podem provocar.
Eutanásia: Um tema que promove várias discursão e que envolve questões culturais e religiosas. Grande parte da sociedade é contra essa prática principalmente por princípios religiosos, porém eu sou totalmente a favor desde que tudo em termos legais seguindo protocolos parecidos com o de não-reanimação praticado nos EUA, pois todos devemos ter o poder de ter decisão sobre a própria vida, visto que nem todos tem os mesmos princípios religiosos, e claro respeitar quem tem tais princípios e não praticar em pacientes desse tipo de família.
Aborto: Outro tema bastante polêmico, o ideal principalmente em dias hodiernos seria quem não tem o desejo de ter filhos no momento, usar das mais diversas formas de prevenção (preservativo, contraceptivos, DIU...) porém não é o que testemunhamos, então o aborto vai acontecer sendo liberado ou não por quem já tem esse desejo, então no meu ver deveria ser liberado, pois sabemos que existem abortamentos feitos das mais cruéis, ilegais e negligentes formas, assim pondo em risco a vida da mulher. É um tema que se tem controvérsias por princípios religiosos, mas seria de livre vontade, então quem acha que é errado não praticaria, e quem tiver o desejo faria em locais seguros e regulamentados sem por em risco sua própria vida.
UMA PAUSA PARA COISAS DO COTIDIANO QUE CONTRIBUEM PARA UMA PERPECTIVA ÉTICA:
Ética e Mochila Escolar - Içami Tiba
É quando o discípulo está pronto, que o mestre aparece. É um velho ditado hindu. Muitas vezes o mestre não é uma pessoa, mas um episódio do cotidiano.
A Psicologia Educacional está presente nos pequenos atos, que podem passar despercebidos.
Venha comigo observar, à porta de uma escola qualquer, a hora da chegada das crianças com as respectivas mães.
Observe: quem carrega a mochila escolar?
...