Trabalho De ética Do Profissional De Engenharia
Monografias: Trabalho De ética Do Profissional De Engenharia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wretek • 6/4/2014 • 1.445 Palavras (6 Páginas) • 620 Visualizações
ÉTICA DO PROFISSIONAL DE ENGENHARIA
Do ponto de vista filosófico, Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade ou grupos, é o principal norteador da moralidade e princípios da conduta humana na sociedade, sendo responsável pelo equilíbrio e o bom funcionamento das relações interpessoais.
É Ético respeitar as diferenças culturais de sociedades e grupos com valores e princípios morais adversos.
Dentro de cada sociedade ou grupo, existe seu próprio código de Ética.
Muitas culturas são diferentes e contrariam a suposta normalidade cotidiana que conhecemos, exemplo disso é a cultura do consumo de carne bovina na maioria dos países sul e norte americanos e a cultura de preservação do bovino como animal sagrado na Índia.
Um profissional pautado nos princípios e códigos de ética salvaguarda uma sociedade bem como um grupo de seus interesses e direitos, fortalecendo e harmonizando a confiança no meio em que interage.
Apesar de não estar relacionada com leis, está diretamente ligada ao sentimento de justiça social.
Em grupos de diferentes formações verificamos a presença da Ética e de seus códigos específicos.
O Código de Ética do profissional de engenharia é o principal balizador das ações tecnológicas de sua função.
CODIGO DE ÉTICA DA ASME, 1911 (American Society of Mechanical Engineers - ASME)
Os Engenheiros Mecânicos devem manter e fazer avançar a integridade, honra e dignidade da profissão de engenharia através de:
I. Usando seu conhecimento e habilidade para a melhoria do bem estar humano;
II. Sendo honesto e imparcial, servindo com fidelidade ao interesse público, aos seus empregadores e clientes; e
III. Se esforçando para aumentar a competência e prestígio da profissão de engenharia.
Os Cânones Fundamentais são:
-1. Engenheiros devem ter em primeira preocupação a segurança, saúde e bem estar do público no desempenho de suas obrigações profissionais.
-2. Engenheiros só devem prestar serviço em áreas de sua competência.
-3. Engenheiros devem continuar seu desenvolvimento profissional ao longo de suas carreiras e devem promover oportunidades para o desenvolvimento profissional e ético dos engenheiros sob sua supervisão.
-4. Engenheiros devem atuar em assuntos profissionais para cada empregador ou cliente como peritos de forma justa e confiável, evitando conflitos de interesse ou a aparência de conflitos de interesse. -5. Engenheiros devem construir sua reputação profissional sobre o mérito de seus serviços, e não devem competir de forma injusta com os outros. -6. Engenheiros só devem se associar a pessoas e instituições idôneas.
-7. Engenheiros só devem fazer manifestações públicas de forma objetiva e verdadeira.
-8. Engenheiros devem considerar o impacto ambiental no desempenho de suas obrigações profissionais.
CÓDIGO DE ÉTICA PROFISSIONAL DO ENGENHEIRO, DO ARQUITETO E DO ENGENHEIRO AGRÔNOMO
(Resolução Nº205, de 30/09/1971 do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, publicado no Diário Oficial" de 23/11/71)
São deveres dos profissionais de Engenharia, da Arquitetura e Agronomia:
1º: Interessar-se pelo bem público e como tal finalidade contribuir com seus conhecimentos, capacidade e experiência para melhor servir à humanidade.
2º: Considerar a profissão como alto título de honra e não praticar nem permitir a prática de atos que comprometam a sua dignidade.
3º: Não cometer ou contribuir para que se cometam injustiças contra colegas.
4º: Não praticar qualquer ato que, direta ou indiretamente, possa prejudicar legítimos interesses de outros profissionais.
5º: Não solicitar nem submeter propostas contendo condições que constituam competição de preços por serviços profissionais.
6º: Atuar dentro da melhor técnica e do mais elevado espírito público, devendo, quando Consultor, limitar seus pareceres às matérias específicas que tenham sido objeto da consulta.
7º: Exercer o
...