Etica Na Engenharia
Dissertações: Etica Na Engenharia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: amadeubomman • 14/5/2013 • 718 Palavras (3 Páginas) • 754 Visualizações
Ética na Engenharia
Vejamos aqui em que pautam os engenheiros seu comportamento na profissão. De fato, pelo menos no mundo ocidental, o código de Ética na Engenharia é bastante semelhante de país para país. Isso não é surpresa, uma vez tendo como coração de seu trabalho o uso das Ciências Naturais, imutáveis em qualquer parte do Universo, e desta maneira tendo resultados semelhantes.
Abaixo ilustramos o que diz da ética profissional o Engineer’s Council for Professional Development (ECPD) dos Estados Unidos, ou Conselho de Engenheiros para o Desenvolvimento Profissional.
Princípios Fundamentais do Código de Ética dos Engenheiros.
Engenheiros mantêm e melhoram a integridade, honra e dignidade da profissão:
Usando seu conhecimento e habilidade para o avanço do bem-estar da humanidade;
Sendo honesto e imparcial, e servindo fielmente o público, seus empregadores e clientes;
Esforçando-se para aumentar a competência e prestígio da profissão de engenheiro;
Suportando as sociedades profissionais e técnicas de duas disciplinas.
Cânones Fundamentais do Código de Ética dos Engenheiros
Engenheiros zelarão pela segurança, saúde e bem-estar do público durante a execução de suas tarefas profissionais.
Engenheiros farão serviços apenas nas áreas de sua competência.
Engenheiros farão declarações públicas somente de maneira objetiva e confiável.
Engenheiros agirão em assuntos profissionais para cada cliente como agentes fiéis e confiáveis, e evitarão conflitos de interesse.
Engenheiros construirão sua reputação profissional com o mérito de seus serviços e não competirão de forma injusta com outros.
Engenheiros agirão de tal maneira a manter e desenvolver a honra, integridade e dignidade da profissão.
Engenheiros continuarão seu desenvolvimento profissional durante sua carreira e disponibilizarão oportunidades para o desenvolvimento profissional dos engenheiros sob sua supervisão.
CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO ENGENHEIRO, DO ARQUITETO E DO ENGENHEIRO AGRÔNOMO
(Resolução Nº205, de 30/09/1971 do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, publicado no Diário Oficial" de 23/11/71)
São deveres dos profissionais de Engenharia, da Arquitetura e Agronomia:
1º: Interessar-se pelo bem público e como tal finalidade contribuir com seus conhecimentos, capacidade e experiência para melhor servir à humanidade.
2º: Considerar a profissão como alto título de honra e não praticar nem permitir a prática de atos que comprometam a sua dignidade.
3º: Não cometer ou contribuir para que se cometam injustiças contra colegas.
4º: Não praticar qualquer ato que, direta ou indiretamente, possa prejudicar legítimos interesses de outros profissionais.
5º: Não solicitar nem submeter propostas contendo condições que constituam competição de preços por serviços profissionais.
6º: Atuar dentro da melhor técnica e do mais elevado espírito público, devendo, quando Consultor, limitar seus pareceres às matérias específicas que tenham sido objeto da consulta.
7º: Exercer o trabalho profissional com lealdade, dedicação e honestidade para com seus clientes e empregadores ou chefes,
...